Questões de Concurso sobre Catálogo: tipos e funções.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
463 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com base nos estudos de Albuquerque (2018) sobre os percursos históricos da catalogação e dos catálogos, podemos afirmar que:


I. A história da catalogação está relacionada ao desenvolvimento de catálogos e às práticas da descrição bibliográfica, consideradas aqui como técnicas para representar documentos cujos elementos identificam os objetos a serem recuperados.

II. Os catálogos têm como objetivo secundário identificar todas as obras existentes em determinado acervo, independentemente de seu suporte, visando atender às necessidades de recuperação de informações para os bibliotecários.

III. O catálogo é um dos instrumentos mais antigos presente nas bibliotecas, existindo desde a Antiguidade até hoje.

IV. Tem-se conhecimento de que o catálogo, inicialmente, era a lista desordenada dos materiais existentes em uma ou mais coleções de biblioteca, todavia não se sabia se tal lista era usada como índice.

V. Pinakes era uma espécie de catálogo, considerado um dos primeiros instrumentos de representação da informação, contendo nomes dos autores por ordem alfabética e com breve biografia de cada um deles.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.


B

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.


C

Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.


D

Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.


E

Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

Dentre os princípios internacionais que regem o desenvolvimento de códigos de catalogação, as decisões tomadas por catalogadores e as políticas de acesso e intercâmbio de dados, aquele que determina que os dados bibliográficos e de autoridades devem ser uma representação exata da entidade descrita é o princípio da


A

economia.


B

precisão.


C

racionalidade.


D

representação.


E

significação.

A catalogação em bibliotecas é a atividade que descreve as informações de uma publicação ou recurso bibliográfico em um sistema eletrônico ou manual, possibilitando sua localização. Desse pressuposto, a catalogação visa criar, especificamente:


A

uma avaliação dos dados visando a inserção de itens do acervo.


B

registros das publicações que a biblioteca possui, formando um catálogo.


C

uma ordenação dos processos visando oferecer uma classificação eficiente.


D

registros do conteúdo para sua efetiva classificação enquanto item do acervo.

Segundo Mey (1995, p. 9): “____________é um canal de comunicação estruturado, que veicula mensagens contidas nos itens, e sobre os itens, de um ou vários acervos, apresentando-se sob forma codificada e organizada, agrupadas por semelhanças, aos usuários desse(s) acervo(s).”


Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, a lacuna do texto:


A

Catálogo


B

Código


C

Descritor


D

Índice


E

Resumo

A função do catálogo é transmitir as mensagens codificadas pelo processo de catalogação relativo a um ou vários acervos. Porém, pode-se dizer que o catálogo cumpre suas funções com as seguintes características: “integridade, clareza, precisão, lógica e consistência” (Mey, 1995, p. 7). Relacione a coluna das características com a coluna de significados:


1. Integridade

2. Clareza

3. Precisão

4. Lógica

5. Consistência


( ) A mesma solução deve ser sempre usada para informações semelhantes.

( ) As informações devem ser organizadas de modo lógico. Por exemplo, na descrição do item, vai-se do mais importante (título e autor) para o mais detalhado (dados de publicação e paginação, entre outros).

( ) Fidelidade, honestidade na representação, transmitindo informações passíveis de verificação. Por exemplo, se não há certeza da data de publicação, o catalogador acrescenta um ponto de interrogação [?], indicando a dúvida.

( ) O código utilizado deve ser compreensível aos usuários. Por exemplo, se estivermos em uma biblioteca infanto-juvenil, os termos representativos dos assuntos deverão se adequar a seu público.

( ) No código utilizado, cada informação só pode representar um único dado ou conceito, sem dar margem à confusão entre as informações.


Assinale a alternativa que relaciona, CORRETAMENTE, as características com os significados:


A

1 – 2 – 3 – 4 – 5


B

3 – 4 – 2 – 1 – 5


C

3 – 5 – 1 – 4 – 2


D

4 – 2 – 1 – 3 – 5


E

5 – 4 – 1 – 2 – 3

Consoante à sua forma de organização, marque a única alternativa abaixo, que se trata de uma denominação de catálogo.


A

De assuntos.


B

Conjunto.


C

De estética.


D

De tamanho.


E

Individual.

Selecione a alternativa que corresponde ao catálogo que permite ao usuário de biblioteca pública pesquisar por autor, título e assunto, bem como verificar a localização do item, seu status de circulação (disponível ou emprestado), além de realizar renovações e reservas.


A

OPAC.


B

CCN.


C

WorldCat.


D

SIBI.


E

Repositório.

As funções da catalogação permitem ao usuário: localizar um item específico, escolher entre as várias manifestações de um item, escolher entre vários itens semelhantes, expressar, organizar ou alterar sua mensagem interna; permite um item encontrar seu usuário; permite a outra biblioteca localizar um item específico, saber quais os itens existentes em acervos que não o seu próprio (Mey, 1995). São características da catalogação:


A

totalidade, clareza, certeza, sentido e dialética


B

integridade, clareza, coerência, sentido e consistência


C

totalidade, clareza, precisão, sentido e contexto


D

integridade, clareza, precisão, lógica e consistência


E

integridade, clareza, precisão, lógica e contexto

Em uma biblioteca pública localizada em região rural, onde quedas de energia são frequentes, a equipe precisou garantir meios alternativos de acesso ao acervo, mantendo ao menos uma modalidade de catálogo manual acessível ao usuário. Para assegurar que a busca pudesse ser feita por autor, título e assunto, de forma separada e organizada em gavetas distintas, a bibliotecária implantou o ___________________, permitindo agrupamento e consulta independente conforme o ponto de acesso desejado.


Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?


A

catálogo decisório.


B

catálogo dividido.


C

catálogo topográfico.


D

catálogo de identidade.

Segundo a Tabela de Cutter, qual é a notação de autor correta para o livro “Os mistérios de Udolpho” da escritora inglesa Ann Radcliffe?


124 Rad

125 Radc

126 Rade

127 Radem

128 Radet

129 Radi


A

R125m.


B

R124o.


C

R129m.


D

R125o.


E

R124m.

A interoperabilidade entre catálogos permite a junção de dados bibliográficos de diferentes catálogos e sistemas, proporcionando aos usuários uma experiência mais enriquecedora e ágil.


C

Certo


E

Errado

A definição de catálogo apresentada pela IFLA reflete o objetivo de transformá-lo em uma ferramenta universal de descoberta, capaz de transpor limites institucionais e físicos.


C

Certo


E

Errado

Para localizar um livro no acervo da biblioteca da escola, de forma independente, é fundamental que a criança compreenda o sistema de classificação adotado.


Para isso, ela precisa


A

conhecer as regras de alfabetação para pesquisar nos catálogos.


B

encontrar a ficha do livro no catálogo e anotar o número de chamada.


C

inscrever-se como leitor e cumprir as normas de uso da biblioteca.


D

solicitar autorização do bibliotecário para utilizar os serviços sem apoio.


E

pedir orientação de pesquisa ao agente de serviços de biblioteca escolar.

Assinale a opção que indica o catálogo da biblioteca destinado ao público, em que é possível procurar uma obra tanto por seu autor quanto pelo título e os assuntos de que trata.


A

Metódico.


B

Dicionário.


C

Ideográfico.


D

Sistemático.


E

Biobibliográfico.

Para catálogos automatizados, todos os pontos de acesso têm a mesma relevância na localização e identificação de um documento, não sendo aplicada, nesse caso, a ideia de cânone da preponderância.


C

Certo


E

Errado

Para Grogan (1995), é importante que bibliotecários de referência sejam capazes de examinar analiticamente as consultas que lhes são formuladas. Esse agrupamento funcional a que deu preferência descreve outros métodos para categorização das questões. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os métodos mencionados para categorizar as questões feitas aos bibliotecários de referência.


A

Pelo tipo e quantidade de fontes utilizadas.


B

Por grau de dificuldade, nível acadêmico e tempo tomado para a solução.


C

Por grau de dificuldade, tempo tomado para solução, tipo e quantidade de fontes usadas, e assunto.


D

Por grau de dificuldade, nível acadêmico, tempo tomado para solução, tipo e quantidade de fontes usadas, e assunto.

Bibliografias e catálogos nacionais, como o Catálogo Coletivo Nacional, reúnem registros bibliográficos de múltiplas instituições, facilitando a localização de obras e promovendo a cooperação bibliográfica.


C

Certo


E

Errado

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado