

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre a Cultura Amazônica, J.J. Paes Loureiro (2000) apresenta aspectos da transculturalidade. Observa que a paisagem amazônica, marcada por castanheiras, miritizeiros, açaizeiros, sofre uma interferência da cultura do consumo com “novas palmeiras”: as antenas parabólicas. NÃO são aspectos de transculturalidade em Loureiro os seguintes trechos:
na época da borracha, o Teatro Amazonas (AM) e o Teatro da Paz (PA) foram “antenas parabólicas” na região amazônica, constituindo-se de uma transculturalidade cosmopolita.
o carimbó é um exemplo de transculturalidade, no que se refere à fusão de ritmos indígenas, africanos e português.
o Pássaro Junino é um teatro musicado que funde elementos culturais caboclos e europeus.
a transculturalidade embrenha-se pela floresta e torna-se um fenômeno sócio-político, amplia a capacidade de persuasão, subordinação e marginalização.
a Cultura Norte-americana em transculturalidade hegemônica sobre a Cultura Amazônica impõe a globalização.