Membros do reino vegetal conquistaram a terra e evoluíram. O esquema abaixo representa relações filogenéticas entre as algas carofíceas e quatro grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado (I, II, III e IV) indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos que estão representados nos ramos adiante desse círculo, durante o tempo evolutivo indicado.
Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
A aquisição representada pelo círculo II pode ser o surgimento de reprodução com alternância de gerações com predominância da fase gametofítica diploide, pois só ocorre fase esporofítica haploide.
A aquisição representada pelo círculo II poderia ser surgimento de vasos condutores, como por exemplo o xilema, capazes de conduzir água e sais minerais das raízes até as folhas, sendo essas estruturas presentes somente a partir das pteridófitas.
As Briófitas apresentam poucas espécies aquáticas e nenhuma marinha e, juntamente com as pteridófitas, dependem da água para a reprodução.
Nas angiospermas, a reprodução sexuada com predominância da fase diploide como também ocorre nas gimnospermas, o círculo IV pode representar o aparecimento de frutos que abrigam e protegem uma ou mais sementes.
O círculo III pode ser a capacidade de produzir sementes que conferem ao embrião maior proteção e capacidade de sobrevivência além de reserva nutritiva a ser utilizada durante a germinação.