

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Notícia e reportagem são gêneros jornalísticos que se diferem por vários aspectos. Identifique abaixo, o que é pertinente à reportagem assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A reportagem cuida da cobertura de um fato e sim um levantamento de um assunto conforme ângulo preestabelecido.
( ) Para as reportagens, as pautas são apenas indicações de fatos programados, da continuação de eventos já ocorridos, dos quais se espera desdobramento.
( ) Nas reportagens, os assuntos estão sempre disponíveis e podem ou não ser atualizados por um acontecimento.
( ) O estilo de reportagem é menos rígido do que o da notícia: varia com o veículo, o público, o assunto.
Assinale a sequência correta de cima para baixo:
V, F, V, V.
F, F, V, F.
F, V, F, V.
F, F, V, V.

no desenvolvimento social.
na criação de mártires populares.
no aperfeiçoamento das reportagens.
na geração de conteúdo espetaculoso.
no aumento da violência policial.
Tradicionalmente, são considerados gêneros jornalísticos:
I. Informativo;
II. Opinativo;
III. Interpretativo;
IV. Especulativo.
É correto o que se afirma apenas em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
II e III.
I e III.
Podemos considerar como jornalismo especializado, exceto:
jornalismo esportivo.
jornalismo investigativo.
jornalismo político.
jornalismo cultural.
jornalismo étnico, de gênero e/ou orientação sexual.
Relacione corretamente as colunas considerando as características mais contundentes de cada modelo de reportagem impresso. (Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)
1. Foctstory.
2. Action story.
3. Quote story.
( ) Relato mais movimentado que se inicia pelos dados mais importantes.
( ) Relato objetivo do fato.
( ) Utiliza muito a pirâmide invertida.
( ) Pronuncia-se a respeito de um tema.
( ) O repórter participa da ação.
A seqüência está correta em
2, 1, 1, 3, 2
1, 2, 3, 2,1
2, 2, 3, 3,1
3, 1, 1, 2, 2
1, 3, 2,1, 3
Relacione corretamente as colunas.
1. Boletim.
2. Revista.
3. Newsletter.
4. Mural.
5. Intranet.
( ) Informação curta, imediata e em poucas páginas.
( ) Tema específico dirigido a público determinado.
( ) Produção sofisticada com muitas páginas.
( ) Veículo de comunicação empresarial mais simples.
( ) Mural eletrônico voltado ao público interno.
A seqüência está correta em
3, 4, 5, 1, 2
5, 4, 3, 2,1
1, 2, 3, 4, 5
3, 5, 2, 4, 1
1, 3, 2, 4, 5
Dentre as alternativas a seguir, NÃO pode ser considerada uma característica da crônica jornalística o fato de
apresentar uma interpretação livre da realidade, muitas vezes com ironia e humor.
ser assinada por seu autor, não devendo ter autoria de cunho institucional.
ser atemporal com argumentação de fontes que deem legitimidade à informação.
ser uma produção breve que se volta aos temas da atualidade.
ser um dos gêneros jornalísticos que se encontra mais próximo da literatura.
Com relação aos gêneros jornalísticos, assinale a opção correta.
Perfil é o relato biográfico de pessoas de notoriedade, ainda que instantânea.
Artigo é matéria não jornalística produzida por cidadãos notórios para expressar sua opinião.
A caricatura é um gênero opinativo.
Notícia é o relato opinativo de um fato, com indicação de links para as fontes entrevistadas.
A história de interesse humano que se apropria de recursos ficcionais aplica-se ao gênero entrevista.
A notícia e a reportagem são gêneros jornalísticos diferentes. A reportagem, em comparação com a notícia, tem estilo
menos rígido, variando de acordo com o veículo, o assunto e seu público.
formal, nunca admitindo que o repórter escreva em primeira pessoa.
sisudo, não podendo narrar a história como se fosse um conto.
mais rigoroso, não permitindo abordagens mais humanas no texto.
direto, limitando-se somente a responder as questões do lead.
Acompanhe os tópicos:
- Manter uma produtividade de 150 matérias diárias, com o objetivo de atingir, no futuro, uma produção diária de 200 matérias;
- Garantir a atualização regular da primeira página a intervalos curtos de tempo (de uma em uma hora), com um conjunto de matérias que tenha, além de atualidade, variedade, impacto e personalidade;
- Ampliar de forma gradativa o volume de matérias produzidas pelas sucursais e pela rede de correspondentes;
Analisando os tópicos acima, pode-se afirmar corretamente que este Plano Editorial é relacionado a...
Agência de Notícias;
Jornal impresso;
Radio Web;
TV aberta;
Jornal On-line.
Um cordeiro nasceu com seis patas na pequena aldeia de Velistsikhe, no estado norteamericano da Georgia, e virou atração nos Estado Unidos (Extra, 26.01.2012).
Matérias como esta são classificadas no jornalismo como pertencentes ao gênero
conto.
fait-divers.
editorial.
artigo
calhau.

3/ 1/ 2
1/ 2/ 3
2/ 3/ 1
2/ 1/ 3
Supondo que se trata de uma notícia verdadeira e analisando os títulos a seguir, qual deles apresenta conotação sensacionalista?
Pais querem batizar filho com nome incomum
Rede Social dá ideia para nome de recém-nascido
Facebookson é o nome de filho de casal paulista
Nasce Facebookson, o filho da era digital
Facebook inspira pais na escolha do nome do filho
Nas notícias redigidas para rádio e televisão, os manuais de redação recomendam:
Diferentes estilos de texto jornalístico, pois a televisão conta com o apoio da imagem.
A utilização das mesmas normas de redação para o jornalismo impresso, com objetividade e clareza.
Um tratamento mais estereotipado e sensacionalista das notícias.
Escolhas léxicas que tornem a locução requintada e formal.
O uso de frases curtas, ordem direta, verbos no presente simples e na voz ativa.
As características de um editorial estão presentes no seguinte trecho:
O projeto “Um metro e meio, a distância que aproxima” quer mostrar para os motoristas, ciclistas e outros usuários de meios de transporte urbanos a maneira correta de se portar nas ruas, garantindo a segurança de todos. O nome se refere ao artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que a distância segura entre automóveis e ciclistas deve ser de no mínimo 1,5 metros. (Tânia Passos)
No fecho de matéria sobre o envolvimento do senador XXX com o bicheiro YYY, publicado na quartafeira (4/4), perguntávamos, a respeito das atividades do chefe da jogatina em Goiás: “Até onde terá chegado esse indivíduo, agindo com desenvoltura − e impunemente − há anos, graças a suas privilegiadas relações políticas?” (matéria não assinada)
O governo continua atirando furiosamente nos alvos errados. Toma medidas conjunturais para resolver problemas estruturais, como o da indústria, e aposta como entusiasmo em parcerias duvidosas como a dos Brics − muito mais uma sigla, ainda hoje, do que um grupo de países com amplos interesses comuns. (Rolf Kuntz)
O inverno, como aqui chamamos o tempo das chuvas, sempre fez parte da cultura do Maranhão como uma época em que muda o ânimo das pessoas, dos bichos e da terra. As primeiras chuvas trazem nos pingos d'água um gosto da alegria. Reclamam-se dos transtornos que elas causam, mas são recebidas com satisfação. (José Sarney)
O convívio intenso e longo com o poder tem um poderoso efeito narcotizante. Transforma seres mortais, pessoas simples e humildes, gente com histórias iguais a de seus semelhantes, em pequenos “deuses” de um Olimpo cada vez mais povoado. (Gaudêncio Torquato)
São gêneros jornalísticos cujos textos são sempre assinados:
editorial − artigo − crítica − crônica − resenha.
análise − notícia − crítica − crônica − resenha.
análise − artigo − reportagem − crônica − resenha.
análise − artigo − crítica − crônica − resenha.
análise − artigo − crítica − notícia − reportagem.
O papel do Jornalismo Econômico é o de contribuir para impulsionar o progresso, fazendo análises, emitindo sugestões e esclarecendo a realidade econômica. Ao partir da ideia de que o Jornalismo Econômico precisa lidar com a realidade marcada pelo seu crescente espaço nos grandes jornais e, às vezes, com a possível dificuldade do público em entender a informação transmitida, é correto afirmar que
I. é necessário avaliar sua definição e seu papel dentro do jornalismo, suas características e história, para depois tratar do debate relativo à linguagem utilizada e cumprimento da função. II. o Jornalismo Econômico, de uma forma geral, pode ser definido a partir da ideia de difusão dos fatos e temas relacionados com economia e setor de finanças. Além disso, está ligado à continuidade dos acontecimentos econômicos do País – e do mundo – e a relação entre eles. III. é um jornalismo voltado apenas a acontecimentos excepcionais e singulares. A economia não é um processo e, justamente por isso, o Jornalismo Econômico não reflete uma conexão de fatos contínuos. É correto o que está contido emI e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Crônica é um texto jornalístico opinativo e escrito de maneira impessoal, que se refere a assuntos de maior importância e é publicado sem assinatura.
Admite-se o emprego do estilo literário nos gêneros considerados autorais ou opinativos e no jornalismo especializado.
Inclui-se na categoria de jornalismo público a prática que consiste na cobertura, por alguns jornais, de fatos decorrentes de campanhas públicas das quais eles participem diretamente como organizadores.