

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É tipo de catálogo é menos adequado para uma biblioteca pública que busca oferecer acesso à informação para um público amplo e diversificado, com diferentes níveis de conhecimento e familiaridade com a biblioteca:
Catálogo dicionário: Ordena os registros por palavras-chave, facilitando a busca para usuários iniciantes, mas pode apresentar problemas de homonímia e polissemia.
Catálogo sistemático: Organiza os registros por temas, facilitando a navegação por áreas de conhecimento, mas pode ser menos intuitivo para usuários não familiarizados com a classificação utilizada.
Catálogo topográfico: Organiza os registros por localização física dos materiais na biblioteca, útil para usuários que já sabem qual material desejam consultar, mas não oferece acesso à informação por tema ou autor.
Catálogo alfabético por autor: Ordena os registros por nome do autor, facilitando a busca por autores conhecidos, mas limita a recuperação de materiais por outros critérios.
Analise a definição abaixo:
“É um meio de comunicação que veicula mensagens sobre registros do conhecimento, de um ou de vários acervos, reais ou ciberespaciais, apresentando-as com sintaxe e semântica próprias e reunindo os registros do conhecimento por semelhanças, para usuários desses acervos. […] explicita por meio de mensagens, os atributos da entidades e os relacionamentos entre elas”.
MEY; SILVEIRA, 2009, p.12.
Assinale a alternativa a que se refere corretamente à definição apresentada.
Catálogo
Base de dados
Website
Índice
Tesauro
Conforme a Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação, um catálogo bem elaborado é um instrumento eficaz e fundamental para o bom funcionamento de uma biblioteca. Ao oferecer recursos de busca, navegação, recuperação, informação, acesso, comunicação e interação, o catálogo permite que os usuários encontrem os materiais que desejam, de forma rápida e prática, utilizem os serviços da biblioteca de forma eficaz e contribuam à melhoria contínua dos serviços prestados. Acerca da declaração do catálogo como instrumento eficaz e efetivo para o usuário, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada critério à sua respectiva descrição.
Coluna 1
1. Encontrar.
2. Identificar.
3. Selecionar.
4. Adquirir ou obter.
5. Navegar e explorar.
Coluna 2
( ) Encontrar recursos bibliográficos em uma coleção como resultado de uma pesquisa utilizando atributos ou relações das entidades.
( ) Dentro de um catálogo, através da disposição lógica dos dados bibliográficos e de autoridade e através da apresentação clara das relações entre entidades além do catálogo, em outros catálogos, mesmo fora do contexto da biblioteca.
( ) Acesso ao item descrito (ou seja, fornecer as informações que permitirão ao usuário obter uma cópia por meio da compra, do empréstimo, etc. ou acessar a cópia eletronicamente por meio de uma conexão on-line com uma fonte remota); ou para acessar, adquirir ou obter dados de autoridade ou dados bibliográficos.
( ) Um recurso bibliográfico ou agente (ou seja, confirmar que a entidade descrita corresponde a entidade pesquisada ou distinguir entre duas ou mais entidades com características similares).
( ) Um recurso bibliográfico que se ajuste às necessidades do usuário (ou seja, eleger um recurso que satisfaça os requisitos do usuário em relação ao conteúdo, mídia, suporte e entre outros, ou descartar um recurso por ser inapropriado às necessidades do usuário).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 3 – 2 – 4 – 5.
2 – 4 – 3 – 1 – 5.
1 – 5 – 4 – 2 – 3.
5 – 1 – 4 – 3 – 2.
4 – 2 – 5 – 1 – 3.
A catalogação de materiais informacionais passou por transformações no decorrer dos séculos e, a partir de alguns momentos históricos, fomos conduzidos aos moldes da catalogação nos padrões que conhecemos atualmente.
Diante desta afirmativa, analise as proposições abaixo.
I- O surgimento do Catálogo de Panizzi, elaborado entre 1839 e 1841, desenvolvido com base em 91 regras criadas pelo bibliotecário Anthony Panizzi, foi uma das primeiras iniciativas para a construção de catálogos para bibliotecas.
II- A 2ª edição das Instruções Prussianas, publicadas em Portugal, substituíram o Código da ALA, diante das inúmeras críticas recebidas durante a Conferência de Paris.
III- A Conferência de Paris reuniu representantes de diversos países e organizações internacionais, com diferentes filosofias e códigos de catalogação, buscando estabelecer uma normalização internacional na catalogação.
IV- Com o estabelecimento da sociedade do conhecimento, o uso de catálogos para busca da informação foi extinto e já não faz parte das atividades de uma biblioteca.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.
II e IV.
Segundo o artigo de Nogueira (2016), a bibliografia, como produto resultante da ordenação de documentos, desempenha várias funções no estudo da cadeia produtiva do livro.
Com base nisso, qual das alternativas a seguir está CORRETA?
A bibliografia se limita a organizar os documentos com base na sua relevância acadêmica, sem fornecer informações sobre agentes da cadeia produtiva, como editores ou impressores.
O principal objetivo da bibliografia é catalogar documentos de forma cronológica, ignorando aspectos como a análise de longo período sobre autores e outros agentes da cadeia produtiva.
A bibliografia permite não apenas a disponibilização de dados sobre documentos, mas também oferece um roteiro para acessar os originais, possibilitando análises detalhadas sobre autores, editores, tipógrafos e outros envolvidos na produção do livro.
A função da bibliografia, conforme discutido por Nogueira, é exclusivamente disponibilizar os textos em formato digital, sem considerar o acesso físico aos originais.
A bibliografia é voltada apenas para a catalogação de obras literárias, deixando de fora documentos produzidos por editores ou tipógrafos da cadeia produtiva do livro.
Sobre o histórico dos catálogos e da catalogação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1-Embrião de catálogo
2-Pínakes
3-Remissivas
4-Charles Ami Cutter
5-Melvil Dewey
( ) Estabeleceu regras simplificadas de catalogação; por ironia, a primeira edição de sua obra foi publicada
anonimamente.
( ) Tábulas, elaboradas por Calímacus, cerca de 250 a.C.,com o registro do número de linhas de cada obra e suas palavras iniciais, assim como dados bibliográficos sobre os autores.
( )Elaborou não apenas um código de catalogação, mas uma declaração de princípios. Constitui-se em um código muito completo, incluindo a catalogação de assuntos e de materiais especiais, normas de transliteração e elaboração de catálogos auxiliares.
( ) Vinte mil tabletes da biblioteca do Rei Assurbanipal,que registravam o título, o número do tablete ou volume, as primeiras palavras do tablete seguinte, o nome do possuidor original, o nome do escriba e um selo, indicando tratar-se de propriedade real.
( ) Surgiram no século XV.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
4,1,5,2,3.
5,1,4,2,3.
2,1,4,3,5.
5,2,4,1,3.
3,2,5,1,4.
Os catálogos coletivos impressos, para que tivessem êxito na recuperação da informação, foram organizados por título, autor ou assunto sem o emprego de vocabulário controlado a fim de diminuir distâncias geográficas, sociais e culturais.
Certo
Errado
Dentro das bibliotecas há uma série de funções altamente profissionais, cujo desempenho eficiente requer uma formação apropriada e experiência. Dentre as funções listadas assinale a que NÃO é ligada diretamente à função do bibliotecário:
Classificação
Catalogação
Pesquisa em sistemas de recuperação da informação.
Registrar usuários da biblioteca.
É um tipo de catálogo ilustrado e inclui reproduções de dispositivos, desenhos, esboços, entre outros, como parte da descrição catalográfica de cada documento.
Catálogo de fac-similes.
Catálogo de editores.
Catálogo de encadernação.
Catálogo de exposição.
Catálogo de entrada.
De acordo com os conceitos que circulam a atividade do bibliotecário, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir:
Os ___________ são listas de todos os documentos conservados em unidades de informação. São apresentados em uma ordem específica: por autor, por assunto, por local e por título. Os ___________ indicam a localização dos documentos citados.
índices
resumos
canhotos
glossários
catálogos
No âmbito da organização e gestão bibliotecária, como se delineia e se justifica a função primordial do catálogo de autor:
Organizar os livros por títulos.
Listar os livros por ordem alfabética dos autores.
Classificar os livros por assuntos.
Agrupar os livros por categorias de gênero.
Atribuir pseudônimos aos autores para confundir os leitores.
Considerando as atividades do bibliotecário relacionadas a catalogação do acervo da biblioteca e entendendo que a primeira etapa da atividade é o exame das partes dos livros, analisar os itens abaixo:
I. A página de roso constitui o elemento mais relevante para o catalogador, contendo informações como nome do autor, título e edição do livro.
II. No índice do livro estão, em ordem alfabética, a lista do que a obra contém.
III. O sumário é a lista dos capítulos na ordem em que eles aparecem na obra.
Está(ão) Correto(s):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Todos os itens.
Entre as funções profissionais da biblioteconomia, podem‑se citar: desenvolvimento de coleções; classificação; catalogação; referência; pesquisa em sistemas de recuperação da informação; e administração (por exemplo, planejamento estratégico, estudo do usuário e educação do usuário.).
Certo
Errado
Conforme discutido no artigo de Brisa Pozzi de Sousa e Mariângela Spotti Lopes Fujita (2012), sobre a relação entre catálogos impressos e catálogos on-line e o papel dos bibliotecários, qual das alternativas a seguir está CORRETA?
A representação temática dos documentos nos catálogos é irrelevante para a recuperação da informação, pois os usuários utilizam, principalmente, títulos e autores nas buscas.
A análise de assuntos nos catálogos não precisa seguir parâmetros metodológicos, pois as variações na indexação não afetam o processo de recuperação da informação.
A falta de uma análise de assuntos padronizada pode dificultar a recuperação da informação pelos usuários, tornando essencial que os bibliotecários sigam parâmetros metodológicos na representação temática dos documentos.
Nos catálogos on-line, a recuperação da informação é automática e não exige a preocupação com a representação temática por parte dos bibliotecários.
Os catálogos impressos e on-line apresentam funções distintas, e por isso a representação temática dos documentos só é importante nos catálogos impressos.
Segundo Lancaster (2004) em seu livro "Indexação e Resumos", os catálogos desempenham funções essenciais na organização e recuperação da informação em bibliotecas. Com base nos tipos e funções dos catálogos, qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE a função de um catálogo por assunto em comparação com um catálogo por autor?
O catálogo por assunto organiza os documentos de acordo com a ordem alfabética dos autores, enquanto o catálogo por autor organiza os documentos com base em um sistema temático.
O catálogo por autor é utilizado, exclusivamente, para classificar documentos de ficção, enquanto o catálogo por assunto se aplica a todos os tipos de obras.
O catálogo por assunto agrupa os documentos de acordo com tópicos ou temas específicos, enquanto o catálogo por autor organiza as obras com base no nome do autor.
O catálogo por autor é o único utilizado em bibliotecas acadêmicas, enquanto o catálogo por assunto é empregado, apenas, em bibliotecas públicas.
Não existe diferença significativa entre os catálogos por autor e por assunto; ambos organizam as obras da mesma forma, seguindo critérios cronológicos.
O catálogo auxiliar de registro é indispensável numa biblioteca porque:
indica o número de baixas na biblioteca e suas causas;
reproduz o arranjo e a sequência dos livros nas estantes;
favorece a uniformidade das entradas de nomes pessoais;
possibilita o controle dos números de chamada adotados;
documenta o movimento de compras, doações e permutas.
Conforme Mey (2009), a prática da catalogação compreende três partes para individualizar os recursos bibliográficos de forma que não sejam confundidos entre si.
NÃO corresponde(m) a uma das três partes
a descrição bibliográfica.
o catálogo online.
os pontos de acesso.
os dados de localização.
Ao catalogar uma coleção de obras de arte, o bibliotecário deve considerar a representação temática dos documentos. Qual é o principal propósito dessa representação?
Determinar a localização física da obra na biblioteca.
Registrar o número de páginas e ilustrações presentes na obra no sistema da biblioteca para cataloga-lo.
Caracterizar o conteúdo do documento e facilitar a indexação.
Fornecer uma descrição detalhada das características físicas da obra.
Os catálogos desenvolvidos nas bibliotecas surgiram como os principais meios de controle e registro das publicações presentes nos acervos ou coleções. Após a invenção da imprensa, surgiram as primeiras tentativas de registrar todas as obras publicadas no mundo, resultando no desenvolvimento de bibliografias universais. Seguindo as diretrizes do CBU (Comitê Brasileiro de Bibliotecas), o Controle Bibliográfico propôs a criação de uma agência bibliográfica nacional responsável por controlar e divulgar os dados bibliográficos de cada publicação editada no país. Isso inclui a catalogação na publicação, seguindo regras nacionalmente aceitas, a atribuição de ISBM e ISSM, e a padronização da descrição bibliográfica conforme padrões internacionais. Essas medidas visam a promover a criação de registros bibliográficos que possam ser facilmente compartilhados e interpretados de forma independente do idioma do registro.
Certo
Errado
No exercício de suas atividades, o bibliotecário da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, em situação hipotética, necessita colocar todos os cabeçalhos em uma ordem. Identifique, a seguir, a mais usual a ser aplicada.
Numérica.
Alfabética.
Categórica.
Alfanumérica.