Imagem de fundo

A água é o meio essencial para todos os processos biológicos. Em suas diversas formas, ...

A água é o meio essencial para todos os processos biológicos. Em suas diversas formas, abriga também uma fantástica diversidade de seres vivos, desde organismos microscópicos a peixes e mamíferos de grande porte. Lagos, rios, represas, reservatórios e poças são habitat para seres vivos que desenvolveram uma complexa dependência deste meio. Assinale a alternativa incorreta:

A

Embora possam atingir o status de espécies invasoras, macrófitas aquáticas flutuantes são utilizadas como indicadores e biorremediadores de poluição.

B

Além de impedir o crescimento de algas, as macrófitas aquáticas contribuem na remoção de Fósforo, Nitrogênio e matéria orgânica.

C

Os reservatórios têm sido os ambientes mais afetados pelo crescimento excessivo de macrófitas aquáticas, pois ao contrário dos seus ambientes naturais, as terras alagáveis, não há ciclos de inundação e seca que agem como mecanismo natural de controle.

D

As cianobactérias são organismos fotoautrótofos, eucariontes, cuja proliferação em represas favorecida pela escassez de matéria orgânica produz o fenômeno conhecido como "maré colorida" (ou "vermelha").

E

As mudanças produzidas pelo represamento dos rios, como a passagem do ambiente lótico para o lêntico, resultam no desaparecimento de espécies estritamente fluviais, e num rearranjo das espécies remanescentes.