A Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, também denominada “Revisão pelos Pares”, constitui-se em processo de acompanhamento do controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos Auditores Independentes.
O objetivo da revisão pelos pares é o de
identificar inconsistências nos relatórios e falhas na realização de controles, com vistas a assegurar a ausência de desvios da execução apropriada pelo Auditor Independente.
avaliar a eficácia operacional dos procedimentos e controles adotados nos trabalhos de auditoria e asseveração na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação.
detectar distorções relevantes nos trabalhos de auditoria no nível da Entidade e nos procedimentos analíticos substantivos adotados pelo Auditor Independente e pela Firma de Auditoria.
avaliar a adequação, que é a medida de qualidade das evidências de auditoria necessária para o auditor formar sua opinião e assegurar a qualidade dos trabalhos de auditoria e asseguração desenvolvidos.
avaliar os procedimentos adotados pelo contador que atua como Auditor Independente e pela Firma de Auditoria, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos de auditoria e asseguração desenvolvidos.