Questões de Concurso de Planejamento de bibliotecas - Biblioteconomia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1176913

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Biblioteconomia 2019

Questão 28

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

O conceito de planejamento estratégico considera o fato de que as organizações operam num ambiente externo amplo e geral, todavia muitas vezes se torna fundamental considerar que elas integram um ambiente mais imediato, mais próximo. Em se tratando das Bibliotecas universitárias, o seu ambiente externo imediato é

  • A.

    o bairro onde existe fisicamente para o qual deve orientar de forma prioritária os seus objetivos estratégicos.

  • B.

    a própria universidade, uma vez que o ambiente externo imediato das unidades de uma organização é o seu ambiente institucional.

  • C.

    o Estado que a mantém, que no caso das universidades federal e estadual, no Pará, lhe emprestam o próprio nome.

  • D.

    a INTERNET, sobretudo se for considerado que, na perspectiva do espaço de fluxos, é o ambiente onde se desenvolvem os serviços bibliotecários mais modernos.

Questão de Concurso - 1209499

Concurso

Questão 43

Nível

Analise as características abaixo: ?

  • Institucionalização da produção intelectual produzida.
  • Preservação digital dos documentos.
  • Integração a outros sistemas de informação.
  • Acesso a dados estatísticos (acessos e downloads).
  • Reunião da produção intelectual da instituição em um único lugar.

Assinale a conceito que melhor define as características apresentadas acima.

  • A.

    Bibliotecas digitais.

  • B.

    Bibliotecas virtuais.

  • C.

    Bibliotecas eletrônicas.

  • D.

    Repositórios digitais.

  • E.

    Bases de dados temáticas.

Questão de Concurso - 1185504

Concurso Bibliotecário 2019

Questão 38

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Superior

No contexto do planejamento de bibliotecas, a missão estabelece

  • A.

    a razão da existência da biblioteca na comunidade e atua como elemento norteador de todo o processo de planejamento em longo prazo.

  • B.

    a situação que se deseja alcançar e traça linhas-mestras para o desenvolvimento das atividades da biblioteca.

  • C.

    as obrigações e responsabilidades exercidas por meio das ações executadas pelas unidades operacionais que compõem a biblioteca.

  • D. os princípios de caráter genérico e abrangente, que constituem regras para a ação e balizamentos do comportamento dos integrantes da biblioteca.

Questão de Concurso - 1143018

Concurso

Questão 42

Nível

Sobre planejamento estratégico, analise as afirmativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O planejamento estratégico, cujo objetivo consiste em aperfeiçoar determinadas áreas de resultado, é de responsabilidade de todos os níveis decisórios da instituição.

( ) O planejamento estratégico aplicado ao ambiente das bibliotecas universitárias é considerado uma ferramenta para a resolução de problemas.

( ) O planejamento estratégico deve possibilitar ao gestor avaliar com clareza as implicações futuras de decisões presentes, em função dos objetivos empresariais.

( ) Para que se dê início ao processo de planejamento estratégico da biblioteca universitária é providência fundamental definir a missão e os objetivos dessa unidade.


As afirmativas são, respectivamente:


  • A.

    (F) (V) (F) (V)

  • B.

    (F) (F) (V) (V)

  • C.

    (V) (F) (V) (F)

  • D.

    (V) (V) (F) (V)

  • E.

    (V) (F) (F) (V)

Questão de Concurso - 1060776

Concurso IFGO Bibliotecário/Documentalista 2019

Questão 53

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

Projeto é a unidade elementar do processo de planejamento, constituindo-se em um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios. São muitos os tipos de projetos que podem ser desenvolvidos numa unidade de informação. Assim,
  • A. é possível iniciar um projeto sem planejamento, no entanto, é necessário acompanhar seu desenvolvimento e avaliar seus resultados.
  • B. o projeto, geralmente, tem quatro fases e é na fase de estruturação que são traçados os objetivos gerais e específicos.
  • C. a primeira etapa do projeto consiste na sua redação e o referido projeto deve ser capaz de comunicar, em um só documento, todas as informações referentes à implementação das ações.
  • D. além da construção de indicadores, a etapa planejamento da avaliação prevê a definição de seus respectivos meios de verificação.

Questão de Concurso - 1129290

Concurso

Questão 54

Nível

Alguns aspectos do planejamento do acervo devem ser observados, dentre eles, a noção de obsolescência. Para Lancaster, “a obsolescência, quando aplicada ao material da biblioteca, refere-se à diminuição do uso desse material à medida que vai envelhecendo”. Nesse sentido, o desbaste pode ser uma alternativa.

LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996, p. 111.


Em bibliotecas, o desbaste tem por função


  • A.

    otimizar e promover o aproveitamento do espaço físico.

  • B.

    promover a divulgação dos serviços oferecidos.

  • C.

    aumentar o fluxo de empréstimo do acervo.

  • D.

    descartar material que está em desuso.

Questão de Concurso - 1129291

Concurso

Questão 55

Nível

Termo utilizado para indicar documentos não convencionais e semipublicados que podem ser produzidos no âmbito da indústria, acadêmico ou comercial. Apresentam documentos com pouca probabilidade de serem adquiridos por meio dos canais usuais de venda de publicações.


Esse conceito refere-se a


  • A.

    lista de desiderata.

  • B.

    literatura cinzenta.

  • C.

    separata.

  • D.

    preprint.

Questão de Concurso - 1169108

Concurso TJM MG Técnico Judiciário - Área: Biblioteconomia 2013

Questão 41

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

O processo de controle tem como objetivo acompanhar e verificar a execução das ações ou estratégias previstas no planejamento, avaliando se os resultados estão sendo satisfatórios, estabelecendo meios preventivos para potencializar o alcance destes objetivos. Esses meios são, EXCETO:

  • A.

    Avaliação e orientação do desempenho das pessoas, focando a produtividade.

  • B.

    Criação de padrões de desempenho e de qualidade, estabelecidos a partir de inspeções e supervisão contínuos dos processos de produção de serviços e produtos, dos insumos, de capacitação de pessoal, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivo de pessoal.

  • C.

    Delimitação de autoridade dos cargos, nos distintos níveis organizacionais, pelo estabelecimento de políticas e regulamentos de pessoal, descrição de cargos e sistemas de auditoria.

  • D.

    Proteção dos bens organizacionais, evitando desperdícios, porém, sem a exigência de registros escritos, submissão de auditoria, atribuição de responsabilidade e outros procedimentos que burocratizam o processo.