Imagem de fundo

Determinada instituição pública pretendia compreender como...

Determinada instituição pública pretendia compreender como diferentes segmentos da população percebiam suas ações de comunicação institucional. Para isso, a instituição reuniu pequenos grupos de participantes, promoveu um debate orientado por temas previamente definidos e contou com a atuação de um pesquisador responsável por estimular a interação e aprofundar os pontos emergentes ao longo da discussão.


Com base na situação hipotética apresentada e na literatura de pesquisa qualitativa em comunicação e marketing, conclui-se que a técnica utilizada pela instituição foi


A

observação participante, caracterizada pela condução de debates temáticos mediados pelo pesquisador, com foco na verbalização orientada.


B

o grupo focal, método qualitativo em que a interação entre os participantes, mediada pelo pesquisador, constitui elemento central na produção dos dados.


C

o questionário estruturado, a partir do qual o pesquisador assegura uniformidade na coleta das respostas.


D

a entrevista em profundidade, que permite explorar percepções subjetivas a partir de relatos individuais conduzidos pelo pesquisador.


E

a discussão em grupo, técnica quantitativa voltada à obtenção de consensos a partir da interação entre participantes.