Imagem de fundo

Sobre os conceitos de opinião pública propostos por Novelli...

Sobre os conceitos de opinião pública propostos por Novelli (in DUARTE, 2012), assinale a opção INCORRETA.


A

As pesquisas de opinião confirmam seu status de representantes "quase" fiéis da própria opinião pública.


B

Mais do que registrar opiniões, as pesquisas de comunicação têm atuado como elemento fundamental na formação da opinião.


C

A fragilidade técnica das sondagens e pesquisas, mesmo com as evoluções e aprimoramentos dos últimos anos, chega a ser inquestionável em muitos sentidos.


D

Embora tenham se desenvolvido de maneira mais consistente a partir da década de 1950, as pesquisas e sondagens de opinião consolidaram-se a partir dos anos 1990.


E

A democracia atual, embalada por disputas simbólicas, estimula a existência de uma esfera pública conduzida pelos grandes veículos de comunicação para explicitar sua visão do mundo.