

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação ao trabalho de Auditoria Independente, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que indica corretamente as situações que podem representar risco à independência do trabalho de Auditoria externa.
I. Existe relacionamento comercial próximo com cliente de auditoria ou sua administração.
II. Familiar próximo de membro da equipe de auditoria é empregado em posição de exercer influência significativa sobre a elaboração dos registros contábeis ou das demonstrações contábeis do cliente a respeito dos/das quais a firma emitirá uma opinião.
III. Membro da equipe de auditoria envolvida em trabalho de auditoria por longo período de tempo tem contato/relacionamento com membros da alta administração do cliente de auditoria, mesmo que essa relação tenha ocorrido quando essas pessoas eram empregadas de outras entidades.
IV. Familiar imediato de sócio de firma de autoria independente recebe herança de cliente de auditoria.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições II e IV estão corretas.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições I, II e III estão corretas.
Somente as proposições I e IV estão corretas.
Considerando o interesse público, no caso de trabalhos de auditoria, requer-se que os membros das equipes de auditoria atuem com independência em relação aos clientes de auditoria. Nesse contexto, ameaças à independência podem ser criadas por ampla gama de relações e de circunstâncias. Sobre as categorias nas quais as ameaças à independência podem ser enquadradas, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
2 – 1 – 5 – 3 – 4
3 – 2 – 5 – 1 – 4
3 – 5 – 1 – 2 – 4
4 – 2 – 1 – 5 – 3
4 – 5 – 1 – 3 – 2
De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.
A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizado para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras.
O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção fraudes, a não ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstrações financeiras.
O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental.
O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração.
O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.
Uma determinada firma de auditoria iniciou os trabalhos em uma entidade, a partir de um contrato que prevê execução de auditoria por cinco anos. Um dos auditores, ao executar o trabalho de auditoria inicial nessa entidade, atestou argumentos apresentados pela empresa auditada de tal forma a indicar comprometimento da objetividade do seu trabalho.
O posicionamento do auditor constitui ameaça à independência em decorrência de:
Com relação às estimativas contábeis praticadas pela empresa objeto da auditoria, podemos afirmar que
são de responsabilidade do auditor da entidade e se baseiam em fatores objetivos e subjetivos requerendo o seu julgamento.
o auditor não tem responsabilidade de certificar-se dos procedimentos e métodos utilizados pela entidade para determinação das estimativas.
o auditor não deve basear-se em posições de períodos anteriores da empresa para não se influenciar por efeitos passados.
o auditor pode basear-se em conhecimentos básicos e incompletos dos controles internos e procedimentos da entidade.
o auditor deve assegurar-se da razoabilidade das estimativas, individualmente consideradas, quando estas forem relevantes.
Representa procedimento a ser executado em avaliação de contingências, exceto:
discussão com o Judiciário acerca dos valores a serem apresentados pela entidade no balanço.
obtenção de cartas dos advogados da entidade quanto à existência de contingências.
discussão com os advogados da entidade acerca das perspectivas de desfecho dos processos.
discussão com os administradores acerca dos valores a serem apresentados no balanço.
discussão com a administração da entidade acerca das políticas e procedimentos adotados.