Gerenciamento de contratos de licença de software.

Gerenciamento de contratos de licença de software.

A

O controle de softwares monousuário, desde que instalados nos servidores de rede, deverá identificar cada estação-cliente que utiliza uma cópia daquele aplicativo, para que o limite de distribuição de cópias não seja ultrapassado.

B

Em se tratando de licença de uso individual dos pacotes de aplicativos de automação de escritório, os controles deverão garantir que o pacote esteja instalado em apenas uma máquina ou que cada aplicativo do referido pacote esteja instalado em máquinas diferentes, sem, no entanto, duplicá-los.

C

O gerenciamento de contratos deverá se valer de controles e procedimentos que limitem a confecção e distribuição de mídias de back-up a, no máximo, três cópias de salvaguarda para cada software adquirido sob a modalidade licença de uso.

D

O gerenciamento adequado de licenças de software requer a existência de controle sobre os softwares instalados, considerando, entre outras, as modalidades de uso de licença, número de cópias autorizadas, número do registro de cada licença e o inventário de hardware existente na corporação, objetivando proteger a propriedade intelectual e combater a pirataria.

E

O gerenciamento adequado de licenças de software requer a existência de controle sobre os softwares instalados, considerando, entre outras, as modalidades de uso de licenças, quantidade de cópias autorizadas e número do registro de cada licença, sendo desnecessário, no entanto, a realização de inventário de todo o parque de equipamentos da empresa.