Questões de Concurso sobre Gimnospermas e Angiospermas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
487 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere o cladograma apresentado, no qual as letras A, B, C, D e E representam linhagens vegetais ao longo da evolução, associadas à aquisição progressiva de características como embrião multicelular, vasos condutores, sementes e flores/frutos.


Imagem associada para resolução da questão


Com base na análise do cladograma e nos princípios da sistemática filogenética, analise as afirmativas a seguir:


I.Os grupos representados por C, D e E formam um clado monofilético caracterizado pela presença de tecidos vasculares.

II.O grupo representado por B pode ser considerado parafilético em relação aos demais, uma vez que não inclui todas as linhagens descendentes que compartilham características derivadas posteriores.

III.A aquisição de sementes, representada entre C e D, indica independência da água para a fecundação, sendo uma inovação compartilhada por D e E.

IV.O grupo E apresenta maior proximidade filogenética com D do que com C, devido ao compartilhamento de um ancestral comum mais recente associado à presença de sementes.


É correto o que se afirma em:


A

I, II e IV, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

II, apenas.


D

III, apenas.


E

I, III e IV, apenas.

Durante uma aula prática de botânica, o professor orientou os estudantes a utilizarem uma chave de identificação baseada nas estruturas morfológicas florais. Ao observar uma flor com sépalas e pétalas bem diferenciadas, um estudante concluiu que se tratava de uma flor unissexuada. Ao analisar a aplicação da chave, o professor identificou inconsistência na interpretação dos critérios morfológicos e corrigiu a classificação, esclarecendo que, pela presença de dois verticilos estéreis diferenciados, a flor deve ser classificada como


A

bissexuada.


B

aclamídea.


C

monoclamídea.


D

diclamídea.


E

actinomorfa.

Um determinado composto é considerado, provavelmente, o mais importante dissuasor alimentar de herbívoros nas angiospermas. Está presente em concentrações relativamente elevadas nas folhas de muitas plantas lenhosas. Seu sabor amargo repele os insetos, répteis, pássaros e animais superiores. Os frutos não maduros geralmente têm alta concentração dessa substância em suas camadas celulares externas. Encontra-se isolado dentro de vacúolos da célula vegetal para evitar a lesão de outros componentes celulares. Esse conceito refere-se a qual composto fenólico?


A

Flavonoides.


B

Taninos.


C

Ligninas.


D

Terpenoides.


E

Ácido salicílico.

Considera-se que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes, denominadas carófitas, e que, somente nos últimos 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a colonização da superfície terrestre. Esse fato deve-se ao surgimento de determinadas novidades evolutivas que permitiram às plantas viverem permanentemente acima do nível de água.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas novidades evolutivas compartilhadas pelas plantas terrestres.


A

Produção de gametas no interior de gametângios multicelulares, por meio da meiose que ocorre em células diploides presentes em seu interior.


B

Presença de esporângios multicelulares que produzem esporos com paredes revestidas por esporopolenina.


C

Desenvolvimento do zigoto em um embrião multicelular e independente da planta-mãe (gametófito feminino).


D

Formação de tubo polínico que conduz os núcleos espermáticos até o esporófito feminino.


E

Desenvolvimento do gametófito feminino dentro do óvulo, que está encerrado no ovário.

As gimnospermas e as angiospermas estão presentes nos mais diversos tipos de ambientes, como os cactos nas regiões áridas, as enormes árvores nas florestas tropicais e até plantas que florescem em regiões geladas, como o Ártico. Ao longo da evolução desses grupos, observou-se uma tendência marcante de redução das fases de vida, fazendo com que o gametófito se tornasse extremamente reduzido e totalmente dependente do esporófito para sua nutrição e sobrevivência.

Nas angiospermas, o gametófito masculino corresponde


A

ao androceu, formado por estames, que correspondem aos microsporófilos ou gametófito masculino.


B

ao grão de pólen, responsável por produzir o tubo polínico e os gametas masculinos não-flagelados.


C

ao androceu, órgão especializado que se desenvolve independente na flor para produzir anterozoides flagelados.


D

ao grão de pólen, que contém células diploides, cuja função é a dispersão anemófila exclusiva das angiospermas.


E

à própria flor, que contém os órgãos reprodutores e produz os esporos que originarão os gametas.

No que se refere às angiospermas, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):


(__)Assim como ocorre nas pteridófitas e nas gimnospermas, a fase duradoura do ciclo de vida das angiospermas é a gametofítica.

(__)Nas angiospermas, as estruturas responsáveis pela reprodução encontram-se organizadas na flor.

(__)Durante a fecundação, o tubo polínico forma-se a partir do grão de pólen e conduz o gameta masculino até a oosfera, localizada no interior do óvulo, dando origem ao embrião.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A

V, V, F.


B

V, V, V.


C

V, F, V.


D

V, F, F.


E

F, V, V.

Em angiospermas e gimnospermas, o xilema constitui um tecido vascular especializado, cuja principal função é


A

assegurar o fluxo unidirecional de água e íons minerais absorvidos do solo, mediado por gradientes de pressão hídrica.


B

promover atividade mitótica contínua, o que possibilita o crescimento primário dos órgãos vegetativos.


C

propagar sinais elétricos rápidos responsáveis pela coordenação de respostas fisiológicas.


D

efetuar o transporte bidirecional de assimilados carbonados produzidos nos tecidos fotossintetizantes.


E

armazenar compostos orgânicos para mobilização durante períodos de estresse fisiológico.

Nas gimnospermas, como os pinheiros (Pinus), os gametófitos são reduzidos e se desenvolvem protegidos pelo esporófito. Sobre a constituição do gametófito masculino (I) e do gametófito feminino (II) maduros nesses organismos, assinale a alternativa correta.


A

I: grão de pólen contendo células vegetativa e generativa; II: megagametófito incluindo tecidos do óvulo, como nucela e tegumento.


B

I: grão de pólen germinado, com tubo polínico e núcleos espermáticos; II: megagametófito haploide contendo arquegônios.


C

I: estrutura produtora de pólen localizada no esporófito; II: estrutura reprodutiva com múltiplos núcleos, sem formação de arquegônios.


D

I: célula-mãe do micrósporo em divisão; II: célula feminina isolada responsável pela fecundação.


E

I: estrutura produtora de gametas flagelados; II: gametângio feminino exposto, sem proteção do esporófito.

Analise a Figura 1 abaixo e, sobre as flores e os frutos das angiospermas, assinale a alternativa INCORRETA.


Imagem associada para resolução da questão


A

As pétalas e as sépalas são alguns dos verticilos reprodutivos da flor.


B

O fruto é resultado do desenvolvimento do ovário após a fecundação.


C

Frutos partenocárpicos produzem frutos sem sementes.


D

De acordo com a consistência da parede, os frutos podem ser classificados como secos ou carnosos.

Uma das árvores mais icônicas do inverno gaúcho é a Araucaria angustifolia, o pinheiro-brasileiro, pois os seus pinhões são um dos alimentos mais apreciados e nutritivos da estação. Na mesma época, o aroma das bergamotas perfuma as mãos que movimentam as bombas do bom chimarrão. Sobre o pinhão e a bergamota, assinale a alternativa correta.


A

O pinhão é um pseudofruto e a bergamota, um fruto.


B

O pinhão e a bergamota são frutos.


C

O pinhão é uma semente e a bergamota, um fruto.


D

O pinhão e a bergamota são pseudofrutos.

Na embriogênese de pinus, é comum que várias oosferas sejam fecundadas e iniciem o desenvolvimento embrionário, podendo formar inicialmente vários embriões em uma mesma semente. Esse fenômeno é denominado


A

dupla fecundação.


B

estratificação.


C

endospermia.


D

apomixia.


E

poliembrionia.

Os programas de restauração ecológica do estado do Espírito Santo têm incentivado o plantio de Euterpe edulis (palmito juçara), espécie nativa da Mata Atlântica e de grande importância para a fauna frugívora.

Em uma área de recuperação próxima ao litoral norte capixaba, observou-se baixa taxa de germinação das sementes, associada à remoção incompleta da polpa dos frutos, o que favoreceu o desenvolvimento de fungos e reduziu o sucesso do viveiro.

Durante a análise técnica, verificou-se que a identificação do tipo de fruto e de suas estruturas poderia orientar melhor os protocolos de beneficiamento e semeadura.


Sobre a classificação do tipo de fruto e de suas estruturas, assinale a afirmativa correta.


A

Esquizocarpo, que se divide em mericarpos unisseminados.


B

Baga plurisseminada, com sementes livres no interior do pericarpo.


C

Cápsula deiscente, que se abre espontaneamente para liberar múltiplas sementes.


D

Fruto com pericarpo seco e indeiscente, no qual a semente não está aderida.


E

Drupa, com mesocarpo carnoso e endocarpo endurecido envolvendo uma única semente.

Em uma atividade de campo, estudantes observaram árvores de grande porte produzindo estruturas reprodutivas conhecidas como pinhas. O professor explicou corretamente que essas plantas:


A

Dependem exclusivamente da água para a fecundação.


B

Apresentam frutos verdadeiros envolvendo as sementes.


C

Realizam reprodução exclusivamente assexuada.


D

São avasculares e de pequeno porte.


E

Pertencem ao grupo das gimnospermas e produzem sementes nuas.

A flor das angiospermas é composta por diferentes estruturas morfológicas com funções específicas relacionadas à reprodução e ao desenvolvimento do fruto. O pistilo corresponde a uma unidade estrutural da flor, sendo responsável pela recepção do grão de pólen e por abrigar os óvulos, onde ocorre a fecundação que dará origem à semente. Considerando a figura apresentada a seguir, assinale a alternativa que indica corretamente os números correspondentes às estruturas que compõem o pistilo:


Imagem associada para resolução da questão


A

3 e 4.


B

3, 4 e 6.


C

1 e 2.


D

1, 3 e 5.


E

2, 5 e 6.

A evolução da semente representou uma modificação profunda da heterosporia nas plantas vasculares. Nesse contexto e considerando os eventos envolvidos na origem do óvulo e da semente das espermatófitas, assinale a alternativa correta.


A

A semente corresponde a um megagametófito maduro envolvido por tegumentos, independentemente da formação de embrião.


B

O óvulo imaturo é constituído por um megasporângio envolvido por tegumentos, e a semente corresponde a esse óvulo após a formação do embrião.


C

A heterosporia nas plantas com sementes se caracteriza pela liberação de múltiplos megásporos funcionais no ambiente.


D

A evolução do óvulo envolveu o aumento do número de células-mãe de megásporos por megasporângio.


E

O megagametófito das plantas com sementes desenvolve-se externamente ao megasporângio, mantendo vida livre após a formação do embrião.

Considere as características das gimnospermas no que tange ao processo de fertilização e à formação do tecido de reserva da semente e assinale a alternativa INCORRETA.


A

Nas gimnospermas, ocorre a participação de um só gameta masculino no processo de fertilização.


B

Na semente madura das gimnospermas, o próprio gametófito feminino servirá como reserva nutritiva ao embrião.


C

Nas gimnospermas, ocorre dupla fertilização, com formação de núcleo triploide que dará origem ao endosperma.


D

O tecido que nutre o embrião nas gimnospermas corresponde ao gametófito feminino desenvolvido no interior do óvulo.


E

O embrião das gimnospermas é formado a partir da fusão entre um gameta masculino e a oosfera.

Na sistemática das angiospermas, as ordens basais reúnem famílias posicionadas na base da árvore genealógica do grupo, com características morfológicas e químicas específicas. Com base nessas informações e tendo em vista a sistemática filogenética atual (APG IV), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. As ordens basais constituem um grupo monofilético com cerca de 8.600 espécies.

II. As plantas desse conjunto são, na maioria, lenhosas e frequentemente apresentam óleos etéreos em idioblastos esféricos.

III. Os grãos de pólen são predominantemente monossulcados, e os carpelos são livres.

IV. As flores podem apresentar disposição helicoidal dos órgãos ou organização em verticilos trímeros.


A

Apenas II, III e IV.


B

Apenas I e II.


C

Apenas I, III e IV.


D

Apenas II e III.


E

Apenas III e IV.

As plantas apresentam ciclo de vida com alternância entre duas gerações multicelulares distintas, caracterizando a chamada alternância de gerações. Considerando características e aspectos relacionados a esse tema, assinale a alternativa correta.


A

As gerações multicelulares têm células diploides que dão origem a uma cópia de cada cromossomo.


B

Cada uma das gerações multicelulares se apresenta fisicamente independente da outra, a despeito do grupo evolutivo ao qual pertence.


C

O esporo sofre mitose, com diminuição do número de cromossomos nas células-filhas, formando, assim, o gametófito.


D

O gametófito masculino penetra no gametófito feminino e libera a célula espermática para fecundar a oosfera.


E

As flores femininas são fecundadas pelas células espermáticas transportadas por polinizadores, como abelhas.

Em uma prática de botânica, baseada nos conceitos de evolução das embriófitas apresentados por Evert e Eichhorn (2014), os estudantes receberam a tarefa de representar, em um esquema estruturado, a fase dominante do ciclo de vida e a relação de dependência nutricional e anatômica entre gametófito e esporófito nos tradicionais grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. De acordo com o conhecimento botânico estritamente atual, é correto afirmar que:


A

Nas briófitas e pteridófitas, o gametófito constitui a fase dominante; nas gimnospermas e angiospermas, o esporófito torna-se dominante e o gametófito permanece de vida livre.


B

Em todos os grupos vegetais, o esporófito é dominante, sendo o gametófito reduzido e permanentemente dependente do esporófito.


C

Nas briófitas, o esporófito é dominante; nas pteridófitas, ocorre codominância temporal entre gametófito e esporófito; nas gimnospermas e angiospermas, o gametófito volta a ser dominante.


D

Em todos os grupos vegetais, o gametófito produz gametas por meiose, enquanto o esporófito produz esporos haploides por mitose.


E

Nas briófitas, o gametófito é dominante e o esporófito é dependente; nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, o esporófito é dominante, ocorrendo redução progressiva do gametófito ao longo da evolução.

As plantas vasculares desenvolveram tecidos altamente especializados para o transporte de substâncias ao longo de seu corpo, garantindo sua sobrevivência em ambientes terrestres. O tecido vegetal constituído por células vivas, cuja função principal é fornecer suporte mecânico e flexibilidade aos órgãos vegetais em crescimento, é o:


A

xilema


B

floema


C

colênquima


D

esclerênquima

   
Gerar simulado