

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A ocorrência da leptospirose está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados.
II. Os lisossomos atuam na digestão de substâncias orgânicas.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o vírus Zika.
É um arbovírus que pode ser transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado.
Uma grande preocupação com esse vírus é o fato de ele poder desencadear complicações neurológicas, como Síndrome de Guillain-Barré ou microcefalia em fetos e em recém-nascidos.
Entre as formas de transmissão, estão via leite materno e pelo contato com saliva de pessoas contaminadas.
A principal forma de combate é pelo controle da proliferação do agente transmissor, os mosquitos Aedes aegypti.
Entre os sintomas apresentados por pessoas contaminadas, estão vermelhidão e coceira pelo corpo, febre baixa, conjuntivite sem secreção e dor de cabeça.
A esquistossomose é transmitida por caramujos de água doce. Constitui uma doença helmíntica muito importante, infectando cerca de 200 milhões de indivíduos e matando aproximadamente 250 mil por ano. A maior parte da mortalidade decorre da formação de granulomas e fibrose hepática, causada por:
Onchocerca volvulus.
Taenia solium.
Schistosoma mansoni.
Brugia malayi.
Escherichia coli.
Sobre o modo de transmissão do complexo teníase/cisticercose, analise as assertivas e em seguida marque o item CORRETO.
I. A cisticercose é adquirida através da ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida.
II. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a teníase.
III. A cisticercose humana por ingestão de ovos de T. saginata não ocorre ou é extremamente rara.
F, F, V.
V, V, F.
F, F, F.
F, F, F.
São doenças provocadas por vírus, EXCETO:
tétano
varíola
caxumba
sarampo
São micro-organismos cuja transmissão pode ocorrer por via sexual
Toxocara canis e virus da hepatite E.
Treponema palidum e vírus da hepatite B.
vírus da hepatite A e vírus da rubéola.
Toxoplasma gondii e Leptospira sp.
No ciclo de vida da Leishmania sp., as formas encontradas no mosquito e nos macrófagos do organismo hospedeiro são, respectivamente:
tripomastigota e promastigota.
amastigota e promastigota.
epimastigota e amastigota.
promastigota e amastigota.
As doenças que apresentam as fases larvárias de oncosfera e miracídio são, respectivamente:
Zika e Doença de Chagas.
Tricomoníase e Miíase.
Ascaridíase e Teníase.
Teníase e Esquistossomose.
Malária e Ascaridíase.
Relacione a Coluna 1 a Coluna 2 de acordo com a doença e seu respectivo agente patológico.
Coluna 1
1. Bactéria.
2. Vírus.
3. Parasito.
4. Fungo.
Coluna 2
( ) Doença de Chagas.
( ) Febre reumática.
( ) Herpes tipo 2.
( ) Sífilis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4 – 2 – 2 – 1.
3 – 4 – 1 – 2.
3 – 1 – 2 – 1.
2 – 1 – 3 – 4.
Sobre a doença Leptospirose, analise as assertivas abaixo:
I. Doença causada pela Leptospira interrogans.
II. Transmitida por água, alimentos e objetos contaminados por urina de ratos, cães e outros animais portadores da bactéria.
III. O doente apresenta febre alta, calafrios e dores de cabeça, além de dores musculares e nas articulares.
IV. Como prevenção, deve-se controlar o aparecimento de ratos por meio de medidas como o saneamento básico e a melhoria das galerias pluviais, além do cuidado com a água utilizada para consumo.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
A Doença de Chagas é uma antropozoonose de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade.
A forma de transmissão da doença que ocorre através do contato do homem suscetível com as excretas contaminadas dos triatomíneos, que, ao picarem os vertebrados, costumam defecar após o repasto, eliminando formas infectantes do parasito, que penetram pelo orifício da picada, mucosas ou por solução de continuidade deixada pelo ato de coçar, é denominada de:
Vetorial.
Transfusional.
Oral.
Vertical.
Por transplante
Brasil é um dos países em que a esquistossomose permanece endêmica
Com 1,5 milhão de pessoas vivendo em áreas com risco de contrair esquistossomose, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil está em situação intermediária entre os 78 países em que a doença permanece endêmica e mostra mais de 60% da população sem acesso a esgotamento sanitário.
A esquistossomose é causada pela infecção por vermes parasitas de água doce e está relacionada ao tratamento de água e esgoto. É considerada a segunda doença parasitária mais devastadora socioeconomicamente do mundo, atrás apenas da malária. No Brasil, há maior incidência na região Nordeste e no estado de Minas Gerais.
(Fonte: Agência Brasil, 01 de agosto de 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-08/brasil-e-um-dos-paises-em-que-esquistossomose-permanece-endemica. Acesso em: 17/08/2019).
A esquistossomose é uma doença que ainda apresenta ampla distribuição no Brasil. Sobre o agente etiológico dessa doença, assinale a alternativa correta:
A fase aguda da doença é caracterizada pela ausência de hepatoesplenomegalia.
O terebatorium é uma papila apical encontrada no miracídeo, que possui a função de terminação sensorial.
A formação granulomatosa em torno dos ovos vivos do parasito ocorre apenas na fase crônica.
A fase crônica também é denominada fase toxêmica.
O verme adulto macho é maior do que a fêmea, apresenta duas ventosas e durante a cópula se aloja no canal ginecóforo da fêmea.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A leptospirose é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais.
II. Os ribossomos fazem a síntese de proteínas.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O complexo de golgi executa a secreção celular, além de formar o acrossoma e o lisossomo.
II. A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A esquistossomose mansônica (CID 10ª Rev. B65.9), também conhecida como “xistose”, “xistosa”, “xistosomose”, “doença dos caramujos” ou “barriga d’água”, é uma doença parasitária causada por um trematódeo, Schistosoma mansoni, com evolução clínica que pode variar desde formas assintomáticas até quadros graves. É uma doença de veiculação hídrica e está relacionada a deficiências no saneamento básico, tais como despejo de dejetos humanos sem tratamento em córregos, rios, lagoas ou outras coleções hídricas. Considere a sequência numérica relacionada ao ciclo do Schistossoma monsoni, apresentada na figura abaixo.
Disponível em: https://culturalivre.com/wp-content/uploads/sites/623/2018/05/esquistossomose-doenca-do-caramujo-barriga.jpg?x79306. Acesso em 12/04/2019.
A opção que corresponde à sequência numérica indicativa das fases do ciclo representado na figura é:
ovo na água; larva ciliada – miracídio; caramujo (hospedeiro definitivo); larvas cercarias e homem (hospedeiro intermediário).
ovo nas fezes; larva ciliada – miracídio; caramujo (hospedeiro intermediário); larvas cercárias; homem (hospedeiro definitivo).
larva ciliada – miracídio; ovo nas fezes; caramujo (hospedeiro intermediário); larvas cercárias; homem (hospedeiro definitivo).
ovo nas fezes; larvas cercárias; caramujo (hospedeiro definitivo); larva ciliada – miracídio; homem (hospedeiro intermediário).
Observe a imagem a seguir:

O ciclo acima corresponde a uma doença ocasionada por um platelminto. A doença transmitida na imagem é a:
As verminoses são um grupo de doenças causadas por diversos parasitas, geralmente favorecidas pela falta de saneamento básico e de hábitos de higiene precários, e são doenças muito comuns nas crianças.
Representa um exemplo deste tipo de doença:
Febre Tifoide.
Tracoma.
Caxumba.
Enterobíase.
As Ciclozoonoses são definidas quando o agente infeccioso passa por mais de um hospedeiro vertebrado para cumprir seu ciclo. A que infecção estamos nos referindo?
Dengue
Malária
Raiva
Filariose
Cisticercose
A figura abaixo indica o ciclo de uma doença muito comum no Brasil.

Fonte: http://gg.gg/d9gdj... - adaptado.
A que doença se refere a imagem?
Tricomoníase.
Toxoplasmose.
Leishmaniose.
Esquistossomose.
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I. A Leishmania é um protozoário pertencente à família Trypanosomatidae parasito intracelular facultativo das células do sistema fagocítico mononuclear.
II. O principal vetor da LTA é o mosquito palha, insetos flebotomíneos, pertencentes à Ordem Díptera, Família Psychodidae, Subfamília Phlebotominae, Gênero Lutzomyia.
III. Os ciclos de transmissão da LTA variam de acordo com a região geográfica, envolvendo uma diversidade de espécies de parasito, vetores, reservatórios e hospedeiros.
Assinale a alternativa correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas