

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O hematócrito tem como objetivo determinar
a quantidade de hemácias.
a quantidade de leucócitos.
o volume de plasma no sangue.
as variações morfológicas das hemácias.
a quantidade média de hemoglobina existente em uma hemácia.
Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) é o teste de triagem para a avaliação dos fatores das vias intrínseca e comum da coagulação, o qual detecta as deficiências dos fatores
I, II e III
I, X e XI
VIII, IX, XI e XII
IV, V e VII
XI, XII e XIII
Qual o volume necessário de uma solução de cloreto de potássio na concentração 60 g/l para o preparo de 250 ml de solução de cloreto de potássio na concentração de 3 g/l e quais são as vidrarias que poderiam ser utilizadas para o preparo dessa solução?
125ml / balão de fundo redondo, pipeta volumétrica e bureta.
80ml / balão volumétrico, pipeta graduada e proveta.
15ml / balão de fundo redondo, pipeta graduada e bureta.
12,5ml / balão volumétrico, pipeta graduada e proveta.
5ml / balão de fundo redondo, pipeta volumétrica e proveta.
Para qualquer aplicação de técnicas de biologia molecular é importante e fundamental a extração eficiente de moléculas de ácidos nucleicos. Sobre a extração de DNA, constata-se o seguinte:
o DNA deve ser ressuspenso em água destilada.
na etapa de lavagem é importante evitar o uso de detergentes.
o álcool utilizado no processo de extração tem a função de neutralização do DNA.
o sal utilizado no processo de extração do DNA tem a função de emulsão de lipídeos.
a extração de DNA é realizada nas seguintes etapas: lise celular, ligação, lavagem e eluição.
A extração de RNA é uma técnica importante para o conhecimento da expressão gênica. Assim, é muito importante o processo de extração e purificação dessa molécula no sentido de manutenção de sua integridade e qualidade. A esse respeito, tem-se o seguinte:
é importante a presença do lítio e do isotiocianato de guanidina, os quais auxiliam na precipitação e manutenção do RNA intacto.
a lise e desnaturação das células permitem a conservação de todos os ácidos nucleicos.
a precipitação do RNA é feita com sais, principalmente o cloreto de sódio.
a presença de elevados teores de ribonucleases (Rnases) é favorável.
o clorofórmio tem função de manutenção de lipídeos.