Imagem de fundo

Em 2011, cientistas comprovaram que as bactérias da espécie...

Em 2011, cientistas comprovaram que as bactérias da espécie Lactobacillus rhamnosus, encontradas em iogurtes eram capazes de alterar o comportamento de ratos em laboratório. Desta forma, realizaram um experimento por meio da alimentação desses roedores, que comprovou o aumento da disposição dos animais em atravessar labirintos e nadar. Exames de sangue também permitiram notar que os animais alimentados com o iogurte rico em bactérias apresentavam 50% menos corticosterona, uma substância ligada ao stress.


(https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/ - Adaptado)


Com relação aos resultados da pesquisa apresentados, é possível supor que


A

o iogurte rico em proteínas, lipídios e carboidratos estimulou o sistema nervoso parassimpático dos ratos de laboratório.


B

o sistema digestivo sofre influência das bactérias que atuam sobre o sistema nervoso somático presente no intestino.


C

as bactérias presentes no iogurte influenciaram os neurônios do sistema digestivo, o que modificou o comportamento dos roedores.


D

a associação entre iogurte e bactérias afeta o comportamento dos roedores pois inibe a atuação de neurotransmissores sensoriais do trato gastrointestinal.


E

as bactérias presentes no iogurte inibem as mensagens transmitidas pelo nervo vago ao sistema nervoso central e assim afeta o comportamento dos roedores.