

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Programa de Comutação Bibliográfica, conhecido pelo nome de COMUT, tem por objetivo permitir o acesso, mediante um procedimento formal, aos acervos de periódicos das bibliotecas brasileiras participantes. Atualmente está funcionando também online.
As bases de dados referenciais contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico no qual o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las em outras fontes secundárias.
A biblioteca eletrônica põe em relevo duas categorias principais de sistemas: os de gerenciamento de bibliotecas e os de recuperação da informação, como os sistemas de gerenciamento de documentos, serviços de busca em linha, CD-ROMs e Internet.
Os programas que permitem a leitura dos sítios são denominados spiders ou aranhas.
Memória principal, unidade de controle e unidade aritmética e lógica são os componentes de qualquer unidade periférica de um computador.
Nas bibliotecas, os fatores que causam subutilização e(ou) absorção e uso ineficazes da informação são as barreiras lingüísticas, a falta de controle bibliográfico, a falta de serviços de referência e a falta de recursos para a aquisição de bancos de dados.
Um dos modos de processamento de dados nos computadores é o processamento em lotes, que oferece a oportunidade de comunicação ou diálogo com o computador, além de recepção imediata ou quase imediata de uma resposta.
Na comutação de redes automatizadas, as mensagens trafegam entre transmissor e receptor com o emprego de técnicas comutadas ou não-comutadas. As técnicas principais são a comutação de circuitos, a comutação de mensagens e a comutação de pacotes.
Com as mudanças sociais provocadas pelos sistemas de informação, o cenário mais radical da biblioteca virtual — em que todas as comunicações são eletrônicas e processos como teletrabalho, teleaprendizagem e teleconferência ou mesmo videoconferência substituem o contato real entre as pessoas — terá implicações importantes na forma como os seres humanos satisfazem a necessidade de se interagirem uns com os outros.
Segundo Rowley, as cinco funções consideradas essenciais nos sistemas de gerenciamento de bibliotecas são: encomenda e aquisição, catalogação, controle de circulação, informações gerenciais e informação comunitária.
A seleção de bases de dados on-line comparada à de bases em CD-ROM pode ser mais vantajosa para a biblioteca quando
o volume de demanda for baixo.
o volume de demanda for alto.
o custo da conexão telefônica for baixo.
a disponibilidade de memória computacional for baixa.
o número de computadores para acesso público for limitado.
A automação dos serviços de uma Biblioteca quer dizer:
Automação dos processos técnicos dessa Biblioteca.
Automação do acervo da Biblioteca.
Criação e exploração de bases de dados contendo o acervo da biblioteca.
Controle do empréstimo e elaboração de catálogos.