

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa CORRETA.
Durante o processo de preparação de um esqueleto humano, após a etapa da maceração, qual produto químico pode ser utilizado com o objetivo de promover o clareamento desses ossos?
Álcool a 90%
Glicerina
Água oxigenada
Formaldeído
Xilol
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna abaixo.
Durante o procedimento de retirada do coração humano da cavidade torácica, os vasos pulmonares devem ser seccionados nas proximidades do hilo pulmonar. Ao cortar esses vasos, deve-se tomar cuidado para não seccionar o nervo _____ que se encontra anteriormente aos elementos anatômicos que passam pelo hilo pulmonar.
vago
laríngeo recorrente
torácico longo
intercostal
frênico
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE estruturas que, em sequência, precisam ser rebatidas ou removidas na dissecação, de modo a visualizar o trajeto da artéria maxilar em humanos.
Pele; glândulas parótida, sublingual e submandibular; músculos bucinador, masseter e temporal; arco zigomático; ramo e processo coronoide da mandíbula; músculo pterigoideo medial.
Pele e tecidos subcutâneos; ducto parotídico; músculos masseter e temporal; osso zigomático; processo coronoide da mandíbula; músculos pterigoideo medial e lateral.
Pele; glândula submandibular; fáscia do músculo temporal; músculo bucinador; côndilo da mandíbula; músculo pterigoideo lateral; processo pterigoide do osso esfenoide.
Pele e tecidos subcutâneos; fáscia do músculo temporal; músculos bucinador, zigomático maior, zigomático menor, masseter e temporal; arco zigomático; ramo e processo coronoide da mandíbula; músculo pterigoideo medial e músculo pterigoideo lateral.
Pele e tecidos subcutâneos; glândula parótida; músculos, vasos e nervos faciais superficiais da região lateral da face; fáscia do músculo temporal; músculo masseter; arco zigomático; músculo temporal; ramo e processo coronoide da mandíbula.
Em maio de 2016, estudos de um grupo de pesquisa do Recife/PE associaram um novo distúrbio do sistema nervoso à infecção por zika vírus em adultos: a encefalomielite disseminada aguda, ou ADEM, na sigla em inglês. Trata-se de uma síndrome autoimune que ocorre após uma infecção, danificando a bainha de mielina e provocando o edema do cérebro e medula. Os demais sintomas são parecidos com os da esclerose múltipla, como fraqueza, sensação de dormência, perda de equilíbrio e comprometimento da visão. Para os cientistas, os resultados da pesquisa pernambucana reforçam a necessidade de investigar em maior profundidade a interação desse micro-organismo com as células do sistema nervoso.
(Adaptado de Sociedade Brasileira de Microbiologia. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016)
Sobre o sistema nervoso humano, pode-se afirmar que:
A desmielinização dos neurônios tem como consequência a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso.
As células de Schwann envolvem os axônios de neurônios do sistema nervoso central e formam a bainha de mielina. Essa membrana é rica em substâncias lipofílicas e funciona como um isolante elétrico.
A bainha de mielina formada por oligodendrócitos é contínua, enquanto que a bainha de mielina formada por células de Schwann apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier.
O potencial de ação para um determinado neurônio varia de acordo com a intensidade do estímulo, pois obedece a lei do “tudo ou nada”.
A bainha de mielina é uma estrutura que confere proteção aos neurônios e aumento da velocidade do impulso nervoso. Esta estrutura está presente no sistema nervoso de vertebrados, mas é ausente nos sistema nervoso de animais invertebrados.
Um professor solicita a preparação de uma peça anatômica humana que mostre o suprimento nervoso da língua.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao número de pares de nervos cranianos que fornecem inervação a esse órgão.
Três
Seis
Quatro
Dois
Um
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE os planos de corte utilizados para a visualização das estruturas anatômicas abaixo.

A- sagital; B - frontal; C - transversal.
A- transversal; B -frontal; C - sagital.
A- sagital; B - transversal; C -frontal.
A - transversal; B - sagital; C - frontal.
A- frontal; B - sagital; C - transversal.
O coração e os vasos arteriais, venosos e capilares constituem o sistema cardiovascular, conforme figura abaixo.
Fonte: Adaptado de:
http://www.imagui.com/a/sistema-cardiovascular-maqueta-ceKayA95r/ Acesso em 29.abr.2016
Dentre os vasos, destacam-se a veia cava e a artéria aorta, cuja representação é feita, respectivamente por:
1 e 13.
1 e 11.
2 e 10
2 e 13
4 e 14
A glote realiza um mecanismo que permite fechar o conduto respiratório durante a deglutição. Marque a alternativa correta que expressa a falha desse mecanismo:
Hematose;
Embolia pulmonar;
Edema de glote;
Enfisema;
Engasgamento.
Assinale a alternativa correta em relação a respiração traqueal:
O animal não apresenta estruturas especializadas e as trocas gasosas se dão através da ou das células superficiais, num processo denominado difusão.
Consiste num conjunto de tubos que se comunicam com capilares sanguíneos, onde ocorrem as trocas gasosas. O sangue do animal possui uma proteína azul, denominada hemocianina, a qual aumenta a velocidade de transporte do oxigênio.
Consiste num conjunto de tubos ramificados que se comunicam com o exterior através de orifícios (espiráculos). O sistema circulatório não participa das trocas gasosas.
Respiração por meio de brânquias ocorre em vários grupos de animais, como em anelídeos aquáticos, moluscos, crustáceos, equinodermas, peixes e anfíbios.
Um técnico de laboratório de biologia preparou uma bateria de lâminas de tecido animal para demonstração a alunos do curso de Biologia. Ao colocar uma das lâminas no microscópio, verificou que a imagem apresentava características que permitiu identificar qual dos tecidos?
Nervoso próprio de córtex frontal, pois apresentava cristais de cálcio distribuídos por todo o tecido.
Epitelial, porque as células estavam separadas por grande quantidade de material extracelular.
Ósseo, porque a imagem era de células estreladas com ramificações e prolongamentos em ambos os lados.
Muscular estriado cardíaco em estado de relaxamento, porque o arranjo celular era disperso e sem continuidade.
Muscular estriado esquelético, pois havia células alongadas, com muitos núcleos e estrias longitudinais e transversais e zonas claras e escuras transversais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Em qual vaso, dos citados abaixo, deve-se preferencialmente introduzir a cânula para iniciar o processo de injeção de formei para fixação de um cadáver não necropsiado recém-chegado ao laboratório?
Artéria femoral
Veia femoral
Veia cefálica
Artéria radial
Artéria dorsal do pé
Assinale a alternativa CORRETA.
Um professor de anatomia solicita um material para uma aula prática, na qual pretende demonstrar o osso trapézio humano. Que parte do esqueleto deve ser selecionada para essa demonstração?
Pé
Coluna vertebral
Pelve
Mão
Tórax
“O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios)”.
Fonte: http://www.tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html. Acesso em: 5 nov 2015).
Sobre sistema nervoso e neurotransmissores está correto afirmar:
Os neurotransmissores são encontrados livremente no meio extracelular, estando disponíveis para a utilização pelos neurônios a qualquer momento.
Os neurotransmissores estão relacionados com a transmissão do impulso nervoso, sendo encontrados por toda a extensão do axônio, permanecendo no interior da célula.
Os neurotransmissores são substâncias químicas que atuam na transmissão do impulso nervoso.
Preencher uma ficha de identificação requer menos utilização do sistema nervoso do que Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente.
O sistema nervoso e o sistema endócrino possuem uma íntima relação, sendo o sistema nervoso responsável, por exemplo, pela produção direta de alguns hormônios.

UNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica.
12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Essas figuras correspondem a dois tipos de fibras nervosas existentes no corpo humano. Quanto à fisiologia e à anatomia do tecido nervoso, e considerando as figuras representativas, assinale a alternativa correta.
As fibras nervosas amielínicas e mielínicas possuem nódulos de Ranvier.
A mielina é uma membrana lipoproteica que envolve o axônio. Ela se mantém constante ao longo dele, e a respectiva espessura não varia, independentemente do diâmetro do axônio.
Na estrutura representada na figura 1, pode-se notar a presença de um axônio amielínico visto lateralmente.
As estruturas representadas na figura 1 e na figura 2 apresentam núcleo e citoplasma de Schwann.
Na estrutura representada na figura 2, verifica-se a presença de nódulos de Ranvier.
Assinale com um “X” somente as alternativas verdadeiras:
( ) Um dos problemas de se respirar pela boca é que o ar deixa de ser aquecido pelas fossas nasais, que é o caminho normal dele na respiração. A penetração de ar não aquecido diretamente no sistema respiratório causa diversos problemas de saúde.
( ) As cordas vocais são duas membranas que ficam na laringe, e que vibram com a passagem do ar, gerando sons.
( ) Nosso sistema respiratório existe, basicamente, porque as células do nosso corpo precisam de oxigênio (O2) para reagir com a glicose que vem da digestão e poder realizar a reação de respiração celular nas mitocôndrias, gerando energia e formando gás carbônico (CO2).
( ) A traqueia é um tubo muscular, semelhante ao esôfago, flexível e capaz de contrair-se e relaxar.
( ) Laringe é a parte do sistema respiratório onde terminam, juntas, as cavidades da boca e das fossas nasais; também é popularmente conhecida como “garganta”, podendo ser vista num espelho, bem no final da cavidade bucal.
( ) O muco (secreção) que é produzido pelas células da traqueia tem a função de capturar impurezas do ar, enquanto a função dos cílios da traqueia é impulsionar esse muco sempre para cima, até ser eliminado, evitando que a secreção e suas impurezas desçam para os brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Estão corretos os itens:
2, 3 e 4.
1, 3, 5 e 6.
3, 4 e 5.
1, 2, 3 e 6.
2, 4, 5 e 6.
Assinale a alternativa CORRETA.
Para preparar uma peça anatômica, identificando por cores cada um dos segmentos broncopulmonares do pulmão direito humano, quantas cores, distintas entre si, teriam que ser utilizadas?
Oito
Dez
Sete
Seis
Cinco