

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere a alternativa que descreve, corretamente, o baço:
É a maior glândula e o maior órgão maciço do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.
É uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão fazendo parte do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago entre o duodeno e o pâncreas.
É um órgão que se localiza na parte superior esquerda do abdômen e tem como funções filtrar o sangue e eliminar os glóbulos vermelhos lesionados, além de produzir e armazenar glóbulos brancos para o sistema imune.
Faz parte do sistema endócrino e divide-se em duas partes: córtex (camada externa, de cor amarelada devido à presença de colesterol) e medula (parte central).
Devido às variações de susceptibilidade, um mesmo patógeno não causa doença em todos os indivíduos que infecta. O que determina a resistência ou a susceptibilidade às infecções é a eficiência da resposta imune, que pode ser classificada em imunidade natural ou imunidade adquirida. A imunidade
natural é dependente de células killer (NK) e de fagócitos.
natural é dependente de células memória com pouca especificidade.
adquirida é dependente de linfócitos e de antimicrobianos da pele.
adquirida é dependente de fagócitos altamente específicos.
adquirida é dependente de células killer (NK) e de células memória sem especificidade.
As vacinas são substâncias produzidas em laboratório que têm como principal função treinar o sistema imunológico contra diferentes tipos de infecções. As vacinas possuem antígenos não patogênicos de microrganismos, ou seja, o microrganismo não é capaz de provocar a doença, mas os antígenos estimulam o desenvolvimento de anticorpos e de memória. Em um segundo contato com o mesmo antígeno, responderá mais rapidamente e de forma mais eficiente, combatendo o microrganismo antes mesmo dele se instalar no organismo.
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia básica - funções e distúrbios do sistema imunológico. 5.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017, com adaptações.
Esse tipo de imunidade tem como objetivo a prevenção e é conhecida como imunidade
ativa induzida artificialmente.
passiva induzida artificialmente.
adaptativa celular.
inata.
específica celular.
“A vacinação é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças nocivas, antes que entrem em contato com elas. Ele usa as defesas naturais do seu corpo para criar resistência a infecções específicas e tornar o sistema imunológico mais forte.” (OMS, 2021). Quando você recebe uma vacina, seu sistema imunológico responde:
Não reconhecendo o germe invasor, como o vírus ou a bactéria.
Produzindo anticorpos, que são proteínas produzidas artificialmente pelo sistema imunológico para combater doenças.
Quando exposto ao germe no futuro, podendo destruí-lo rapidamente antes que você adoeça.
Projetando o sistema imunológico para não lembrar o germe invasor.
Atacando o próprio sistema imunológico.
O sistema imunitário é funcionalmente dividido em dois sistemas, inato e adaptativo, que se interconectam. Por exemplo, vacinas injetadas entre as camadas da pele, onde há mais células dendríticas, frequentemente são mais eficazes que as injeções musculares para sensibilização de células do sistema adaptativo. A indução do sistema adaptativo é mediada por um grupo de células do sistema inato com o objetivo de desencadear ações humorais de maior especificidade contra os antígenos.
A denominação correta dada às referidas células do sistema inato que conectam os dois sistemas é
basófilos ativados.
linfócitos T reguladores.
plasmócitos competentes.
apresentadoras de antígenos.
A Agência Nacional de Vigilância Nacional (ANVISA) liberou a venda de ensaios imunocromatográficos no Brasil para fins de acompanhamento clínico da COVID-19, para presença de imunoglobulinas (IgA, IgM e IgG) em sangue total. Estudos revelam que é possível detectar presença de IgA e IgM até o _________ dia da infecção, com soroconversão para IgG no _________ dia e estando presente na circulação sanguínea em prazo superior de _________ meses, compreendendo que a presença de qualquer destes anticorpos não necessariamente indica que o paciente possa transmitir o vírus a outras pessoas. Ressalta-se, ainda, que o valor de IgM pode perdurar por tempo superior ao informado, visto a carga viral e a competência do sistema imunológico do paciente. Segundo o Ministério da saúde, um caso suspeito de Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave com resultado laboratorial negativo para Coronavírus, ou seja, SARSCoV-2 não detectável pelo método ____________, deve ser considerada a oportunidade da coleta ou confirmação laboratorial para outro agente etiológico.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
quinto – sexto – seis – PCR em tempo real
sétimo – décimo quarto – dois – imunocromatográfico
décimo – décimo primeiro – três – PCR em tempo real
sétimo – oitavo – um – imunocromatográfico
O sistema imunológico é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo e se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer especificamente determinadas estruturas moleculares e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação. (Martínez e Alvarez-Mon, 1999). São componentes do sistema imunológico:
Anticorpos, antígenos, células B e basófilos.
Microrganismos, parasitas, linfonodos e células T.
Hemoglobina, glóbulos brancos, plaquetas e glóbulos vermelhos.
Organelas, lisossomos, centríolos e retículos endoplasmáticos.
Mitocôndria, complexo de Golgi, citoplasma e hialoplasma.
Anticorpos são proteínas que se prendem muito firmemente aos seus alvos. Essas moléculas são produzidas em vertebrados como defesa contra infecções. Por serem muito específicos, os anticorpos podem ter a função prática de
produzir chips de computadores.
buscar uma série específica de bits de computador.
montar moléculas.
purificar moléculas.
construir substâncias orgânicas.
São células de defesa inespecífica e específica, respectivamente:
interferons e células Natural Killer
células T citotóxicas e interferons
interferons e células T citotóxicas
lgG e células Natural Killer
Em relação às características das imunoglobulinas humanas, analise as afirmativas a seguir:
I. As imunoglobulinas são glicoproteínas formadas por uma cadeia polipeptídica leve e outra variável.
II. As classes de imunoglobulinas são: IgG, IgM, IgA, IgD e IgY.
III. As cadeias polipeptídicas das moléculas de IgG são ligadas por pontes de sulfeto.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).
Apenas a afirmativa III.
Apenas a afirmativa II.
As afirmativas I e II.
As afirmativas II e III.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Vários países têm vindo nos últimos anos a estudar o porquê do aumento do número de casos relativos às doenças alérgicas, tantona incidência, quanto na prevalência. Atualmente as doenças alérgicastêm-se tornado gradualmente um verdadeiro problema de saúde pública devido à sua dimensão. As reações de hipersensibilidade envolvidasna gênese das manifestações clínicas das doenças alérgicas são: tipo I; tipo II; tipo III ou tipo IV. Hipersensibilidade tipo I é também conhecida comoimediata ou hipersensibilidade anafilática. Assinale a alternativa que indica a classe de anticorpo mediador da Hipersensibilidade imediata.
IgG.
IgE.
IgM.
IgD.
Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema imunológico humano.
I. Um dos mecanismos de defesa imunológica dos seres humanos são células que fagocitam antígenos, que por ventura entrem em contato com o nosso organismo. Entre essas células pode-se citar os neutrófilos, os macrófagos e os linfócitos “assassinos naturais” (linfócitos NK).
II. A resposta imunológica é ativada quando os linfócitos B e T identificam uma proteína ou um polissacarídeo estranho ao corpo humano.
III. Uma outra forma de atuação do sistema imune é a produção de substâncias chamadas de interferons. Essas proteínas proporcionam uma forma de defesa inata contra infecções virais.
IV. Quando se entra em contato com um vírus
pode-se afirmar, por exemplo, que a intensidade da resposta é a mesma em todos os contatos com o antígeno, pois o sistema imunológico é dotado de uma propriedade chamada de memória imunológica.
Estão corretas as afirmativas
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas
Leia as afirmativas a seguir:
I. No ser humano, o sistema imunológico é de grande importância na transmissão de estímulos eletroquímicos entre o cérebro e os músculos. Ele também é responsável pela coordenação motora do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos e memória imunológica. Esse sistema também é útil no transporte de oxigênio para as células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem supridas com oxigênio pelo sistema imunológico, podem dar origem a tumores.
II. Os canais deferentes são dois tubos que partem da glande, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. Esse canal muscular conduz os espermatozoides a partir dos testículos, que é o local onde eles são armazenados após serem produzidos no epidídimo.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Chegam duas crianças a um Pronto Atendimento. A primeira estava com a mãe, e o objetivo era seguir as recomendações do pediatra, realizando a profilaxia da doença conhecida como tétano. A segunda estava acompanhada da tia, e o problema nesse caso, era prestar socorro diante de um acidente ocorrido. A preocupação era combater qualquer possibilidade de contaminação pelo Clostridium tetani, uma vez que a criança não estava com as vacinas em dia. Diante das duas situações, o procedimento correto a ser adotado, respectivamente, é prescrição de
soro (porque contém antígenos) e vacina (porque contém os anticorpos).
vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém os anticorpos).
vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém os antígenos).
vacina (porque contém os anticorpos) e soro (porque contém antígenos).
soro (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém os antígenos).
O baço tem um papel importante e único na função dos sistemas hematopoiético e imunológico. Além de estar diretamente envolvido em muitas doenças destes sistemas, há um número significativo de aspectos clínicos associados à esplenomegalia. Sendo o baço o maior filtro sanguíneo do organismo, cujas funções derivam disso, assinale a alternativa que contenha uma patologia que NÃO apresenta, entre os sintomas clínicos, a esplenomegalia.
Leucemia.
Anemia Falciforme.
Cirrose.
Aplasia de medula.
O sistema imune realiza defesa individualizada para cada tipo de microrganismo invasor do corpo humano por meio de linfócitos e plasmócitos. Sobre antígeno e anticorpo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Antígeno é uma substância que pode ser especificamente ligada a uma molécula de anticorpo e necessariamente desencadeia uma resposta imune.
( ) Alguns linfócitos ativados pelo antígeno transformam-se em células de memória. Esse processo explica como um organismo se torna imune a doenças como o sarampo e a catapora.
( ) A vacina é um exemplo de imunização passiva, pois o próprio corpo fabrica os anticorpos contra o agente infeccioso, enquanto o soro é uma imunização ativa, pois contém uma certa quantidade de anticorpos que neutralizam os antígenos.
Assinale a sequência correta.
F, V, F
F, F, V
F, V, V
V, V, F
Sobre o complexo principal de histocompatibilidade (MHC), analise as quatro afirmativas abaixo.
I. A função fisiológica das moléculas do MHC é a apresentação de peptídeos às células T.
II. Esses antígenos de transplante são responsáveis pelo reconhecimento antigênico do receptor de células T.
III. As moléculas de anticorpo interagem diretamente com o anticorpo.
IV. O receptor de células T é antígeno – específico.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
I, II, III e IV.
Somente II, III e IV.
Somente I, II e III.
Somente I, II e IV.
Somente I e II.
O primeiro problema enfrentado por pessoas que precisam de um transplante de órgãos ou tecidos é a dificuldade para encontrar um doador compatível. Após conseguir encontrar este doador, outro problema surge: a possibilidade de rejeição, quando o sistema imunológico do receptor não reconhece o novo órgão ou tecido. Esta rejeição aguda mediada por anticorpos pode ser tratada com medicamentos imunossupressores que:
inibem a produção de anticorpos.
estimulam a produção de anticorpos.
inibem a produção de antígenos.
inibem a produção de células T.
estimulam a produção de células T.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2016 o número de vítimas de picadas de escorpiões passou de 12.552 para 91.485. O aumento do número de mortes foi maior ainda, saltando de 13 para 124, geralmente crianças ou idosos, no mesmo período.
Depois que ocorre a picada, a solução é o soro contra o veneno, que neutraliza sua ação.
(https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/adaptados-ao-ambiente-urbano-escorpioes-se-proliferam-e-picam-cada-vezmais.ghtml)
O soro imunológico usado contra o veneno de escorpião:
tem efeito rápido, pois injeta no organismo neutrófilos e macrófagos prontos para fagocitar o veneno.
age lentamente, porém de modo definitivo, já que seus antígenos irão desencadear a resposta humoral das células de memória.
confere proteção passiva imediata, porém breve, pois as imunoglobulinas injetadas serão aos poucos degradadas pelo organismo receptor.
fornece imunidade artificial permanente, em razão de conter anticorpos que foram produzidos por animais especificamente imunizados.
consiste na injeção de antibiótico específico, conferindo imunidade rápida e permanente contra o antígeno.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O sistema linfático é capaz de produzir células imunes (como linfócitos, monócitos e plasmócitos).
II. Os glóbulos brancos protegem o indivíduo contra bactérias e vírus invasores.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.