Questões de Concurso sobre Anatomia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
981 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com respeito ao tecido hemapoiético, analise as afirmativas abaixo:

1. Há duas variedades desse tecido: o linfóide, encontrado no baço, timo e gânglios linfáticos, e o mielóide, que forma a medula óssea.

2. O plasma contém inúmeras substâncias dissolvidas: aproximadamente 90% de água e 10% sais (Na,Cl,Ca,etc.), glicose, aminoácidos, colesterol, uréia, hormônios, anticorpos entre outros.

3. Os granulócitos são células incolores nucleadas do tipo neutrófilos, eosinófilos e basófilos.

4. Os trombócitos são pequenos corpúsculos que resultam da fragmentação de células especiais produzidas pela medula óssea. Elas detêm as hemorragias, pois desencadeiam o processo de coagulação do sangue, que é o fenômeno da maior importância para os animais vertebrados: quando há um ferimento, externo ou interno, forma-se um coágulo, que age como um tampão, para deter a hemorragia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Assinale a alternativa que contém apenas partes do intestino delgado.


A

Duodeno, jejuno e íleo.


B

Jejuno, ceco e reto.


C

Duodeno, íleo e ceco.


D

Jejuno, sigmoide e reto.


E

Íleo, sigmoide e ceco.

A posição de descrição anatômica (posição anatômica) é utilizada para descrever a posição do corpo humano, considerando o indivíduo como se estivesse sempre na posição padronizada.

Assinale a alternativa que descreve corretamente essa posição.


A

Posição deitada em decúbito dorsal, com a face fletida, olhos fechados, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.


B

Posição deitada em decúbito ventral, com a face hiperestendida, olhos fechados, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.


C

Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores fletidos a aduzidos sobre tronco e com as palmas cerradas, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.


D

Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para para lateral direita ou esquerda, olhos fechados, membros superiores abduzidos do tronco e com as palmas cerradas, membros inferiores abduzidos do quadril.


E

Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para frente.

O desenho a seguir mostra parte do sistema digestório humano.

Imagem associada para resolução da questão

Podemos afirmar que:


A

a bile, que emulsiona gorduras, é produzida em 4 e é armazenada em 5.


B

a lipase pancreática é produzida em 2 e irá atuar em 1.


C

a principal enzima 1 de é a pepsina, que atua em pH ácido.


D

uma das enzimas presentes no suco digestório produzido em 6 é a ptialina.


E

em 3 ocorre um fenômeno mecânico da digestão – a quimificação.

O processo de bombeamento de sangue para o interior dos átrios no coração é realizado pelos ventrículos.


C
Certo

E
Errado
Os sistemas respiratórios: branquial, pulmonar, traqueal e filotraqueal são apresentados, respectivamente, nos seguintes animais:

A
Leão-marinho, minhoca, abelha, gafanhoto.

B
Camarão, jacaré, gafanhoto, escorpião.

C
Golfinho, arara, caramujo, aranha de grande porte.

D
Baleia, jacaré, papagaio, minhoca.

E
Girino, barata, abelha, caranguejo.

Uma das estratégias utilizadas para aumentar a performance de longa duração em atletas é a utilização do treinamento em altitudes elevadas por determinado período de tempo. Como a pressão parcial do oxigênio (O2) em elevadas altitudes está diminuída, o organismo reage através de adaptações fisiológicas, tais como, aumento da ventilação pulmonar e aumento do número de hemácias.

Durante essa estratégia,


A

o monóxido de carbono faz uma ligação altamente estável com o oxigênio, incapacitando a respiração pulmonar, e, se o indivíduo for exposto a esse gás por um período prolongado, pode chegar à morte por asfixia.


B

ocorre a hematose, nos alvéolos pulmonares, ou seja, o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico é liberado.


C

a produção de hemácias está associada à ação da eritropoetina (EPO), uma proteína que auxilia a difusão do oxigênio para os alvéolos pulmonares.


D

a pressão parcial do oxigênio nos tecidos é alta em relação ao sangue dos capilares arteriais, porque o gás carbônico é continuamente utilizado para o metabolismo celular, gerando um gradiente que facilita a troca gasosa.


E

a respiração é o principal mecanismo de controle do pH do sangue, portanto, quando o pH está elevado, caracterizando um processo de alcalose, o centro respiratório é excitado, aumentando a frequência e a amplitude dos movimentos respiratórios.

Atletas que moram em locais de baixas altitudes e viajam para competir em regiões muito altas podem manifestar cansaço, dor de cabeça, taquicardia e náuseas. Nesses casos, é importante viajar com antecedência para o local da competição para que o organismo se adapte, pois:


A

os rins submetidos à concentração reduzida de oxigênio secretam eritropoetina, hormônio que estimula a medula óssea vermelha a produzir maior quantidade de hemoglobina e de hemácias.


B

os rins submetidos à concentração reduzida de oxigênio secretam adrenalina, hormônio que estimula a medula óssea vermelha a produzir maior quantidade de hemoglobina e de hemácias.


C

os rins submetidos à concentração reduzida de oxigênio secretam eritropoetina, hormônio que estimula a medula óssea amarela a produzir maior quantidade de hemoglobina e de hemácias.


D

os rins submetidos à concentração reduzida de oxigênio secretam adrenalina, hormônio que estimula a medula óssea amarela a produzir maior quantidade de hemoglobina e de hemácias.


E

os rins submetidos à concentração reduzida de oxigênio secretam eritropoetina, hormônio que estimula a medula óssea vermelha a produzir menor quantidade de hemoglobina e de hemácias.

O formato da crista de galos é condicionado pela interação entre os pares gênicos R e E. Do cruzamento de indivíduos com crista Noz (RrEe) foi observada uma prole de 9 R_E_ (crista noz), 3 R_ee (crista rosa), 3 rrE_ (crista ervilha) e 1 rree (crista simples). Considerando que a proporção observada foi 9:3:3:1, a mesma obtida pela 2ª Lei de Mendel, o que diferencia ambos resultados?


A

A 2ª Lei de Mendel se refere às características das ervilhas, não sendo possível comparar os tipos de heranças de plantas e animais.


B

A herança para crista de galos é de interação gênica, onde dois pares de genes não-alelos interagem entre si, levando uma característica fenotípica (Ex. crista de galo). A segunda Lei de Mendel é baseada na segregação de dois pares de alelos, entretanto, cada par é responsável por uma característica fenotípica diferente (Ex. cor e textura da ervilha).


C

A herança para crista de galos é de interação alélica de epistasia, onde um alelo impede a manifestação de outro, já na segunda Lei de Mendel esse fenômeno é chamado de polialelia.


D

De acordo com as Leis de hereditariedade, a proporção de 9:3:3:1 é indicativa de 2ª Lei de Mendel, independente do número de caracteres fenotípicos observados.

Para explicar o corpo humano de forma mais adequada é preciso observar relações entre os diferentes níveis de organização. Nesse sentido, está correto:


A

Os órgãos, formados por tecidos diferentes unidos, são característicos do último nível de organização, que é o nível do organismo.


B

O mais alto nível de organização é o nível sistêmico.


C

Os níveis celular, químico e tecidual, nessa ordem, estão dispostos de forma crescente de complexidade organizacional.


D

Os órgãos, no nível orgânico, são sempre formados por um tecido característico associado à função daquele órgão.


E

As moléculas, formadas por átomos, combinam-se de maneira característica, formando o nível celular de organização do organismo.

A figura esquematiza as vias auditivas periféricas e início das vias centrais. Numa perspectiva integrada da anatomia e fisiologia humanas em interação com o meio ambiente, analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I. A percepção de estímulos auditivos depende da integração de estruturas anatômicas e nervosas, mediadas por células altamente diferenciadas.

II. Estimulações sonoras de grande intensidade provocam lesões reversíveis nas vias auditivas internas.

III. A organização das células ciliadas é resultante da interação entre elementos do citoesqueleto e membrana celular, com intensa requisição de energia.

IV. As vias auditivas periféricas representam resquícios do processo evolutivo, constituindo-se em estruturas vestigiais.


A

somente I e III estão corretas


B

somente I e IV estão corretas


C

somente II e III estão corretas


D

somente II e IV estão corretas


E

somente III e IV estão corretas

Considerando as bases biológicas da percepção sensorial, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A percepção humana sobre o ambiente depende de redes complexas de informação processadas no sistema nervoso central.

( ) Alterações na permeabilidade das membranas plasmáticas de células sensoriais geram potenciais de ação que se convertem em impulsos nervosos.

( ) Estímulos químicos, mecânicos ou fóticos são percebidos de modo diferenciado pelos mesmos tipos de células.

( ) Respostas sistêmicas aos estímulos do meio ambiente envolvem atividade de células nervosas, sem a participação do sistema endócrino.

( ) Tecidos-alvo respondem de modo específico a determinados estímulos, envolvendo interações do tipo ligante / receptor.


A
V – V – V – F – V

B
F – V – V – F – F

C
F – F – V – F – V

D
V – V – F – F – V

E
V – F – V – V – F
As movimentações anatômicas normais do corpo humano incluem a rotação lateral, a extensão, a flexão e a mediação.

C
Certo

E
Errado
Estróbilo, túbulos de Malpighi, manto e ósculo são estruturas presentes, respectivamente, nos seguintes filos:

A
Artrópodes, anelídeos, equinodermos, cnidários.

B
Nematelmintos, artrópodes, cordados, cnidários.

C
Platelmintos, artrópodes, moluscos, poríferos.

D
Anelídeos, equinodermos, cnidários, cordados.

E
Platelmintos, anelídeos, moluscos, equinodermos.
   
Gerar simulado