Imagem de fundo

Em uma era de saturação informacional e desconfiança nas instituições, a construção da ...

Em uma era de saturação informacional e desconfiança nas instituições, a construção da imagem de um candidato vai além de estratégias visuais ou jingles de campanha. O conceito de marca política, segundo Torquato (2014), envolve um conjunto de elementos simbólicos que conectam o eleitor à identidade, valores e posicionamento do candidato.


Sobre esse conceito, é correto afirmar que


A

trata-se apenas do nome do partido e do número de urna do candidato, pois são os únicos elementos exigidos legalmente.


B

é um conceito técnico que fica sob responsabilidade exclusiva dos assessores de imprensa e da equipe jurídica.


C

é construída exclusivamente com base em slogans utilizados em campanhas anteriores, garantindo coerência com o histórico eleitoral.


D

limita-se à identidade visual da campanha — como logotipo, cores e tipografia —, pois esses são os elementos que geram reconhecimento imediato.


E

refere-se a um sistema simbólico mais amplo, que expressa a personalidade pública, os valores percebidos e a narrativa política construída em torno do candidato.