Questões de Concurso sobre Ecologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.381 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em uma unidade de conservação costeira, foi detectada a rápida expansão de um molusco bivalve exótico introduzido acidentalmente por água de lastro de navios.

Após sua instalação, observou-se alterações na biodiversidade com a redução significativa de espécies nativas filtradoras e mudanças na turbidez da água e na disponibilidade de nutrientes.


Sobre a atuação do molusco exótico, assinale a opção que indica, corretamente, a explicação dada por um grupo de biólogos, após compreender o impacto no ecossistema.


A

Predação direta sobre espécies nativas, levando à diminuição de densidade.


B

Exclusão competitiva e atuação como engenheiros de ecossistemas.


C

Hibridização com espécies nativas, reduzindo a diversidade genética e evolutiva.


D

Introdução de patógenos específicos que afetam apenas as espécies nativas.


E

Ampliação da diversidade funcional por meio da alteração na distribuição de recursos.

O Projeto Teláris, em sua obra Ciência: Matéria e Energia, discute conceitos fundamentais da ecologia, abordando a dinâmica de energia nos ecossistemas. Dentro do estudo da ecologia, a transferência de energia entre os níveis tróficos é um tema central. Qual das alternativas abaixo está de acordo com a concepção de fluxo de energia, segundo o Projeto Teláris?


A

A energia se perde em todos os níveis tróficos, mas sem impacto no equilíbrio do ecossistema.


B

A energia é reciclada nos ecossistemas, sendo transferida de um nível trófico a outro sem perdas.


C

A energia é acumulada nos produtores e transferida de forma igual para todos os consumidores.


D

A energia é dissipada entre os níveis tróficos, sendo o principal fator de limitação da produtividade primária.

O padrão Darwin Core (DwC) é amplamente utilizado em coleções biológicas e sistemas de informação sobre biodiversidade. Acerca desse padrão, pode-se afirmar que ele:


A

é um método estatístico voltado à análise filogenética de espécies


B

corresponde a um protocolo exclusivo para museus zoológicos europeus


C

é um software desenvolvido para armazenamento de dados genéticos de organismos vivos


D

consiste em um banco de dados internacional obrigatório para o registro de novas espécies


E

trata-se de um conjunto de termos padronizados que permite a descrição e o intercâmbio de dados sobre ocorrência, taxonomia e coleta de organismos

Em uma região caracterizada por intensa atividade agroindustrial, expansão urbana desordenada e uso recorrente de combustíveis fósseis, estudos ambientais de longo prazo identificaram alterações simultâneas em ecossistemas terrestres e aquáticos. Os dados indicaram aumento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa, acidificação de corpos hídricos, mudanças na disponibilidade de nutrientes no solo e episódios recorrentes de eutrofização em lagos e reservatórios.


Esses fenômenos foram associados a modificações nos fluxos e reservatórios de diferentes elementos químicos essenciais à vida, evidenciando a natureza interdependente dos ciclos biogeoquímicos e a influência direta das atividades humanas sobre seus equilíbrios dinâmicos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. A intensificação das atividades industriais e do desmatamento altera o ciclo do carbono ao reduzir a taxa de fixação de CO₂ por organismos fotossintetizantes e aumentar sua liberação para a atmosfera, afetando diretamente o balanço energético do planeta.

II. O aumento da aplicação de fertilizantes nitrogenados interfere no ciclo do nitrogênio, ampliando a lixiviação de nitratos para ambientes aquáticos e contribuindo para processos de eutrofização e para a contaminação de aquíferos.

III. Diferentemente do carbono e do nitrogênio, o ciclo do fósforo é classificado como predominantemente sedimentar, não apresentando fase gasosa relevante, o que limita a velocidade de sua circulação entre os compartimentos ambientais.

IV. A emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio pela queima de combustíveis fósseis pode resultar na formação de ácidos fortes na atmosfera, intensificando a acidificação de solos e águas, sem, contudo, interferir nos demais ciclos biogeoquímicos.

V. A eutrofização resulta do excesso de nutrientes, sobretudo fósforo e nitrogênio, provocando proliferação de organismos fotossintetizantes, aumento da respiração microbiana e consequente redução do oxigênio dissolvido, com impactos severos sobre a biodiversidade aquática.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II, III e V, apenas.


B

I, III, IV e V, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II e IV, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

Em ecologia o que indica a capacidade de suporte de um ambiente:


A

A velocidade de crescimento de uma determinada espécie.


B

O potencial reprodutivo máximo de uma espécie.


C

O número máximo de indivíduos que o ambiente consegue manter.


D

A densidade mínima necessária para a sobrevivência de uma determinada população.

Ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente que os rodeia. O conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema é chamado:


A

fatores bióticos.


B

fatores abióticos.


C

relações intraespecíficas.


D

relações interespecíficas.


E

relações harmônicas.

As populações naturais mantêm relações dinâmicas com o ambiente e com outras espécies, sendo influenciadas por fatores seletivos que podem alterar sua estrutura genética e sua dinâmica populacional. As interações ecológicas, como competição, predação e parasitismo, também podem atuar como forças evolutivas que afetam a coexistência das espécies nos ecossistemas. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Interações entre espécies podem influenciar tanto a demografia quanto a estrutura genética das populações, afetando evolução e coexistência entre espécies.


B

A magnitude das mudanças evolutivas nas populações pode ser estimada a partir das condições ambientais que atuam como fatores seletivos predominantes.


C

Características continuamente variáveis, como o tamanho corporal, podem apresentar variação genética suficiente para responder à seleção natural.


D

Mudanças ambientais bruscas podem exceder a capacidade adaptativa de algumas populações, aumentando o risco de declínio populacional ou extinção.


E

Mudanças nos fatores seletivos do ambiente podem provocar respostas evolutivas nas populações, levando a alterações nas frequências dos genótipos.

Comunidades ecológicas são resultado da interação entre organismos ao longo do tempo, sendo estruturadas pelos limites impostos pelas condições ambientais, por relações intra- e interespecíficas e pela sucessão gradual de espécies. Considerando esses processos, qual a opção correta?


A

A composição de uma comunidade ao longo da sucessão reflete tanto interações entre espécies quanto restrições impostas pelo ambiente físico, não havendo um único caminho sucessional obrigatório nem um clímax único.


B

Durante a sucessão ecológica, uma vez que a substituição de espécies elimina os fatores que limitam a diversidade nas comunidades maduras, a riqueza de espécies tende a aumentar de forma contínua e indefinida ao longo do tempo.


C

Em comunidades entremarés, a sucessão ocorre lentamente após perturbações, pois o longo tempo de geração das espécies dominantes dificulta a recolonização das áreas afetadas.


D

Um mecanismo de sucessão é a tolerância, que se caracteriza pela modificação ativa do ambiente por espécies pioneiras, tornando-o progressivamente mais favorável para espécies da sucessão tardia.


E

Após distúrbios, a rápida recolonização de áreas previamente ocupadas por comunidades maduras é caracterizada como sucessão ecológica primária.

O crescimento de uma população natural é limitado pelas interações biológicas e pela disponibilidade de recursos do meio, de modo que o número de indivíduos não aumenta indefinidamente, atingindo um tamanho populacional máximo sustentado pelo ambiente, denominado:


A

nível máximo de crescimento (K).


B

potencial máximo biológico (K).


C

capacidade de suporte (K).


D

carga de equilíbrio populacional (K).


E

taxa limite do meio (K).

A sucessão ecológica primária ocorre em substratos que nunca foram colonizados anteriormente, como fluxos de lava solidificada, iniciando-se tipicamente com organismos pioneiros como liquens e musgos.


C

Certo


E

Errado

A mensuração da biodiversidade em estudos de ecologia quantitativa utiliza frequentemente índices matemáticos que combinam a riqueza de espécies com a abundância relativa de cada uma delas. Sobre os índices de Shannon-Wiener (H') e a Equabilidade de Pielou (J'), assinale a alternativa correta.


A

O índice de Shannon (H') é uma medida que considera exclusivamente a riqueza específica (número total de espécies), desconsiderando a proporção de indivíduos de cada espécie na amostra.


B

O índice de Equabilidade de Pielou (J') pode assumir valores que variam matematicamente de 0 a infinito, em que valores acima de 1 indicam uma biodiversidade excepcional.


C

Em uma comunidade hipotética onde todas as espécies apresentam exatamente o mesmo número de indivíduos (abundância idêntica), o índice de Shannon será igual a zero.


D

O aumento da dominância ecológica de uma única espécie em detrimento das demais resulta, invariavelmente, no aumento do valor do índice de Shannon.


E

O índice de Equabilidade de Pielou (J') é derivado do índice de Shannon e mensura a uniformidade da distribuição dos indivíduos entre as espécies, variando de 0 (dominância máxima) a 1 (uniformidade máxima).

Em um ecossistema, os organismos autótrofos (produtores) e heterótrofos (consumidores e decompositores) integram os componentes vivos do sistema ecológico. Esses componentes são denominados:


A

físicos


B

bióticos


C

abióticos


D

químicos

Situação hipotética: a retirada de predadores elevou a população de herbívoros, intensificou o consumo da vegetação e modificou a abundância de outras espécies. Assertiva: o caso pode caracterizar uma cascata trófica, na qual alterações em um nível trófico produzem efeitos indiretos em outros níveis.


C

Certo


E

Errado

Biólogos monitoraram a sobrevivência de uma espécie de pequeno mamífero marsupial arbóreo que habita uma paisagem severamente fragmentada por pastagens e monoculturas. A espécie funciona biologicamente sob a dinâmica de uma metapopulação, na qual subpopulações locais ocupam manchas isoladas de habitat e dependem do fluxo de indivíduos para evitar a extinção definitiva. A Figura 10 a seguir sintetiza os parâmetros de conectividade, tamanho do fragmento e as taxas demográficas observadas ao longo de cinco anos de amostragem em campo:

Fragmento florestal

Área da mancha de habitat

Conectividade com outros fragmentos

Taxa de extinção local observada

Taxa de colonização/ imigração

Mancha X

Grande

Alta (presença de corredores ripários)

Baixa

Elevada

Mancha Y

Pequena

Alta (presença de corredores ripários)

Alta

Elevada

Mancha Z

Pequena

Baixa (matriz de pastagem aberta)

Alta

Extremamente baixa

Figura 10

Fonte: Elaborado pelo autor (2026).

Com base nos conceitos de dinâmica de metapopulações e ecologia de paisagens, como em Townsend, Begon e Harper (2010) e nos dados apresentados, assinale a alternativa correta.


A

A mancha Z apresenta a dinâmica mais estável da paisagem para a conservação a longo prazo, pois o isolamento geográfico severo impede a entrada de patógenos externos e anula a competição interespecífica, garantindo o crescimento irrestrito da população.


B

As taxas de colonização evidenciadas nas manchas X e Y demonstram que os corredores ripários atuam como barreiras ecológicas para a fauna nativa, reduzindo o sucesso de dispersão desses mamíferos de pequeno porte pela matriz.


C

Embora a mancha Y possua uma taxa de extinção local elevada decorrente do seu tamanho reduzido, a sua alta conectividade permite que a subpopulação seja periodicamente salva da extinção definitiva pelo influxo constante de imigrantes, o chamado efeito de resgate.


D

A taxa de extinção local dos marsupiais é governada de forma exclusiva pelo grau de conectividade física da mancha, o que explica por que a mancha X e a mancha Y compartilham taxas de perda populacional idênticas no monitoramento.


E

Manchas grandes e conectadas, como a X, funcionam estritamente como “drenos” demográficos na paisagem, locais onde a mortalidade supera a natalidade e a persistência populacional depende unicamente do recebimento de indivíduos vindos de manchas isoladas como a Z.

Com base nos conceitos da Resolução nº 480 (10/2018) sobre atuação do Biólogo em Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora e atividades correlatas, relacione os conceitos presentes na Coluna 1 com suas respetivas definições apresentadas na Coluna 2.

Coluna 1 Conceitos

1. Área degradada.

2. Área alterada.

3. Espécie nativa.

4. Espécie exótica.

Coluna 2 Definição

( ) qualquer espécie fora de sua área natural de distribuição geográfica, como resultado de dispersão acidental ou intencional por atividades humanas.

( ) espécie que apresenta populações naturais dentro dos limites de sua distribuição geográfica, participando dos ecossistemas em que mantém seus níveis de interação e de controle demográfico.

( ) área que, após o impacto, ainda mantém meios de regeneração biótica, ou seja, possui capacidade de regeneração natural.

( ) área que se encontra alterada em função de impacto antrópico, sem capacidade de regeneração natural.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

1 • 3 • 4 • 2


B

1 • 4 • 3 • 2


C

2 • 1 • 4 • 3


D

3 • 4 • 2 • 1


E

4 • 3 • 2 • 1

“Ouriços-do-mar desempenham um importante papel nos ambientes bentônicos marinhos, atuando na manutenção da biodiversidade dos ecossistemas tropicais e temperados, modulando a abundância, densidade e composição das espécies dos produtores primários como macroalgas e gramas, sobretudo atualmente, onde a sobrepesca está reduzindo drasticamente a população de outros herbívoros marinhos.”

Disponível em https://repositorio.ufsc.br/ Acesso em 26 de junho de 2026.

A característica ecológica descrita no texto corresponde ao conceito de:


A

habitat


B

bioma


C

cadeia alimentar


D

nicho ecológico

Em uma determinada área, a transição entre uma comunidade florestal e uma comunidade campestre ocorre em uma faixa relativamente estreita, acompanhada por mudanças acentuadas nas condições ambientais e na composição das espécies. Considerando os conceitos de organização das comunidades ecológicas, essa fronteira de transição é denominada:


A

Corredor ecológico.


B

Ecótono.


C

Zona de amortecimento.


D

Sucessão ecológica.

Os efeitos de fatores dependentes da densidade populacional, como competição e doenças, tendem a se intensificar à medida que a densidade da população diminui.


C

Certo


E

Errado

O termo “sucessão” refere-se ao processo pelo qual a composição de espécies de uma comunidade muda ao longo do tempo. Em relação à sucessão ecológica, é CORRETO afirmar que:


A

O primeiro tipo, sucessão inicial, envolve a colonização de habitats pelas angiospermas.


B

A sucessão primária pode ser muito lenta, pois as primeiras colonizadoras (conhecidas como espécies pioneiras) enfrentam condições extremamente inóspitas.


C

O outro tipo de sucessão, conhecido como tardia, envolve o restabelecimento de uma comunidade na qual todos os organismos foram destruídos.


D

A sucessão primária e sucessão secundária diferem em seus estágios finais, mantendo um padrão nos iniciais.

Um ecossistema de maneira simplificada é um conjunto de organismos em interação. O processo que é o motor dos ecossistemas, o ponto inicial do fluxo de energia é a captura da energia utilizável do ambiente abiótico. Somente alguns organismos são capazes de realizar esse processo. Esses organismos são denominados e classificados, respectivamente, como:


A

Autótrofos, dos tipos quimiossintetizantes e fotossintetizantes.


B

Autótrofos, dos tipos fotossintetizantes e fixadores.


C

Heterótrofos, dos tipos quimiossintetizantes e fotossintetizantes.


D

Heterótrofos, dos tipos fotossintetizantes e fixadores.


E

Heterótrofos, dos tipos decompositores e produtores primários.

   
Gerar simulado