

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em relação à evolução das bibliotecas e da Biblioteconomia no contexto mundial e no Brasil, é correto afirmar que
as bibliografias, que se constituíram na base para o desenvolvimento da Biblioteconomia, surgem após a invenção da imprensa de Gutemberg, com a publicação da Bibliotheca universalis, em 1536, por Johann Tritheim.
os primeiros bibliotecários no Brasil foram os frades beneditinos, que tinham antiga tradição na área e instalaram suas bibliotecas nos mosteiros e conventos fundados na Bahia e no Rio de Janeiro a partir do século XVIII.
no Brasil, as bibliotecas surgiram nas universidades e foram cercadas por salas de aulas, tal como em Alexandria, onde a coleção catalogada por Calímaco ficava no interior do Templo da Deusa Artemis, conhecido como Museion.
o primeiro manual de Biblioteconomia, intitulado Advis pour dresser une bibliothèque, de Gabriel Naudé, surgiu em 1627 e assinala a transição de uma Biblioteconomia empírica para a moderna prática bibliotecária.
as bibliotecas particulares surgiram no Brasil como frutos do Renascentismo e possibilitaram que os intelectuais brasileiros pudessem exprimir a crise de consciência europeia, característica do período.