Questões de Concurso sobre Políticas de seleção e de aquisição

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
411 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O processo de aquisição é uma importante peça para o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Considerando esta informação, indique a alternativa em que aparecem descritas as modalidades de aquisição em uma biblioteca.


A

Licitação, permuta e convite.


B

Compra, licitação e convite.


C

Compra, licitação, leilão.


D

Licitação, doação e permuta.


E

Compra, doação e permuta.

Pode concretizar-se, através da compra, da doação ou da permuta de recursos informacionais e/ou acervo de uma biblioteca.


A

Aquisição.


B

Descarte.


C

Empréstimo.


D

Aluguel.


E

Seleção.

O processo de desenvolvimento de coleções de uma Unidade de Informação é formado pelas seguintes etapas: estudo da comunidade, políticas de seleção, seleção, aquisição, avaliação e desbastamento, incluindo o des-carte de materiais. Sobre esse processo, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- O processo de avaliação de coleções envolve planejamento, diagnóstico das coleções, aplicação de padrões e critérios e controle de dados de uso, valor e qualidade.

II- O descarte ocorre quando as obras não atendem mais as necessidades da instituição e/ou da comunidade, sendo um procedimento de rotina em Unidades de Informação.

III- Os critérios de seleção devem traduzir o perfil da comunidade e a missão institucional.

IV- O estudo da comunidade permite caracterizar o público-alvo da Unidade de Informação.

Assinale a resposta correta:


A

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.


B

As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.


C

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


D

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


E

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

A forma como o ser humano lida com a necessidade de consumir, armazenar e disseminar informação, desde os primórdios da história e até hoje, se constitui um desafio. Na história do livro e da biblioteca, esse desafio tem sido cada vez maior. Nesse sentido, é interessante observar, conforme os processos de organização da informação, conforme Weitzel (2002) nos coloca que há, em específico, um importante processo que “funciona como filtro do conhecimento registrado, separando o joio do trigo para consumo adequado. Exige do bibliotecário e de sua equipe de especialistas grande capacidade de análise da informação para selecionar as mais relevantes e pertinentes produzidas em cada área de interesse. (Fagundes, 2014).”

Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que responde CORRETAMENTE ao processo a que se referem os autores.


A

Processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções


B

Processo de Organização e Aquisição


C

Processo de Descarte e Desbaste do Acervo


D

Processo de Seleção e Distribuição


E

Processo de Avaliação de Compras

As duas operações que se encontram no início da cadeia documental e permitem criar e manter o acervo bibliográfico ou o conjunto de documentos necessários para responder às demandas de informação e aos objetivos da unidade de informação são:


A

descrição bibliográfica e aquisição paga


B

arranjo sistemático e seleção negativa


C

seleção e aquisição


D

análise documentária e aquisição compartilhada


E

seleção e descrição bibliográfica

De acordo com MACIEL e MENDONÇA, a aquisição, sendo uma das funções de formação, desenvolvimento e organização de coleções, exige inúmeras tomadas de decisão. Marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Aplicação e distribuição equitativa dos recursos financeiros para aquisição das coleções de maior relevância.

( ) Escolha de fornecedores: livrarias, editoras, agências etc.

( ) Adoção de critérios para o registro das diferentes coleções tendo em vista o seu controle patrimonial

( ) Definição do instrumento mais adequado para o controle da linguagem e terminologia adotada pela biblioteca para descrição dos assuntos.


A

C - C - C - E.


B

E - C - C - E.


C

C - E - E - C.


D

E - C - E - C.

O processo de seleção e de aquisição de materiais em bibliotecas utiliza várias fontes para obtenção de informações sobre as demandas dos diversos segmentos institucionais buscando qualificar as informações para uma aquisição mais eficiente.

Avalie as afirmativas a seguir de acordo com a ação do processo de aquisição.


I. Tratar os dados bibliográficos, utilizando os códigos AACR2 para a catalogação e CDD ou CDU para a classificação.

II. Selecionar fornecedores que participarão do processo licitatório, emitir o pedido de cotação aos fornecedores, analisar o mapa de preços, montar o processo de compra observando os parâmetros de menor preço, menor prazo de entrega e as melhores condições de pagamento.

III. Reunir as indicações bibliográficas para montagem do processo licitatório, verificando e promovendo a complementação dos dados bibliográficos, recorrendo-se a fontes apropriadas, caso seja necessário, assim como verificar a existência de itens duplicados otimizando a aplicação dos recursos.

IV. Utilizar a política de desenvolvimento de coleções, para parametrizar as necessidades da coleção observando o estado atual da coleção, das áreas do conhecimento mais solicitadas, do perfil das necessidades informacionais dos diversos segmentos institucionais e, principalmente, do orçamento para aquisição.


Está correto apenas o que se afirma em


A
I, II e III.

B
I, II e IV.

C
I, III e IV.

D
II, III e IV.

Importância do(s) assunto(s); atualidade do conteúdo, qualidade deste conteúdo, qualidade visual e/ou auditiva dos materiais; autoridade do autor e/ou editor; demanda existente (solicitação do usuário), são critérios para


A

aquisição.


B

descarte.


C

compra.


D

permuta.


E

seleção.

O sistema que consiste na organização e coordenação de materiais nos acervos, envolvendo duas ou mais entidades, como bibliotecas, centros ou serviços de documentação, em âmbito local, regional, nacional ou internacional e que tem por finalidade prover a existência de, pelo menos, um exemplar de cada publicação por área geográfica é


A

a comutação bibliográfica.


B

o empréstimo entre unidades de informação.


C

o contrato de distribuição.


D

o intercâmbio de dados.


E

a aquisição planificada.

O processo de identificação, seleção e obtenção de documentos por compra, doação, permuta ou intercâmbio é denominado


A

aquisição.


B

gestão da informação.


C

gestão do conhecimento.


D

planejamento estratégico.


E

serviço de referência.

Garantir um crescimento racional e equilibrado do acervo na área, de forma qualitativa e quantitativa, reconhecendo os elementos adequados à formação e continuidade da coleção, é uma atividade da:


A

Política de Indexação de Documentos.


B

Política de Desenvolvimento de Coleções.


C

Automação de Bibliotecas.


D

Nenhuma das alternativas.

Há fatores que influenciam no processo de seleção. São eles: autoridade, precisão, imparcialidade, atualidade, cobertura e tratamento. Considerando o exposto, qual é o critério que corresponde a esses fatores?


A

Critério que aborda o conteúdo dos documentos.


B

Critério que aborda a adequação ao usuário.


C

Critério de estudo da comunidade.


D

Critério que aborda aspectos adicionais do documento.


E

Critério de assunto, documento e preço.

Uma política de desenvolvimento de coleções que estabelece como critério de seleção de materiais de informação a autoridade exige que se verifique, dentre outros aspectos, a:


A

Reputação do editor do material.


B

Relevância do material para o usuário.


C

Precisão da informação veiculada pelo material.


D

Acessibilidade do material por meio de intercâmbio.

Segundo Vergueiro (2010), ao se elaborar os critérios de seleção de materiais, devem-se levar em consideração alguns aspectos abrangentes que depois são refinados e adequados a cada tipo de biblioteca.

Assinale a alternativa que apresenta esses aspectos:


A

Assunto da obra, tipo do documento, a periodicidade, características do formato e o preço.


B

O assunto da obra, características do formato, aspectos especiais e contribuições potenciais.


C

Características do usuário, assunto da obra, tipo do documento e precisão.


D

Características do usuário, assunto da obra, tipo do documento e características de formato.


E

Características do usuário, assunto da obra, tipo do documento e preço.

A ordenação de livros nas estantes é um dos principais serviços executados, diariamente, pelo Auxiliar de Biblioteca.

São rotinas previstas na ordenação de livros nas estantes, exceto:


A

Separar os livros segundo os números de classificação, na sequência da tabela de classificação.


B

Considerar a ordem numérica da tabela de Cutter, dentro da ordem alfabética de sobrenome de autor.


C

Elaborar, periodicamente, a lista das publicações disponíveis para permuta ou doação.


D

Observar a diferenciação de cada número de chamada, que pode apresentar o número de um volume, exemplar, edição, ano, etc.

Dentro do desenvolvimento de coleções, especificamento relativo à aquisição de materiais que irão compor o acervo de uma biblioteca, existem três modalidades de aquisição de materiais.

Assinale a alternativa que apresenta essas três modalidades de aquisição.


A
Seleção, compra e doação

B
Empréstimo, permuta, compra

C
Compra, doação e recolhimento

D
Compra, intercâmbio e permuta

E
Compra, doação e permuta
Ano: 2019
Prova: Aprender - Prefeitura - Agente de Biblioteca - 2019

São etapas do processo de aquisições de uma biblioteca:


I. Pesquisa;

II. Verificação bibliográfica;

III. Encomenda;

IV. Entrada do documento.


A ordem cronológica das etapas acima é:


A

II – III – I – IV.


B

I – II – III – IV.


C

III – I – IV – II.


D

IV – I – II – III.

“É importante esclarecer que formar e desenvolver coleções vai mais além que selecionar e adquirir obras. A literatura da atualidade define desenvolvimento de coleções como um processo cíclico e ininterrupto formado pelas seguintes etapas ou fases”:

(Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. In: TransInformação. 2012. (Scielo).)


A

Estudo da comunidade, políticas de aquisição, aquisição, desbastamento e avaliação.


B

Estudo da comunidade, políticas de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação.


C

Estudo da comunidade, políticas de seleção, aquisição analítica e avaliação sistêmica.


D

Política de seleção, estudo da comunidade, aquisição, política de desenvolvimento da coleção.


E

Política de seleção, estudo da comunidade, aquisição, política de desenvolvimento da coleção e avaliação de uso.

Segundo Vergueiro (1995), um documento de política de seleção deve ser bem estruturado, visando à funcionalidade da biblioteca [...]. Assim, pode-se dizer que um documento formal de política de seleção justifica-se por três caracteres. Considerando o exposto, assinale a alternativa que identifica esses caracteres, segundo o autor:


A

Político, de Gestão e Comunitário


B

Comunitário, de Gestão e Administrativo


C

Político, Administrativo e Gerencial


D

Administrativo, de Relações Públicas e Político


E

de Relações Públicas, Comunitário e Político

É uma política desenvolvida por e para bibliotecas e museus, e visa o crescimento do acervo na área de conhecimento em que a mesmas estejam inseridas, de maneira equilibrada e racional, estabelecendo prioridades para a aquisição do material e determinando critérios para a sua seleção, assim como diretrizes de descarte. Estamos falando de:


A
Formação e desenvolvimento de acervos.

B
Formação e desenvolvimento de Museus.

C
Formação e desenvolvimento de catálogos.

D
Formação e desenvolvimento de coleções.
   
Gerar simulado