Questões de Concurso sobre Tópicos de Fenômenos de Transporte

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
17 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma tubulação que transporta vapor saturado é revestida com um isolante térmico que dificulta a perda de calor para o ar externo, e este se encontra a 20 ºC. A temperatura do vapor é 220 ºC e, nessa condição, o calor latente de condensação é 400 kcal/kg. Na extremidade da linha, foi colocado um purgador com capacidade para recolher 1,0 litro de condensado. Cada vez que ele atinge a sua capacidade máxima, uma válvula é aberta, descarregando toda a água acumulada. A tubulação com o revestimento tem um coeficiente global de transmissão de calor igual a 0,20 kcal/m2. h.ºC, referido à área da superfície externa da camada isolante.

São conhecidos:

Área da superfície externa do isolante no trecho considerado: 50 m2

Densidade do líquido condensado: 1,0 kg/litro

Considerando que todo o vapor condensado neste trecho seja transferido para o purgador, assinale a alternativa que apresenta o tempo médio decorrido entre as aberturas.


A

10 min


B

12 min


C

14 min


D

15 min


E

16 min

Ainda considerando a dinâmica dos gases térmica e caloricamente perfeitos, em se tratando de uma onda de choque normal:


A

o número de Mach do escoamento a jusante é sempre subsônico.


B

a temperatura total a jusante é maior que a mesma a montante.


C

para o mesmo número de Mach a montante, o aumento da entropia através de uma onda oblíqua é igual ao da onda de choque normal.


D

o produto da massa específica pela velocidade aumenta através da onda de choque normal.


E

a entalpia total é maior a jusante que a montante.

Uma pedra de gelo sujeita à temperatura de 270 K foi descongelada pelo contato com uma massa de 20 kg de vapor saturado na temperatura de 400 K. Verificou-se que o título deste vapor foi reduzido em 5% devido à troca de calor com a massa de gelo. Considerando que a troca de calor entre dois corpos é irreversível, conclui-se que este processo é acompanhado de uma variação de entropia.

Sabendo que o calor específico de condensação do vapor é 540 kcal/kg, pode-se calcular a variação total de entropia neste processo, que vale:


A

– 0,65 kcal/K


B

– 2,35 kcal/K


C

+ 0,35 kcal/K


D

+ 0,65 kcal/K


E

+ 1,65 kcal/K

Uma instalação industrial necessita efetuar o aquecimento de 5,6 ºC em uma massa de 100 kg de ar atmosférico. Cogitou- -se, inicialmente, em utilizar um aquecedor elétrico de 2 kW com aproveitamento total do calor gerado pela resistência.

A indústria tem uma máquina de refrigeração que consome 2 kW, funciona com um coeficiente de desempenho de 0,4 e descarrega para o ambiente uma quantidade de calor, ainda não aproveitada. Estudou-se a utilização desse calor para o aquecimento do ar, no lugar da compra do aquecedor elétrico.

Adotou-se o calor específico do ar de 1,0 kJ/kg.ºC e verificou- se que a diferença de tempo de aquecimento do ar entre a máquina de refrigeração e do aquecedor elétrico foi uma das opções a seguir. Assinale aquela que mais se aproxima do tempo correto, em segundos.


A

– 80 s


B

– 40 s


C

0 s


D

40 s


E

80 s

O condensador de uma instalação termoelétrica a vapor utiliza 200 kg/s de água que sofre um acréscimo de temperatura de 20 °C. O vapor provém de uma turbina e entra no condensador com a entalpia de 2 200 kJ/kg.

Na entrada da turbina, a entalpia do vapor é 4 400 kJ/kg e, na saída do condensador, a entalpia vale 200 kJ/kg. O sistema funciona em regime permanente, e o calor específico da água é 4,0 kJ/kg.ºC. Considere que o valor de 2 200 kJ/kg da entalpia da saída da turbina já absorveu o calor gerado pelo atrito do vapor que passou por ela.

Assinale a alternativa cujo valor representa a potência da turbina, em kW.


A

17 600


B

16 600


C

15 600


D

14 600


E

13 600

No atrito do ar com um corpo em alta velocidade, ocorre transferência de calor do fluido para o corpo ou do corpo para o fluido. Considerando o modelo de um gás térmicamente e caloricamente perfeito e com auxílio da teoria da camada-limite turbulenta, com número de Prandtl igual a um, pode-se afirmar, a respeito do fluxo de calor, que:


A

se a temperatura da superfície do corpo for maior que a temperatura estática do escoamento, o fluxo de calor é do corpo para o fluido.


B

existe fluxo de calor para o corpo se a temperatura da sua superfície for menor que a temperatura total do escoamento.


C

a direção do fluxo de calor não depende do número de Mach do escoamento.


D

a temperatura da superfície do corpo para a qual a direção do fluxo é do corpo para o fluido não depende do número de Prandtl.


E

sem variar o número de Mach, após várias horas de voo o fluxo de calor que era do fluido para o corpo se inverte e passa a ser do corpo para o fluido.

Considere a dinâmica dos gases térmica e caloricamente perfeitos. No caso das ondas de choque oblíquas, a jusante da onda, pode-se afirmar que:


A

pressão total, entalpia e temperatura aumentam.


B

número de Mach, massa específica e entalpia total diminuem.


C

pressão, temperatura e entropia aumentam.


D
entalpia total, pressão total e massa específica total permanecem constantes.

E

pressão total, entropia e número de Mach diminuem.

Considerando-se a medição de temperatura de um forno de tratamento térmico de metais a partir do uso de um pirômetro, é correto afirmar que, quanto maior for a diferença de potencial criada pelo par termoelétrico (termopar), maior será a temperatura desse forno.


C
Certo

E
Errado

Caso dois fluidos imiscíveis escoem entre duas placas planas paralelas horizontais, em virtude de um gradiente de pressão também horizontal, e o escoamento seja tal que a interface entre os fluidos é plana, então a situação, o campo de velocidade será contínuo na interface, mas o fluxo de momento linear não, isto é, a tensão de cisalhamento não será contínua na interface entre os fluidos.


C
Certo

E
Errado

As variações de velocidade ao longo de uma camada limite hidrodinâmica laminar sobre uma placa plana são devidas principalmente à ação da tensão de cisalhamento. Dessa forma, a pressão não varia significativamente ao longo de uma linha perpendicular ao plano da placa, mesmo havendo, nessa direção, variações importantes do valor da velocidade.


C
Certo

E
Errado

Considerando dois bocais convergentes e idênticos através dos quais escoem dois fluidos incompressíveis em regime laminar e permanente, sendo que um dos fluidos é mais viscoso do que o outro e considerando, ainda, que a velocidade na porção de entrada dos bocais imposta aos dois fluidos seja a mesma, então a velocidade média na saída do bocal do fluido mais viscoso será menor do que a do fluido menos viscoso, em virtude da ação da tensão de cisalhamento.


C
Certo

E
Errado

Em uma camada limite hidrodinâmica sobre uma placa plana cujo número de Reynolds é da ordem de 106 , os efeitos viscosos são desprezíveis em relação à inércia do escoamento, de forma que eles não desempenham papel significativo na dinâmica desse escoamento.


C
Certo

E
Errado

O que define se a espessura da camada limite hidrodinâmica é maior que a da camada limite térmica em um escoamento laminar e permanente paralelo a uma placa plana, cuja temperatura é maior que a do fluido, são as propriedades termofísicas do fluido.


C
Certo

E
Errado

Considerando: que, em um bocal convergente, em que a razão entre a área de entrada e a área de saída seja , escoe um fluido incompressível e não-viscoso; que, na porção de entrada desse bocal, a velocidade do fluido seja V, então a variação da pressão, , percebida entre a saída e a entrada do bocal, será dada por , em que é a massa específica do fluido.


C

Certo


E

Errado

 
 
Gerar simulado