Questões de Concurso de Sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea - Ciências Aeronáuticas

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Questão de Concurso - 572107

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 66

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572108

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 67

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572109

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 68

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Estando um avião e a estação-rádio sobre a linha do Equador, mas em locais com declinação magnética diferente, a linha de posição magnética (LPM), no momento em que esse avião voar aproado para essa estação, será sempre igual ao valor recíproco da marcação magnética (MMG).

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572110

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 69

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572111

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 70

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 572112

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2012

Questão 71

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Um grau de longitude sobre um arco de paralelo é sempre equivalente a 60 milhas náuticas.

  • C. Certo
  • E. Errado