Imagem de fundo

No contexto do planejamento de bibliotecas universitárias, o processo de planejar não d...

No contexto do planejamento de bibliotecas universitárias, o processo de planejar não deve ser visto como uma ação isolada, mas como um processo contínuo e dinâmico. Segundo a literatura especializada em administração de bibliotecas, ao elaborar um plano diretor para uma biblioteca de uma Instituição de Ensino Superior (IES), o gestor deve considerar que o planejamento estratégico:


A

deve estar alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, integrando os objetivos da biblioteca às metas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.


B

deve ser focado exclusivamente na organização do acervo físico, visto que a infraestrutura tecnológica é de responsabilidade do setor de TI da instituição.


C

dispensa o diagnóstico da comunidade acadêmica, pois as necessidades dos usuários de nível superior são universais e padronizadas pelas normas da ABNT.


D

é um instrumento rígido que, uma vez aprovado pelo conselho superior, não deve sofrer alterações durante sua vigência para garantir a fidedignidade das metas.


E

prioriza a aquisição de materiais bibliográficos em detrimento do treinamento de pessoal, uma vez que o MEC avalia primariamente o número de volumes por aluno.