

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O sistema nervoso autônomo é dividido em dois ramos: simpático e parassimpático, que se distinguem tanto pela estrutura quanto pela função. As fibras nervosas simpáticas e parassimpáticas inervam os mesmos órgãos, mas trabalham em oposição. Enquanto um dos ramos estimula determinado órgão, o outro inibe. Assinale a alternativa que define corretamente a função do sistema nervoso simpático.
Miose e broncoconstrição.
Midríase e redução dos batimentos cardíacos.
Reduções do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea.
Aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão sanguínea.
Relacione adequadamente os lobos dos hemisférios cerebrais e as respectivas funções que eles controlam no corpo.
1. Occipitais.
2. Frontal.
3. Parietais.
4. Temporais.
( ) Ligada à visão.
( ) Controla a fala e o olfato.
( ) Ligada à audição.
( ) Sensação proveniente da pele.
A sequência está correta em
1, 2, 4, 3.
2, 3, 1, 4.
1, 4, 3, 2.
4, 3, 2, 1.
As fibras musculares estriadas esqueléticas se formam durante o desenvolvimento embrionário a partir de células precursoras denominadas mioblastos, que produzem grande quantidade de proteínas. Assinale a alternativa que indica corretamente as proteínas produzidas.
Actina e queratina
Miosina e queratina
Melanina e queratina
Miosina e melanina
Actina e miosina
A figura a seguir representa o curso temporal das variações de voltagem e condutância durante o potencial de ação no nervo.

As curvas 1, 2 e 3 representam, respectivamente:
Cada neurônio do cérebro humano está ligado a milhares de outros. O ponto de contato entre dois neurônios é formado pela união entre o axônio de um neurônio e os dendritos ou o corpo celular de outro, onde ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto desse processo.
Sinapse
Receptor
Condução saltatória
Despolarização
Mielina
Para produzir a reação de luta ou fuga, o hipotálamo ativa dois sistemas, aumentando a frequência cardíaca, a frequência respiratória e o retorno venoso. Estas alterações fisiológicas são estimuladas pelo(s):
Sistema límbico.
Reflexos medulares.
Sistema nervoso simpático.
Sistema nervoso parassimpático.
Analise as seguintes afirmativas:
I. O equilíbrio térmico ocorre pelo contato de dois corpos com temperaturas diferentes onde o mais quente cede calor para o mais frio até o ponto em que ambos estejam com a mesma temperatura.
II. A temperatura se dá pelo nível de agitação das moléculas de um corpo, sendo que quanto maior a agitação, menor o calor.
III. Todo corpo pode ser submetido à dilatação se submetido a elevadas temperaturas devido sua composição atômica, seja ele sólido, líquido ou gasoso.
Estão CORRETAS as seguintes opções:
I e II
I e III
II e III
I, II e III
Em maio de 2016, estudos de um grupo de pesquisa do Recife/PE associaram um novo distúrbio do sistema nervoso à infecção por zika vírus em adultos: a encefalomielite disseminada aguda, ou ADEM, na sigla em inglês. Trata-se de uma síndrome autoimune que ocorre após uma infecção, danificando a bainha de mielina e provocando o edema do cérebro e medula. Os demais sintomas são parecidos com os da esclerose múltipla, como fraqueza, sensação de dormência, perda de equilíbrio e comprometimento da visão. Para os cientistas, os resultados da pesquisa pernambucana reforçam a necessidade de investigar em maior profundidade a interação desse micro-organismo com as células do sistema nervoso.
(Adaptado de Sociedade Brasileira de Microbiologia. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016)
Sobre o sistema nervoso humano, pode-se afirmar que:
A desmielinização dos neurônios tem como consequência a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso.
As células de Schwann envolvem os axônios de neurônios do sistema nervoso central e formam a bainha de mielina. Essa membrana é rica em substâncias lipofílicas e funciona como um isolante elétrico.
A bainha de mielina formada por oligodendrócitos é contínua, enquanto que a bainha de mielina formada por células de Schwann apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier.
O potencial de ação para um determinado neurônio varia de acordo com a intensidade do estímulo, pois obedece a lei do “tudo ou nada”.
A bainha de mielina é uma estrutura que confere proteção aos neurônios e aumento da velocidade do impulso nervoso. Esta estrutura está presente no sistema nervoso de vertebrados, mas é ausente nos sistema nervoso de animais invertebrados.
A concentração de O₂ na corrente sanguínea também irá atuar no controle do ritmo respiratório, porém, é menos importante que o CO₂.
A concentração de O₂ é percebida pelos(as):
células quimiorreceptoras do lobo frontal do cérebro.
células quimiorreceptoras da medula oblonga.
centros respiratórios do cerebelo.
centros respiratórios do bulbo.
células quimiorreceptoras da aorta e carótidas.
A cocaína é uma droga estimulante que age sobre o sistema nervoso central. Ela acentua a ação de neurotransmissores como a dopamina, que, sob seu efeito, se acumula na fenda sináptica. O acúmulo de neurotransmissores resulta do bloqueio do mecanismo que, em situação normal, deveria recapturar ou remover o neurotransmissor, devolvendo-o para a célula emissora e cessando o estímulo para a célula receptora.

(http://www.sebbm.com/dossier172_cocaina.htm)
Assim, o efeito da droga é o de não permitir que os estímulos desencadeados sejam desligados, resultando em um estado de euforia, de ansiedade e de alerta constantes, enquanto durar o efeito da droga. O efeito sistêmico se dá pelo aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e pelo aumento da temperatura do corpo, entre outros efeitos.
Considere os seguintes eventos:
I. Moléculas de neurotransmissores são liberadas na fenda sináptica.
II. O efeito do estímulo sobre o neurônio receptor se intensifica.
III. Cocaína bloqueia transportador de dopamina.
IV. Impulso nervoso desloca-se pelo axônio do neurônio transmissor.
V. Dopamina se acumula no espaço sináptico.
A sequência correta de eventos desencadeados em consequência do consumo de cocaína é
I − III − IV − II − V.
IV − III − V − II − I.
IV − I − III − V − II.
IV − I − III − II − V.
V − III − I − II − IV.
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE os planos de corte utilizados para a visualização das estruturas anatômicas abaixo.

A- sagital; B - frontal; C - transversal.
A- transversal; B -frontal; C - sagital.
A- sagital; B - transversal; C -frontal.
A - transversal; B - sagital; C - frontal.
A- frontal; B - sagital; C - transversal.
Observe a figura e some o valor das afirmativas corretas.
(5) 1, 2, 3 e 4 são respectivamente: Dendritos, corpo celular, axônio e bainha de mielina.
(8) O sentido da condução do sinal nervoso dá-se de 1 a 2 a 3.
(15) A sinapse ocorre através do contato íntimo entre dois neurônios.
(20) Acetilcolina e noradrenalina são mediadores químicos liberados na sinapse.
(25) No fenômeno de despolarização, a carga da região intracelular torna-se negativa enquanto a carga da região extracelular, positiva.
O valor da soma é
13.
25.
33.
58.
73.
Para que um impulso nervoso possa ser transmitido de um neurônio a outro, é necessária a liberação, na fenda sináptica, de mediadores químicos. Um desses mediadores é a
insulina.
tirosina.
vasopressina.
acetilcolina.
histamina.
“O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios)”.
Fonte: http://www.tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html. Acesso em: 5 nov 2015).
Sobre sistema nervoso e neurotransmissores está correto afirmar:
Os neurotransmissores são encontrados livremente no meio extracelular, estando disponíveis para a utilização pelos neurônios a qualquer momento.
Os neurotransmissores estão relacionados com a transmissão do impulso nervoso, sendo encontrados por toda a extensão do axônio, permanecendo no interior da célula.
Os neurotransmissores são substâncias químicas que atuam na transmissão do impulso nervoso.
Preencher uma ficha de identificação requer menos utilização do sistema nervoso do que Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente.
O sistema nervoso e o sistema endócrino possuem uma íntima relação, sendo o sistema nervoso responsável, por exemplo, pela produção direta de alguns hormônios.
O corpo humano é um sistema no qual as partes interagem intimamente, até mesmo partes com certo grau de distanciamento entre si. O cérebro é o órgão que gerencia o corpo humano, interagindo com vários outros órgãos. Na sensação de bem-estar, o cérebro está interagindo diretamente com o:
intestino.
estômago.
pâncreas.
fígado.
Leia o texto abaixo.
Sistema Nervoso
Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. É uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo-se para trás e para a parte inferior da cabeça.
Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna. O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central.
Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo. O cérebro funciona como uma rede telefônica complicada, mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.
Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php. Acesso em 31 de março de 2016. Fragmento. Adaptado.
Um estudante de biologia, ao fazer um experimento, extraiu o cerebelo de uma cobaia. Neste experimento, a cobaia perderá a capacidade de
digerir alimentos.
eliminar excretas.
respirar.
produzir anticorpos.
andar.
Com relação ao sistema nervoso central, é CORRETO afirmar que:
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos: região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral. É uma estrutura subordinada ao cérebro, não podendo agir de forma independente dele.
O cérebro está relacionado à maioria das funções do organismo, como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo.
O cerebelo tem a função relacionada à respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado aos reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.
O bulbo coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. É responsável pelas ações voluntárias relacionadas ao armazenamento da memória.
A hérnia de disco geralmente ocorre quando há uma lesão no disco intervertebral, que se achata e se desloca de sua posição normal, podendo pressionar nervos da medula espinhal e provocar dor.
O tipo de tecido que forma os discos intervertebrais é denominado:
conjuntivo cartilaginoso
conjuntivo ósseo
muscular estriado
epitelial glandular
epitelial de revestimento
No cérebro existe uma camada contínua de células endoteliais unidas por zonas de oclusão, que o torna inacessível a muitas drogas de ação sistêmica, incluindo muitos agentes antineoplásicos e antibióticos.
Essa camada é conhecida como
espaço intratecal.
espaço peridural.
barreira cerebral.
espaço raquidiano.
barreira hematoencefálica.