Questões de Concurso sobre Editoração

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
106 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O uso de imagens protegidas por direitos autorais em publicações só é permitido quando


A

estão disponíveis em alta resolução.


B

há autorização prévia do autor ou licença adequada.


C

são modificadas para uso exclusivo em design digital.


D

não possuem marca d’água.


E

são publicadas sem fins comerciais.

A normalização de trabalhos acadêmicos tem como prioridade


A

aumentar a quantidade de gráficos em uma publicação, facilitando a compreensão.


B

reduzir a quantidade de páginas de um artigo, favorecendo a leitura por pares.


C

padronizar a apresentação de informações de acordo com normas técnicas.


D

criar layouts esteticamente atrativos, tornando o documento menos enfadonho


E

impedir o prejuízo à compreensão das ideias do autor.

Estou usando o termo “design do livro” para me referir ao que acontece dentro do livro e não na sua capa. Embora muitos presumam que um designer de livro faz apenas a sobrecapa, geralmente acontece o contrário. Os designers de livro frequentemente não desenham capas de seus livros. O projeto de capa é um problema tão diferente do design de miolo que se precisaria de um livro exclusivo para analisá-lo.


HEDEL, Richard. O design do livro. Trad. Geraldo Gerson de Souza e Lúcio Manfredi. São Paulo: Ateliê Editorial, 2022. p. 5.


Em um projeto editorial, os seguintes elementos do miolo que devem ser considerados pelo designer como matérias pré-textual, textual e pós-textual de um livro, respectivamente, são:


A

epígrafe, colofão, prólogo.


B

índice, iconografia, tipografia.


C

portfólio, notas, glossário.


D

cabeça, sumário, referências.


E

imprenta, fólio, epílogo.

Garantimos um bom planejamento de conteúdo para mídias sociais com


A

postagens livres e espontâneas, sem um cronograma definido.


B

definição clara de objetivos, público-alvo e tipos de conteúdo com um cronograma regular.


C

foco em promoções e vendas, seguindo as últimas tendências da internet.


D

produção de publicações apenas quando houver novidades.


E

postagens regulares em diferentes turnos.

Ferramentas modernas de editoração eletrônica, como Adobe InDesign, Canva e Microsoft Publisher, possibilitam a automação de tarefas e a integração com diversos formatos de publicação, o que otimiza o fluxo de trabalho e garante maior eficiência no processo de produção editorial.


C

Certo


E

Errado

O conceito de UX (User Experience), aplicado a conteúdos para a Web, refere-se a


A

melhorar a experiência do usuário na interação com plataformas e conteúdos digitais.


B

tornar o design mais colorido e atraente, independente do conceito vinculado ao conteúdo.


C

garantir que o site funcione apenas em navegadores modernos.


D

aumentar o número de animações em uma página visando a melhoria da experiência.


E

facilitar o download de arquivos grandes.

A principal vantagem de trabalhar com gráficos vetoriais é


A

a facilidade na edição de textos em imagens.


B

a rapidez na aplicação de efeitos tridimensionais.


C

a compatibilidade com arquivos bitmap.


D

a possibilidade de redimensionamento sem perda de qualidade.


E

a exclusão de detalhes no projeto.

Com relação à produção de ilustrações no design editorial e em mídias digitais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Ilustrações vetoriais não são indicadas para logotipos, ícones e elementos gráficos que precisam ser escalados sem perda de qualidade.

( ) A escolha do tipo de ilustração não influencia a legibilidade ou a adequação ao meio, já que todo formato gráfico possui a mesma performance em impressão e em telas digitais.

( ) A ilustração digital raster, é baseada em pixels e perde qualidade quando ampliada em excesso. Para impressões que exigem escalonamento, é mais indicado utilizar ilustrações vetoriais.


As afirmativas são, respectivamente


A

V – F – V.


B

F – F – V.


C

V – V – F.


D

F – V – V.


E

F – F – F.

A escolha do formato de uma revista está diretamente relacionada com


A

a quantidade de cores no projeto.


B

o processo de encadernação digital.


C

o uso de fontes decorativas.


D

o público-alvo e a funcionalidade desejada.


E

o tamanho do arquivo final para impressão.

O plágio em materiais editoriais é caracterizado por


A

alterar parcialmente o conteúdo original para uso particular.


B

citar fontes em excesso preservando a informação original.


C

reproduzir imagens e gráficos com a devida autorização.


D

reproduzir integralmente ou parcialmente conteúdos, sem dar o crédito.


E

traduzir textos de outra língua para uso pessoal.

O conceito de "API" (Interface de Programação de Aplicações), refere-se


A

a ferramentas exclusivas para design gráfico.


B

à criação das animações interativas.


C

à conexão entre diferentes sistemas e serviços.


D

à otimização das imagens para Web.


E

ao desenvolvimento de bancos locais.

A escolha de palavras-chave em um artigo científico visa


A

facilitar a indexação e a busca em bases de dados.


B

aumentar o número de citações obrigatórias.


C

eliminar a necessidade de resumo.


D

reduzir o texto da introdução.


E

facilitar a leitura do conteúdo em português e inglês.

Ao contrário de formatos como .JPEG ou .PNG, que são baseados em pixels, o formato SVG (scalable vector graphics) é baseado em matemática geométrica de formas e linhas, o que permite a representação de imagens com precisão geométrica.


C

Certo


E

Errado

Sobre o Adobe InDesign, uma das ferramentas essenciais para a editoração, analise as afirmativas a seguir:


I.O Adobe InDesign possibilita a criação e aplicação de estilos de parágrafo, permitindo a manutenção da consistência tipográfica e a atualização simultânea da formatação em todo o documento.

II.O Adobe InDesign integra de forma automática a edição de textos com a criação de gráficos vetoriais, eliminando a necessidade de trabalhar com arquivos externos para imagens, e garantindo que todas as alterações de design sejam feitas de maneira não destrutiva.

III.O Adobe InDesign oferece a funcionalidade de criação de páginas mestras, que permite a aplicação uniforme de elementos gráficos e de layout em todas as páginas, otimizando a diagramação e facilitando ajustes globais.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

I, II e III.


C

II apenas.


D

I e II apenas.

Índice e sumário, elementos pré‑textuais, indicam a página em que cada divisão e subdivisão da obra (partes, secções, capítulos etc.) se inicia.


C

Certo


E

Errado

Segundo os critérios básicos de elaboração e apresentação de índices, é correto afirmar que


A

o índice deve abranger as informações extraídas do documento, inclusive material expressivo contido nas notas explicativas, apêndice(s) e anexo(s), entre outros.


B

as informações contidas no índice devem explicitar fielmente o que está expresso no texto, sendo inviável acrescentar complementos ao documento.


C

na elaboração dos índices, deve-se usar artigos, adjetivos, conjunções e preposições, mesmo que sejam no início dos cabeçalhos.


D

nos cabeçalhos dos índices, não é permitido criar remissivas com a proposição de cabeçalhos correspondentes aos originalmente criados.


E

todos os índices devem ser elaborados considerando a ordem alfabética dos títulos dos capítulos das obras.

Ao fazer um livro infantil, é importante determinar a idade do público-alvo. Em geral os livros infantis são compostos com tipos com tamanhos entre os corpos 12 a 18. Para os diagramadores que realizam trabalhos para essa faixa etária, a legibilidade é facilitada quando os textos são compostos com fontes do grupo Gill Schoolbook, Frutiger, Helvética e Arial. Estas fontes pertencem à família


A

Cursiva.


B

Romana.


C

Egípcia.


D

Fantasia.


E

Lapidária.

A ficha catalográfica é tratada, tradicionalmente, como um elemento pré‑textual, mas também pode ser um elemento pós‑textual.


C

Certo


E

Errado

 
 
Gerar simulado