

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Observe a seguir a captura de tela referente ao canal do Ministério Público de Minas Gerais no Youtube:
-

-
(Disponível em: https://www.youtube.com/@MPMGOficial.)
-
Considerando os objetivos das entrevistas, é correto afirmar que tal entrevista:
Trata do relato do entrevistado sobre algo de que ele participou ou assistiu.
Possui ponto de interesse mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.
Aborda um tema, sobre o qual se supõe que o entrevistado tenha condição e autoridade para discorrer.
Tem como objetivo a figura do entrevistado e não um tema particular ou um acontecimento específico.
Analise o texto abaixo:
A entrevista é o microcosmo do jornalismo, onde se assenta a busca elementar, primeva, intuitiva pela informação. A pergunta básica está tanto na base de uma simples apuração sobre o cano furado que inunda a avenida na periferia da cidade, quanto está no leito de uma monumental investigação sobre o plutocrata corrupto ou o governante criminoso no centro do poder. Grande ou pequeno, o jornalismo está assentado sobre a pergunta seminal que define a genética da boa informação.
CUNHA, Luiz Cláudio, in Entrevista na prática jornalística e na pesquisa, org. Beatriz Marocco, ed. Libretos, Porto Alegre, 2012, p.55/56
Partindo do texto e de seus conhecimentos sobre a entrevista jornalística, assinale a alternativa correta.
A entrevista jornalística é acidental no fazer jornalístico, que prescinde dela.
A entrevista jornalística não precisa de planejamento, porque depende unicamente da criatividade do entrevistador.
A entrevista jornalística se torna importante diante de fatos marcantes e não diante de fatos do cotidiano.
Para que a entrevista possa fluir, é fundamental planejar previamente, com objetivos e preparação. Por isso, não se deve fugir da pauta estabelecida, mesmo diante de novos fatos.
A entrevista jornalística pode se constituir na matéria jornalística em si ou fazer parte de material mais amplo. De qualquer modo, é fundamental na apuração.
É uma modalidade de entrevista, no campo do jornalismo, que permite uma interação dinâmica entre os participantes, o que pode levar a diferentes perspectivas e a debates mais aprofundados sobre um tema. Nela, entrevistadores têm a função de fazer perguntas e moderar a discussão, garantindo que todos os participantes tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e seus pontos de vista.
A entrevista a que o texto acima se refere é a
exclusiva.
ping-pong.
de perfil.
mesa-redonda.
ao vivo.
O "Povo Fala" é um dos estilos de entrevistas mais tradicionais do jornalismo. Com relação a isso, assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos do "Povo Fala".
Realizar uma pesquisa exploratória com relação à opinião pública com base na programação da TV.
Ouvir o máximo de pessoas possíveis tendo uma mesma pergunta como fio condutor.
Dar dinamismo e vida à reportagem de modo a abordar temas variados e uma forma de ouvir a opinião diretamente da audiência ou da população.
Ouvir sugestões de pautas feitas pela audiência de modo a aproximar o veículo de imprensa à população.
Combinar, previamente, com os entrevistados a pergunta e a resposta que eles devem dar para que o conteúdo fique coerente com a abordagem da matéria.
Segundo Ferraretto (2014), como é denominado o tipo de entrevista para rádio que procura extrair informações do entrevistado, objetivando a narrativa de um fato?
Entrevista noticiosa.
Entrevista coletiva.
Entrevista de opinião.
Entrevista com personalidade.
Entrevista de grupo ou enquete.
Em uma pesquisa, a entrevista realizada a partir de um roteiro de perguntas que serão reproduzidas a todos os participantes é chamada
roteirizada.
estruturada.
aberta.
semiestruturada.
escala lickert.
De acordo com Lage (2019, p. 84), do ponto de vista da apresentação, a entrevista varia, evidentemente, conforme o veículo.
Leia as afirmativas:
I. A entrevista no jornalismo impresso pode ser tratada como notícia, apresentada na forma de um perfil e na forma de perguntas e respostas.
II. A entrevista no rádio, assim como na televisão, pode ser ocasional ou produzida, gravada ou ao vivo.
III. Ensaiar a entrevista com o entrevistado ou dar conhecimento prévio ao entrevistado do que lhe vai ser exatamente perguntado não prejudica o resultado final. Não se corre o risco de toda a conversa parecer ao ouvinte/espectador um arranjo publicitário ou conluio político.
IV. A entrevista ocasional ou espontânea, ao vivo, é totalmente segura e não é uma caixinha de surpresas.
V. A entrevista televisiva devassa a intimidade do entrevistado, a partir de dados como sua roupa, seus gestos, seu olhar, a expressão facial e o ambiente.
A sequência CORRETA das afirmativas é:
I, II e III.
I, II e IV.
I, II e V.
II, III e IV.
Considere a classificação do formato jornalístico entrevista proposta por Nilson Lage (2001). A partir disso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)As entrevistas no jornalismo podem ser classificadas de acordo com as circunstâncias e objetivos.
(__)Os tipos de entrevistas, do ponto de vista dos objetivos, podem ser: ritual, temática, testemunhal ou em profundidade.
(__)As circunstâncias de realização de uma entrevista não variam muito. Logo, podem ser definidas como: coletiva e exclusiva.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F - V - F.
V - F - V.
V - V - F.
F - F - V.
V - F - F.
Assinale a alternativa que apresenta a combinação de equipamentos mais adequados para acompanhar um jornalista durante a realização de uma entrevista. O objetivo é produzir imagens de detalhes coloridos do vestuário do entrevistado durante a conversa, que será bastante rápida. Considere o uso de uma câmera SLR e o ambiente em área externa, em dia ensolarado.
Objetiva de distância focal 18 mm, tripé para câmera e flash portátil.
Objetiva de distância focal 24 mm, tripé para câmera e fotômetro de mão.
Objetiva de distância focal 35 mm, tripé para câmera e luz com lâmpada de tungstênio.
Objetiva de distância focal 50 mm, para-sol e luz com lâmpada de tungstênio.
Objetiva de distância focal 100 mm, para-sol e flash portátil.
Ao final de partidas de futebol, repórteres entram em campo para entrevistar jogadores.
Esse tipo de entrevista, denominada “entrevista ritual”, tem como objetivo
registrar um testemunho inédito.
buscar informações de relevância social.
buscar o registro da voz do entrevistado.
ouvir o relato de uma autoridade.
obter revelações inéditas.
Entrevista é uma técnica jornalística de obtenção de informações que recorre ao coletivo, sendo o repórter não somente alguém que pergunta, mas alguém que sabe entrevistar.
Certo
Errado
Uma entrevista ao vivo não deixa espaço para erros, já que:
as cifras necessariamente precisam ser exatas.
pontuação, frases curtas e poucos adjetivos são tolerados.
é realizada com o máximo de antecedência.
a informação chega ao público instantaneamente.
o meio de informação é escasso e lento.
Analise as afirmativas abaixo sobre a entrevista jornalística.
1. Toda a entrevista jornalística deve ser pautada, planejada para mostrar profissionalismo.
2. Numa entrevista jornalística, as perguntas genéricas, que muitas vezes revelam falta de preparo do entrevistador, devem ser evitadas.
3. Apesar de pautada e planejada, muitas vezes o entrevistador mudará o rumo da entrevista diante de novas informações importantes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Leia o texto abaixo:
“Apesar das fontes primeiras de inspiração virem de Portugal, Inglaterra e França, é do jornalismo americano, depois da Segunda Guerra Mundial, que o jornalismo brasileiro sofre maior influência. Consequência inevitável da evolução do capitalismo nacional e da maneira como ele se encaixa no sistema capitalista internacional, o gênero magazine chega fazendo moda e passa a conceder à entrevista a importância que ela possui hoje. (…)
Não custa lembrar que o conceito clássico de magazine é de extensão da imprensa diária. São publicações editadas com o objetivo de comentar e opinar sobre os assuntos mais variados e dar uma visão aprofundada dos temas da natureza humana.”
Muhlhaus, Carla – Por trás da entrevista – ed. Record, 2007, São Paulo, p.18-19.
Tendo como base o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta em relação à entrevista jornalística.
A entrevista jornalística no Brasil inicia no impresso e depois atinge a televisão. Nessa medida, torna-se espetáculo de massa.
As entrevistas no jornalismo brasileiro começam na televisão. Somente nos anos 90 passam a ser empregadas nos jornais.
As entrevistas jornalísticas são, por excelência, o gênero do improviso, isto é, não há planejamento possível.
As entrevistas são exclusividade do jornalismo, por isso se tornam tão populares nos veículos impressos.
As entrevistas jornalísticas, seja no impresso, seja no eletrônico, não são empregadas como parte de matérias. Pela sua importância, a entrevista precisa ser o produto único no material jornalístico.
Entrevista é considerada uma ferramenta clássica de apuração de informações em jornalismo. Os procedimentos para levantamento de dados podem ter formas e conduções diferenciadas. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos conceitos de entrevistas jornalísticas.
O jornalista deve elaborar um pré-roteiro com meios para investigar e coletar informações, visando coletar pontos de vista diferentes durante as entrevistas.
Na entrevista testemunhal, o jornalista aborda fatos vividos ou impressões observadas que o entrevistado testemunhou.
Ritual é uma entrevista breve em que o interesse maior está no entrevistado em si e não no que ele tem a dizer.
O entrevistador deve manter o comando da conversa, buscando evitar que ela se desvie do tema.
Em nenhum momento da entrevista, o jornalista deve apresentar a pauta, evitando, assim, que o entrevistado interfira na produção textual.
A entrevista de rádio tem o poder de transmitir o que o jornalismo impresso, às vezes, não consegue: a emoção. Esta se manifesta tanto no entrevistado como no entrevistador. Para que a notícia avance e abra espaço para novas reportagens é preciso que:
Ela seja apenas um bate-papo entre duas pessoas.
O entrevistador não se coloque no lugar do ouvinte, perguntando tudo o que julgar necessário.
O entrevistador planeje o tempo disponível, informe-se sobre o que irá perguntar.
O entrevistador esteja preparado para a mudança no rumo da entrevista e caso o entrevistado mude o rumo da entrevista, abordando um tema mais importante, o entrevistador volte para o tema proposto inicialmente.
As respostas do entrevistado devem ser claras. Caso tenha dúvida, no ao vivo, o entrevistador não deve pedir para que o entrevistado explique melhor a ideia sobre o tema abordado.
Entrevistas coletivas são indicadas para comunicar assuntos de relevâncias e, se realizadas adequadamente, funcionam como um excelente instrumento de relações públicas e de divulgação. O porta-voz da coletiva, deve ser treinado por meio do:
Folfow up.
Media training.
Mailing List.
Player online.
Release.
Entre as técnicas de entrevista jornalística, está a recomendação de não se realizar duas ou mais perguntas de uma única vez, sob o risco de o entrevistado responder apenas a que lhe for mais fácil ou conveniente.
Certo
Errado
As entrevistas são importantes momentos na elaboração de uma notícia ou reportagem, pois ilustram o tema, dão credibilidade, fornecem informações e opiniões e humanizam o relato jornalístico. Em rádio e TV, inclusive em função da limitação de tempo, o jornalista deve dedicar atenção especial ao momento da entrevista, o que inclui:
pesquisar e levantar dados sobre o assunto ou pessoa entrevistada, para fazer as perguntas mais pertinentes e diretas
fazer perguntas abertas e pedir que o entrevistado discorra livremente sobre o assunto
deixar o entrevistado falar o quanto quiser, sem interrompê-lo e sem direcionar a entrevista
perguntar apenas o que estiver em seu questionário, sem dar margem a questões que possam surgir durante a conversa
“Publicada na forma de perguntas e respostas. Exige texto introdutório contendo a informação de mais impacto, breve perfil do entrevistado e outras informações, como local, data e duração da entrevista e resumo do tema abordado. Eventualmente, algumas dessas informações podem ser editadas em texto à parte.” Trata-se do seguinte tipo de entrevista:
Ocasional.
Oportunista.
Testemunhal.
Pingue-pongue.