Questões de Concurso sobre Opinião Pública em Teorias da Comunicação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
65 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um caso clássico de uma teoria da opinião pública pode ser verificado no esquema eleitoral. Muitas vezes, os candidatos que estão à frente nas pesquisas recebem ainda mais votos graças à percepção popular de que eles devem ter a preferência da maioria e, provavelmente, serão eleitos. Além disso, essa mecânica também aparece nas próprias relações de bairro, quando muitas pessoas evitam discordar dos vizinhos com medo de ficarem isoladas, ou seja, as pessoas imaginam que pensam diferente da maioria, calam-se e, posteriormente, adaptam-se à opinião contrária. Assim, aquela ideia que talvez não fosse majoritária acaba prevalecendo. A pesquisadora Noelle-Neuman relacionou essa ideia e desenvolveu a teoria:


A

Fractal.


B

Hipodérmica.


C

Instrumentalista.


D

Biografia sem fim.


E

Espiral do silêncio.

As pesquisas de opinião e de mercado são ferramentas essenciais para compreender o comportamento do público, identificar tendências e embasar decisões estratégicas. Métodos quantitativos e qualitativos são utilizados para obter informações precisas e detalhadas. Em relação às pesquisas qualitativas e quantitativas, amostragem, questionários e grupos focais, assinale a alternativa correta.


A

As pesquisas quantitativas analisam dados numéricos obtidos por meio de questionários estruturados, permitindo a medição estatística de tendências e preferências do público.


B

As pesquisas qualitativas buscam quantificar o comportamento dos consumidores, utilizando métricas objetivas e estruturadas para obter resultados numéricos confiáveis.


C

O questionário é um método exclusivo das pesquisas qualitativas, pois permite aprofundar percepções e emoções dos respondentes por meio de perguntas abertas e flexíveis.


D

Os grupos focais são compostos por amostras aleatórias e estatisticamente representativas da população estudada, garantindo resultados generalizáveis para toda a sociedade.

De acordo com a Teoria da Opinião Pública, formulada pela cientista política Elizabeth Noelle-Newmann, a espiral do silêncio


A

explica a forma como a opinião pública é refletida nas sociedades tecnologicamente mais desenvolvidas.


B

explica as razões pelas quais se faz necessária a formulação de políticas públicas para a comunicação social.


C

é uma teoria que tem sido fortemente utilizada para substituir os órgãos de pesquisa, em um movimento espiral que busca silenciar as informações de natureza científica.


D

é uma teoria que considera o poder dos veículos de comunicação de massa e, por esse motivo, não deve ser aplicada a outros contextos, como é o caso da comunicação rápida e dinâmica das redes sociais.


E

faz com que grupos e indivíduos se eximam de expressar sua opinião pela percepção de um “clima de opinião”, por meio do qual observam que suas opiniões são contrárias às da maioria, evitando, assim, zombaria e exclusão.

“Os estudos desenvolvidos nos anos 1960 e 1970 por Maxwell McCombs (1972) e a hipótese do ___________, bem como a ideia de ___________, de Elizabeth Noelle-Neuman (1979) ou o efeito de “terceira pessoa”, desenvolvido por Philips Davison (1983), retomam não apenas a ideia de uma influência da mídia na formação dos temas de discussão e da opinião pública, mas procuram novas dinâmicas desse processo”.


Os conceitos que completam a afirmação de Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques, no artigo “O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem”, publicado no no 33 da revista Organicom são, respectivamente, os seguintes:


A

gatekeeper ... agenda-setting


B

espiral do silêncio ... gatekeeper


C

agenda-setting ... gatekeeper


D

agenda-setting ... espiral do silêncio


E

espiral do silêncio ... agenda-setting

Em seu livro Opinião Pública. Walter Lippmann apresenta um conceito para descrever "imagens mentais" simplificadas que as pessoas têm sobre eventos e questões complexas. Elas sao formadas "de pedaços juntados do que outros nos relatam" (Petrópolis: Vozes, 1992, p. 83). Os jornalistas, segundo o autor, desempenham um papel importante na criação e na disseminação dessas imagens, de modo que influenciam a maneira como as pessoas percebem o mundo. O termo que descreve tal conceito é


A

democracia deliberativa.


B

liberdade de imprensa.


C

opinião pública.


D

estereótipo.


E

propaganda política.

A visão de que a Opinião Pública tende a proporcionar maior relevância a temas que recebam maior exposição midiática é uma das grandes teorias comunicacionais da segunda metade do século 20. Quem são os ‘pais’ dessa corrente do pensamento ainda capital no tempo presente?


A

Jurgen Habermas e Guy Debord.


B

Herbert Marcuse e Theodor Adorno.


C

Max Wolf e Armand Mattelart.


D

Theodor Adorno e Guy Debord.


E

Maxwell McCombs e Donal Shaw.

Um dos elementos do conceito de opinião pública diz respeito à expressão pública capaz de gerar discussões privadas e individuais. O requisito para que ocorra o diálogo deve ser originário do âmbito individual.


C

Certo


E

Errado

O papel social da comunicação é debatido por Jürgen Habermas em diversas de suas obras, em especial em Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa (São Paulo: Unesp, 2014). Na linha de pensamento à qual esse autor se filia, o seu papel deve ser o de


A

construir um espaço para o debate democrático e a formação qualificada da opinião pública.


B

excluir do debate público as vozes divergentes da opinião pública dominante.


C

reduzir a importância do debate público em questões políticas e sociais, com sua diluição no entretenimento informativo.


D

concentrar o poder político nas mãos de elites econômicas detentoras das empresas de comunicação.


E

facilitar a manipulação da opinião pública por meio do controle da mídia de massa pelo poder econômico.

O conceito de opinião pública aponta para seu surgimento em grupos e a transformação deles em públicos, a partir da sistematização desses temas em grupos de discussão e de interesse público. Nesse contexto, é correto afirmar que a opinião pública


A

busca um consenso sem jamais alcançá-lo.


B

se dá quando representa a opinião da maioria.


C

representa a vontade popular, em unanimidade.


D

é pessoal e não está relacionada a outras pessoas.


E

está relacionada a autoimagem e não busca aprovação de grupo.

Até 1990 o tema Opinião Pública era destituído de relevância, considerando que o golpe de 1964, que instituiu a Ditadura Militar, fechou as possibilidades de manifestação social. Segundo a socióloga Célia M. Retz G. dos Santos, cinco anos depois da abertura e dois depois da promulgação da Constituição de 1988, o tema passou a uma relevância que o retirou de seu “valor normativo e de seu caráter sociológico e coletivista”, e que o entregou de bandeja a uma relação quase promíscua com os Meios de Comunicação, transformando-o em instrumento de sondagem da vontade popular. Chegando-se ao terceiro milênio, mais uma vez a Opinião Pública entra em um vórtice que a empurra na direção de várias conexões com outras áreas do conhecimento, dando-lhe novamente um caráter adjetivo e não substantivo, como seria sua manifestação ideal. Conforme texto acima, pode-se depreender que


I. Só em 1990 o tema Opinião Pública ganha destaque nos estudos de comunicação do Brasil, em decorrência da abertura política que gerou um empoderamento dos Meios de Comunicação.

II. Em decorrência de contextualizações diversas, a Opinião Pública no Brasil jamais teve o status de valor social normativo e caráter sociológico e coletivista.

III. Durante os anos da década de 1990, a Opinião Pública estreitou seus laços com os Meios de Comunicação, transformando-se, por assim dizer, em um instrumento de aferição da relação entre eles e a vontade popular.

IV. A chegada ao terceiro milênio restabelece a harmonia entre a Opinião Pública e seus valores normativos e de caráter sociológico e coletivista.

V. A chegada do terceiro milênio empurra a Opinião Pública para um novo turbilhão onde ela se torna linear e fecha-se a novas conexões.


Assinale a alternativa com as assertivas corretas.


A

I, II, III.


B

II, III, V.


C

I, IV, V.


D

II, III, IV.


E

I, III, IV.

Ao envolver a mídia no debate sobre opinião pública, Lippmann considera o conceito de opinião em massa como equivalente ao conceito de opinião das massas.


C

Certo


E

Errado

A Opinião Pública, sendo a expressão crítica da visão de uma sociedade sobre ela mesma, tende a modificar seus instrumentos de mensuração social, quando elementos constitutivos desta sociedade sofrem uma transformação tão profunda, como a pesada instalação da internet em todas as suas interfaces. Criam-se assim novos paradigmas observacionais, considerando que cada pessoa, munida de um celular, pode ser, a um só tempo, um observador social e um protagonista, porque capaz de argumentar publicamente sobre o que vê. Como afirma Célia M. Retz G. Santos, “desta revolução, sérias transformações passam a orientar os modelos de pesquisa de opinião e levantamentos dos anseios e perfis e demandas do público”.


Assinale a alternativa correta sobre o tema Opinião Pública.


A

A pesquisa de Opinião, na sociedade do terceiro milênio, não sofre necessidade de transformar-se, podendo manter antigos paradigmas para auscultar as vontades sociais e os rumos ansiados pela sociedade.


B

A Opinião Pública é a expressão crítica da visão de uma sociedade sobre ela mesma, logo ela nunca sofrerá transformações, mesmo nos tempos das mídias sociais.


C

Um observador, com um celular, é capaz de ser ao mesmo tempo observador crítico de um momento social e o protagonista social, mesmo quando não reproduz esse momento com uma análise particular.


D

A internet, dentro do que se costuma chamar de mundo digital, estimula o estabelecimento de novos modelos e paradigmas para medir a opinião pública.


E

A pesada entrada da internet no mundo do terceiro milênio restringiu a necessidade de transformações nas pesquisas de Opinião Pública.

Segundo a espiral do silêncio, a opinião pública se forma a partir do processo de interação entre as atitudes individuais e as crenças individuais sobre a opinião da maioria.


C

Certo


E

Errado

Além dos meios tradicionais de comunicação, a opinião pública também é formada a partir da livre interação conversacional entre cidadãos, mediada ou não pelo computador, na medida em que algumas pessoas exercem o poder de convencimento por meio de suas argumentações.


C

Certo


E

Errado

A opinião pública é impactada pelo grande volume de informações presentes em diversas mídias, mas cabe à imprensa pautar/agendar o debate a partir da


A

formação de grupos de interesse.


B

manipulação da notícia pelos veículos.


C

determinação da opinião pública.


D

disposição e incidência das notícias.


E

aceitação do senso comum.

100 anos de Paulo Freire: por que patrono da educação irrita tanto bolsonaristas

-

Morto há mais de 20 anos, educador ainda é reconhecido em diversos países, mas apoiadores do atual presidente da República insistem em atacar seu legado.

-

Um século depois de seu nascimento, Paulo Freire é homenageado por diversas autoridades e personalidades, como o ex-presidente Lula, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL), o professor Silvio Almeida, entre outros. Por outro lado, bolsonaristas o têm atacado – não só hoje, mas há algum tempo. Eduardo Bolsonaro usou suas redes sociais para criticar uma recente decisão da Justiça, que proibiu o ataque à honra do educador.

-

Adaptado de ultimosegundo.ig.com.br, 19/09/2021.

-

-

100 anos de Paulo Freire: ensinamentos do educador ainda são atuais

-

Conhecido desde 2012 como “Patrono da Educação Brasileira”, Freire atuou principalmente na educação de adultos em áreas proletárias de Pernambuco.

-

Neste 19 de setembro de 2021, o recifense Paulo Freire completaria 100 anos. Segundo estudiosos, as ideias do educador continuam representando um norte para escolas e universidades que veem a sala de aula como mecanismo de transformação social. “Por vivermos tempos repressivos, o legado dele volta ainda com mais força”, afirma Walkyria Monte Mór, professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia.

-

Adaptado de g1.globo.com, 19/09/2021.

-

O centenário de Paulo Freire ganha a esfera pública ao trazer opiniões conflitantes conforme a força de reação de diferentes atores na sociedade.

-

Essa força de reação é definida de acordo com a seguinte propriedade da opinião pública:


A

direção


B

coerência


C

intensidade


D

distribuição

Analisando a natureza da Opinião Pública e suas principais características, é equivocado afirmar que a Opinião Pública


A

coincide com a vontade popular e está arraigada no mais profundo dos sentimentos individuais.


B

consiste em manifestações de atitudes coletivas.


C

implica na existência de outras opiniões distintas delas.


D

não é a soma das opiniões privadas.


E

corresponde à necessidade do público de opinar, mesmo que o grau de informação seja pequeno.

A Agenda Setting ou a Teoria do Agendamento estabelece os novos paradigmas da mídia com relação à opinião pública. Reserva-se para essa agenda uma observação perspicaz sobre a maneira como o público recebe, trata e inclui a informação em seu cotidiano. São as interações público-informação que criam a valoração da informação. Insurge-se contra essa ordem o chamado contra agendamento, que também vem do ato de perscrutar a sensibilidade social para absorver um conteúdo novo, demandado por determinado segmento, ou da possibilidade de uma mobilização de maior peso. Depreende-se desse enunciado que:


I. O tema de um contra agendamento nunca será contrariado pela sociedade porque em algum momento ela o exigiu por meios de suas redes sociais, ou outro movimento.

II. A Agenda Setting exige faro do produtor da informação para descobrir se as interações com sua audiência serão compreendidas, aceitas, replicadas, transformadas e/ou acrescidas de mais dados.

III. O jornalista profissional, independente de sua audiência, tem autoridade para escolher a informação para divulgar, sem auscultar o sentimento do seu público.

IV. A Agenda Setting da empresa jornalística depende, além do humor de seu nicho de atuação, das necessidades e vontades de seus patrocinadores.

V. As interações público-informação geram ruídos na informação e impõem o contra agendamento.


Assinale a alternativa com as assertivas corretas.


A

I, II, IV.


B

II, III, V.


C

I, IV, V.


D

II, IV, V.


E

I, III, IV.

Os estudos da área de comunicação ressaltam que a reputação do emissor é essencial para as mudanças de opinião na audiência.


C

Certo


E

Errado

Acerca dos conceitos de comunicação, assinale a alternativa correta.


A

A comunicação pública é entendida como uma ação de natureza publicitária empreendida pelo Poder Executivo, federal, estadual ou municipal, visando a divulgar as ações e políticas de governo para a sociedade.


B

A opinião pública pode ser descrita como o conjunto de pontos de vista ou inclinações de caráter cognitivo e avaliativo que os indivíduos de um grupo têm, em certo momento, a respeito de um fato ou assunto de interesse público.


C

A comunicação governamental é aquela empreendida pelo Estado para a difusão de informação e a articulação entre agentes públicos e atores sociais, em torno de assuntos de interesse público.


D

Esfera pública é o espaço institucionalizado das comunicações do Poder Público, que tem como objetivo precípuo informar à sociedade acerca das ações governamentais e das políticas públicas nos diversos setores.


E

A comunicação corporativa é o conjunto de ações das organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, visando à interação com seus públicos de interesse, os stakeholders, e à mobilização da opinião pública.

 
 
Gerar simulado