Como norteador do tratamento da malária, cujo agente...
Imagem de fundo

Como norteador do tratamento da malária, cujo agente...

Como norteador do tratamento da malária, cujo agente etiológico é o Plasmodium falciparum, a Organização Mundial de Saúde preconiza tanto o diagnóstico clínico quanto o diagnóstico laboratorial. Em relação ao diagnóstico laboratorial da malária, o qual é baseado na morfologia dos estágios dos parasitos encontrados em lâminas do sangue periférico devidamente coradas, assinale a alternativa incorreta:


A

Recomenda-se, na determinação da densidade parasitária, que o exame padrão da gota espessa seja de 100 campos microscópicos, examinados com aumento de 600-700 vezes.


B

Trofozoítos jovens, em anel, é o estágio mais jovem do trofozoíto, consistindo de um vacúolo circundado de citoplasma sem massa de cromatina.


C

Trofozoítos em crescimento é a forma mais velha, com citoplasma característico e uma massa de cromatina.


D

Trofozoítos maduros é o maior estágio dos trofozoítos, que geralmente ocupam toda a hemácia.


E

Fragmentos de leucócitos e plaquetas podem ser confundidos com parasitos no método da gota espessa.