Imagem de fundo

Na glicólise, uma molécula de glicose gera duas moléculas de piruvato. O piruvato pode ...

1
Q3505592
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Na glicólise, uma molécula de glicose gera duas moléculas de piruvato. O piruvato pode ter diferentes destinos, na presença ou ausência de oxigênio, dependendo do organismo. Em relação aos destinos do piruvato, assinale a alternativa correta.

A

Em organismos aeróbios (que possuem mitocôndria), como o músculo estriado esquelético humano, na ausência de oxigênio, o piruvato será convertido em lactato, por ação da enzima lactato desidrogenase, com a oxidação de uma molécula de NADH na reação.

B

Em organismos aeróbios (que possuem mitocôndria), como o músculo estriado esquelético humano, na presença de oxigênio, o piruvato sofre fermentação alcoólica por ação da enzima álcool desidrogenase, com a oxidação de uma molécula de NADH na reação.

C

Em organismos aeróbios (que possuem mitocôndria), como o músculo estriado esquelético humano, na ausência de oxigênio, o piruvato será convertido em Acetil-CoA pelo complexo enzimático piruvato desidrogenase, e o Acetil-CoA será utilizado como substrato no ciclo de Krebs.

D

Em organismos aeróbios (que possuem mitocôndria), como o músculo estriado esquelético humano, na ausência de oxigênio, o piruvato sofre fermentação alcoólica por ação da enzima álcool desidrogenase, com a oxidação de uma molécula de NADH na reação.

E

Em organismos anaeróbios facultativos, como a levedura, na presença de oxigênio, o piruvato sofre fermentação lática por ação da enzima álcool desidrogenase, com a oxidação de uma molécula de NADH na reação.