Questões de Concurso de Pesquisa em Comunicação - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 392442

Concurso TRT 4 Analista Judiciário - Área Comunicação Social 2009

Questão 50

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Há um tipo de pesquisa que tem a finalidade de identificar percepções, sentimentos, atitudes e ideias dos participantes a respeito de um determinado assunto, produto ou atividade. Seus objetivos específicos variam de acordo com a abordagem de pesquisa. Em pesquisas exploratórias, seu propósito é gerar novas ideias ou hipóteses e estimular o pensamento do pesquisador, enquanto que, em pesquisas fenomenológicas ou de orientação, é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências. O conceito refere-se a

  • A.

    brainstorm.

  • B.

    técnicas projetivas.

  • C.

    grupos focais.

  • D.

    entrevistas não estruturadas.

  • E.

    etnographic research.

Questão de Concurso - 972147

Concurso ALE SE Analista Legislativo - Área Comunicação Social - Especialidade: Jornalismo 2018

Questão 25

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Regina Villela, em seu livro Profissão: Jornalista de TV − Telejornalismo Aplicado na Era Digital (Rio de Janeiro: Ciência Moderna), aponta que na televisão há vários tipos de entrevistas, utilizadas de acordo com a situação ou necessidade de se dar a informação. A entrevista que visa a registrar a opinião de pessoas de várias camadas sociais é chamada de
  • A. enquete.
  • B. noticiosa.
  • C. opinião.
  • D. denunciativa.
  • E. investigativa.

Questão de Concurso - 994349

Concurso MPE AL Analista do Ministério Público - Área Comunicação Social 2018

Questão 46

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Relacione os tipos de pesquisa relacionados a seguir, às suas respectivas características

1. Etnográfica

2. Experimental

3. Por survey

4. Por observação

5. Por focus group

( ) Baseia-se em enquetes rápidas, que visam identificar normalmente o grau de satisfação e algumas preferências do consumidor.

( ) Baseia-se na relação de causa e efeito, através da alteração de alguma variável e observação dos resultados.

( ) Baseia-se na discussão de um assunto de interesse por um grupo pequeno de pessoas pré-selecionadas com base em critérios específicos.

( ) Baseia-se no acompanhamento do consumidor no seu dia-adia para identificar desejos ocultos ou particularidades.

( ) Baseia-se no relato feito por pesquisadores a partir do que observam no objeto de pesquisa.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A. 1, 4, 5, 3 e 2.
  • B. 3, 4, 1, 2 e 5.
  • C. 5, 1, 3, 2 e 4.
  • D. 3, 2, 5, 1 e 4.
  • E. 1, 2, 4, 5 e 3.

Questão de Concurso - 972176

Concurso ALE SE Analista Legislativo - Área Comunicação Social - Especialidade: Jornalismo 2018

Questão 54

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere os dois trechos a seguir, sobre pesquisas de opinião.

Os resultados mostram que as pesquisas de opinião

  • A. medem adequadamente dados de realidade representados na percepção do público, coincidindo a abstração do participante com a realidade objetiva.
  • B. devem apresentar resultados conflitantes em levantamentos distintos a respeito de objetos relacionados entre si.
  • C. medem abstrações pessoais e individuais que, articuladas, demonstram as percepções e intenções de um determinado grupo.
  • D. são incapazes de estabelecer nexos causais entre eventos abordados em questionários, formulários ou entrevistas estruturadas.
  • E. servem adequadamente para, com a percepção pública, validar dados de realidade para os quais não há comprovações irrefutáveis.

Questão de Concurso - 983595

Concurso EBSERH Jornalista 2018

Questão 55

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, acerca das relações entre a comunicação, a sociedade e a cultura. Para os estudos em comunicação, uma pintura pelo agrupamento de signos com sentido completo é um texto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 994706

Concurso CRM PR Jornalista 2018

Questão 93

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

No que se refere à técnica de pesquisa de opinião pública, julgue os próximos itens. Na área da comunicação, na busca por canais de interação com o público, a pesquisa junto à opinião pública tem caráter quantitativo e tratamento estatístico, ficando impossibilitada de uma análise qualitativa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 830012

Concurso SEDF Analista de Gestão Educacional - Área Comunicação Social 2016

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Grupo focal é a metodologia utilizada em pesquisas sociais de opinião, principalmente na área de comunicação, políticas públicas e marketing. Acerca dessa metodologia, julgue os itens subsequentes. Os grupos focais são utilizados em pesquisas de exploração e de avaliação, com um tema predeterminado, e, geralmente, estão associados a outras formas de pesquisa de opinião qualitativas e quantitativas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 830013

Concurso SEDF Analista de Gestão Educacional - Área Comunicação Social 2016

Questão 83

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Grupo focal é a metodologia utilizada em pesquisas sociais de opinião, principalmente na área de comunicação, políticas públicas e marketing. Acerca dessa metodologia, julgue os itens subsequentes. O tema de pesquisa deve ser o principal critério de escolha dos participantes do grupo focal, o que significa que o grupo precisa ser homogêneo em relação ao tema pesquisado e avaliado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 865769

Concurso Câmara de Marília Repórter Apresentador 2016

Questão 39

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

O pesquisador Carlos Eduardo Lins da Silva realizou uma investigação de cunho científico sobre a recepção de um telejornal em diferentes comunidades. Para fazer sua pesquisa, o autor incentivou as pessoas interrogadas a raciocinar sobre a informação recebida do telejornal, interferindo no diálogo dos participantes para que tivessem ativo papel crítico a respeito das matérias escolhidas. Isto é, o pesquisador teve participação ativa no embate de ideias sugeridas pela recepção do noticiário. Essa metodologia é chamada de
  • A. grupo de pesquisa.
  • B. estudo de caso.
  • C. pesquisa-ação.
  • D. investigação incentivada.
  • E. pesquisa comunitária.

Questão de Concurso - 865781

Concurso Câmara de Marília Repórter Apresentador 2016

Questão 51

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Alguns pesquisadores da comunicação no interior das organizações entendem que ela se opera por meio de quatro fluxos principais: ascendente, descendente, horizontal e transversal. Este último
  • A. se caracteriza pela circulação de críticas, apelos e sugestões por meios oficiais mantidos pela organização, como jornais e boletins, ou por cartas pessoais dos funcionários para a direção da organização.
  • B. corresponde às determinações oriundas da alta administração para o corpo de funcionários, por meio de publicações oficiais dirigidas a todo o universo funcional da organização.
  • C. é representado pela comunicação informal entre os vários segmentos da organização e não respeita os limites hierárquicos criados pela burocracia organizacional.
  • D. acontece por meio de canais tecnológicos como intranet e e-mail e tem o poder de subverter as hierarquias, por permitir mensagens entre funcionários de diversos setores.
  • E. evidencia a existência de uma cultura subjacente à cultura oficialmente estruturada pela organização para atingir as suas metas e acontece, principalmente, nos eventos extraexpediente.