Em humanos, a tireoide regula a bioenergética, a pressão sanguínea, a frequência cardíaca, o tônus muscular, as funções digestórias e reprodutivas. O controle dessa glândula, que envolve a participação do sistema nervoso, está representado no esquema a seguir.
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
No esquema, o número
2 representa o hormônio TRH, cuja liberação pelo hipotálamo é inibida quando os níveis de hormônios T3 e T4, indicados pelo número 1, estão dentro do normal.
1 representa os hormônios T3 e T4: quando esses hormônios estão abaixo do normal, isso é um estímulo para o hipotálamo liberar o hormônio TSH, indicado pelo número 2.
1 representa os hormônios T3 e T4: quando esses hormônios estão acima do normal, isso é um estímulo para o hipotálamo liberar o hormônio TRH, indicado pelo número 2.
2 representa o hormônio TSH, liberado pelo hipotálamo quando os níveis dos hormônios T3 e T4, indicados pelo número 1, estão acima do normal.
3 representa o hormônio TSH, liberado pela adeno-hipófise quando os níveis do hormônio TRH, indicado pelo número 1, está abaixo do normal.