Sobre estimativas contábeis, de acordo com a NBC TA 540 – Auditoria de Estimativas Contábeis, assinale a afirmativa correta.
A diferença entre o desfecho da estimativa contábil e o valor originalmente reconhecido ou divulgado nas demonstrações contábeis representa uma distorção.
O auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior, de modo a questionar os julgamentos feitos nesse período.
O potencial para tendenciosidade da administração intencional é inerente em decisões subjetivas, que são, muitas vezes, necessárias na elaboração de estimativa contábil.
As estimativas contábeis do valor justo, para as quais é usado modelo especializado desenvolvido para a entidade, envolvem pequena incerteza e podem gerar riscos mais baixos de distorção relevante.
O auditor deve revisar as estimativas contábeis para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração, de modo a concluir sobre a razoabilidade de estimativas contábeis individuais.