Imagem de fundo

A gestão da informação ganha visibilidade a partir da...

A gestão da informação ganha visibilidade a partir da década de 1980, principalmente para atender demandas informacionais nos âmbitos técnico e científico. Com o crescimento exponencial das tecnologias da informação e comunicação, estas demandas cresceram em igual teor e diversos modelos foram criados para atender as mais distintas perspectivas, sendo um dos mais reconhecidos o modelo de Choo. Pensando na unidade de informação como uma organização viva e cíclica, qual das alternativas apresenta a ordem correta das etapas deste modelo:


A

Determinação das exigências de informação; obtenção de informação; distribuição e utilização da informação; criação e disponibilização de produtos e serviços de informação.


B

Identificação de necessidades e requisitos de informação; aquisição e recolha de informação; classificação, armazenamento, tratamento e apresentação da informação; desenvolvimento de produtos e serviços de informação; distribuição e disseminação da informação e análise e utilização da informação.


C

Recuperação da informação; leitura da informação; reconhecimento; classificação e catalogação; reinterpretação e preservação da informação.


D

Identificação das necessidades de informação; aquisição de informação; organização e armazenamento de informação; desenvolvimento de produtos e serviços informacionais; distribuição da informação e uso da informação.


E

Estudo do ecossistema de informação para levantamento de demandas; análise de informação; processamento de informação; tratamento da informação; preservação e disseminação da informação; uso da informação; reuso da informação e avaliação de todo o processo de gestão da informação para identificação de melhorias.