

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O caramujo, o verme e os ratos podem estar inter-relacionados em um mesmo ciclo, que deve estar sob a observação da vigilância ambiental e da saúde pública.
Em razão de o caramujo-gigante-africano poder causar dano à agricultura, constitui crime ambiental disseminá-lo.
O caramujo-gigante-africano consiste em um dos transmissores da meningite eosinofílica, doença associada ao verme encontrado nesse molusco.
No Brasil o valor médio do lixo produzido por habitante é de 180 kg por ano. Manter o lixo distante dos olhos e do nariz é uma iniciativa tradicional na história humana. Entretanto os problemas gerados pelo lixo e as soluções propostas não são tão simples. No Brasil existem diferentes destinações finais para o lixo, que pode conter materiais de difícil e demorada decomposição bem como agentes causadores de doenças.
DESTINAÇÃO FINAL DO LIXO
I - Lixão
II - Aterro Controlado
III - Aterro Sanitário
IV - Usina de compostagem
CARACTERÍSTICAS DO LOCAL E PROCESSOS
A - O lençol freático fica protegido e a decoposição do lixo é mais rápida.
B - Sujeito à acomodação de camadas, comprometendo a construção de casas e prédios.
C - Local de tratamento do lixo pela ação de microrganismos decompositores.
D - Depósito a céu aberto onde o material decomposto por pode gerar substâncias de cheiro desagradável.
E - Depósito de lixo coberto com camada de terra
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE as duas colunas acima.
I-D, II-E, III-B, IV-C
I-B, II-A, III-B, IV-A
I-C, II-B, III-A, IV-D
I-E, II-D, III-C, IV-E
Uma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige
que o meio ambiente seja preservado o mais intocado possível, possibilitando a sobrevivência das espécies existentes, inclusive a humana.
a interpretação do meio ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e as bases física e biológica dos processos vitais.
o reconhecimento da separação entre aspectos culturais e sociais daqueles ditos naturais para possibilitar a manutenção da vida na Terra.
interpretações das intervenções humanas no ambiente, baseadas mais em valores socioculturais e menos nos aspectos ecológicos.
que o papel da espécie humana no ambiente seja considerado de maneira distinta frente às outras espécies.
Biogeografia é o estudo da distribuição dos animais nas diferentes regiões geográficas do planeta.
A captura das espécies de tartaruga C. caretta e D. coriacea não é disciplinada como crime ambiental, visto que essas espécies são capturadas incidentalmente e longe da costa brasileira.
A caça autorizada de algumas espécies poderia ter evitado a ameaça de extinção das espécies de aves mencionadas no texto.
Certo
Errado
Os objetivos da economia ambiental incluem o desvencilhamento das formulações neoclássicas do nível teórico de abstração e a mensuração das variáveis indispensáveis à implementação e à instrumentalização de políticas públicas.
Nas regiões elevadas da baixa atmosfera, a variação vertical da temperatura é maior do que nas camadas mais próximas da Terra.
Entre os participantes do ciclo de vida das larvas do verme, não se inclui o ser humano.
O emprego de sal ou fogo para matar o caramujo- gigante-africano é uma medida eficaz, de baixo custo e de baixo impacto ambiental que deve ser usada pela população.
A introdução de caramujos-gigantes-africanos em território brasileiro, pelo fato de este ser um molusco exótico, sem o prévio conhecimento e autorização das autoridades competentes, constitui infração segundo a legislação brasileira.
Em comparação com a fixação biológica, a fixação industrial do nitrogênio resulta em impactos ambientais porque consome quantidades
muito maiores de energia para a conversão de amônia em nitrato, além de potencializar o aumento da concentração de nitrogênio em ambientes aquáticos.
muito maiores de energia para a conversão de nitrogênio molecular em amônia, além de contribuir para o aumento da concentração de nitrogênio em ambientes aquáticos.
muito maiores de energia para a conversão de amônia em nitrogênio molecular, embora não altere a concentração de nitrogênio em ambientes aquáticos.
equivalentes de energia para a conversão de nitrogênio molecular em amônia, mas potencializa o aumento da concentração de nitrogênio em ambientes aquáticos.
equivalentes de energia para a conversão de nitrato em nitrito, mas contribui para o aumento da concentração de nitrogênio em ambientes aquáticos.
Analise as afirmações abaixo e em seguida responda à questão.
I. Historicamente, o uso excessivo de energia e material para atender primariamente às demandas de populações de mais alta renda teve como consequência inúmeros problemas ambientais e sociais, o que levou às discussões sobre a premência de mudanças nos padrões de consumo.
II. As políticas públicas podem ser formuladas de modo a regular os setores produtivos, mas não têm como afetar as práticas individuais de forma a resultar em mudanças nos padrões de consumo.
III. O consumo tem profunda relação com a tradição e este fato dificulta a aceitação da necessidade de abandonar velhas práticas, incorporando novos padrões.
IV. A mudança nos padrões de consumo deve dar-se também no nível do indivíduo que, além de reduzir seus gastos de energia e material, pode optar pela compra de produtos que tenham sido produzidos de maneira sustentável.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
III e IV.
Em uma aula no Ensino Médio, um professor propôs a análise da imagem a seguir, parte de uma campanha publicitária da organização não governamental ambientalista WWF.

Para entender o teor da propaganda, os alunos deverão compreender a relação entre
a extinção de espécies vegetais nas florestas e o tráfico de animais silvestres na América do Sul.
o consumo desenfreado nas grandes cidades e o desflorestamento em áreas distantes delas.
o aquecimento global e o excesso de poluição devido à queima de combustíveis fósseis.
o consumo excessivo de papel e a impossibilidade de reciclagem desse material.
o uso exagerado de CFCs nas metrópoles e o aumento no buraco na camada de ozônio na América do Sul.
As evidências apresentadas indicam, a floração de algas como causa provável da mortandade dos peixes.
A Saúde Precária de uma Velha Senhora
O caso de São Paulo não é o único entre as metrópoles mundiais, ao menos em relação aos países em desenvolvimento. Mas é grave e não pode continuar ignorado, sob pena de custos crescentes pagos com o comprometimento da vida de seus moradores. Comparadas à situação de uma velha senhora submetida a uma série de exames para revelar a qualidade da saúde urbana, a cidade de São Paulo e toda sua região metropolitana são reprovadas em um conjunto de itens vitais que já afetam o presente e devem tornar-se críticos, se não irreversíveis, no futuro imediato.
(Revista Scientific American Brasil. ed. 95. abril 2010) (Disponível em http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_saude_precaria_de_uma_velha_senhora.html)
Os itens vitais de que fala o texto e que afetam a qualidade da saúde urbana nas grandes metrópoles, causando diretamente um grande número de doenças respiratórias são:
reduzida cobertura vegetal e baixa umidade do ar.
enchentes frequentes e reduzido tratamento de esgotos.
crescimento planejado e poluição atmosférica elevada.
poucas fontes de água potável e grande número de carros.
moradias em áreas de risco e impermeabilização elevada do solo.
No final de 2008 o mundo inteiro atravessou uma grave crise econômica. No Brasil, com a intenção de minimizar efeitos da crise, o governo reduziu impostos, visando abaixar os preços de mercadorias, estimulando assim o consumo dos brasileiros. Uma das principais medidas foi a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os automóveis, o que impulsionou a venda de carros e caminhões em quase todas as cidades brasileiras.
Em última análise, pode-se dizer que essa medida, para prevenir efeitos da crise econômica
não tem consequências ambientais diretas, pois o imposto não está relacionado aos problemas que envolvem a fauna e a flora.
está por trás das grandes queimadas realizadas na Amazônia, que são feitas majoritariamente para abrir estradas para a circulação de automóveis.
teve como principal consequência o aumento na produção de resíduos sólidos, principalmente pneus velhos.
trouxe problemas apenas para cidades pequenas, pois nelas o aumento no número de carros é proporcionalmente muito maior que nas metrópoles.
causou aumento da poluição do ar e das emissões de gases de efeito estufa, sobretudo nas grandes metrópoles brasileiras.
Veja o gráfico a seguir, que mostra a variação do coeficiente de mortalidade infantil de 1930 até 2010.

Uma das causas que explica a tendência exposta pelo gráfico é a redução
do alcance dos programas de vacinação.
da renda média das famílias brasileiras.
do índice de desenvolvimento humano.
do número de domicílios sem água tratada.
do número de escolas para alunos acima de 15 anos.