I. "A proposta final deste livro confere ao componente...
Imagem de fundo

I. "A proposta final deste livro confere ao componente...

I. "A proposta final deste livro confere ao componente intenção o valor de atributo de equilíbrio e unidade do bom texto jornalístico, entendido como o relato verdadeiro e compreensível da atualidade. Na essência dessa proposta está a convicção de que a intenção é a liga que funde Ética, Técnica e Estética, tríade solidária e inseparável das ações jornalísticas."

 II. "O jornalismo não é, porém, um gênero literário a mais. Enquanto, na literatura, a forma é compreendida como portadora, em si, de informação estética, em jornalismo a ênfase desloca-se para os conteúdos, para o que é informado."

III. "Há um momento de dar a apuração por finda e de escrever. Excesso de informações torna confusa uma matéria. Matéria não é árvore de natal onde se penduram bolas."

IV. "Entre os gêneros de textos correntes nos jornais, a notícia distingue-se com certo grau de sutileza da reportagem, que trata de assuntos, não necessariamente de fatos novos; nesta, importam mais as relações que reatualizam os fatos, instaurando dado conhecimento do mundo. A reportagem é planejada e obedece a uma linha editorial, um enfoque; a notícia, não." As definições colocadas anteriormente correspondem, de forma textual, ao pensamento de quais autores?


A
Manuel Carlos Chaparro, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Nilson Lage.

B
Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat, Manuel Carlos Chaparro.

C
Manuel Carlos Chaparro, Nelson Traquina, Nilson Lage, Ricardo Noblat.

D
Nilson Lage, Nelson Traquina, Ricardo Noblat, Nelson Traquina.

E
Nelson Traquina, Manuel Carlos Chaparro, Ricardo Noblat, Nilson Lage