

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Julgue os seguintes itens, relativos às características das pesquisas qualitativa e quantitativa.
I As abordagens qualitativa e quantitativa distinguem-se apenas pelos instrumentos de coleta de dados, mantendo finalidades e procedimentos analíticos equivalentes.
II A pesquisa quantitativa concentra-se na mensuração de variáveis e na análise estatística de dados, não na interpretação aprofundada de discursos.
III Tanto a pesquisa qualitativa quanto a quantitativa prescindem de critérios metodológicos rigorosos, desde que estejam alinhadas aos objetivos gerais do estudo.
Assinale a opção correta.
Nenhum item está certo.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Todos os itens estão certos.
A pesquisa jornalística é uma etapa essencial da apuração, permitindo que o jornalista fundamente suas matérias com base em dados confiáveis, fontes diversificadas e critérios éticos. Sobre os métodos e técnicas de pesquisa jornalística, assinale a alternativa correta:
A pesquisa documental deve ser evitada em matérias jornalísticas diárias, pois seu tempo de execução é incompatível com a rotina da redação.
O uso de dados provenientes de redes sociais dispensa verificação, desde que a conta seja de pessoa pública ou autoridade.
A observação direta é um método exclusivo do jornalismo literário, sendo desaconselhada em reportagens factuais ou investigativas.
A entrevista é considerada uma técnica de apuração informal e, por isso, não exige planejamento prévio nem critérios de seleção da fonte.
A checagem de dados e o cruzamento de informações de diferentes fontes são procedimentos essenciais para assegurar a veracidade da informação.
A pesquisa para programas em rádio e televisão é essencial para embasar roteiros, reportagens, entrevistas e conteúdos ficcionais ou documentais. Checagem e Cruzamento de Informações evitam erros e Fake News.
Para isso existem ferramentas que ajudam a verificar informações, tais como:
Whatsapp (status), Agência Twist e Fato ou Fake.
Instagram, Twitter e Uol Confere.
Google Fact Check, Agência Lupa e aosfatos.org .
Twitter, Agência Twist e Agência Lupa.
Wikipédia, Safari e TikTok.
Em relação a pesquisas em comunicação, mídias digitais e sociabilidade no ambiente digital, julgue os itens que se seguem.
Comentários, fotos, vídeos e outros conteúdos postados voluntariamente pelos consumidores nas mídias sociais são expressões de comportamentos que constituem objetos de análise da etnografia eletrônica, ou netnografia.
Certo
Errado
Na pesquisa social, as amostragens podem ser classificadas em probabilística e não probabilística.
Integra o segundo grupo, a amostragem:
por cotas;
aleatória simples;
por etapas;
estratificada;
por conglomerados.
Quando o objetivo é capturar as complexidades inerentes às preferências do público, pesquisas quantitativas são mais eficazes que pesquisas qualitativas.
Certo
Errado
Sobre algumas técnicas de pesquisa, analise as afirmativas a seguir.
I. Devido ao tratamento estatístico para amostra de respondentes característica dos grupos focais, os achados obtidos por essa técnica se caracterizam por ser quantitativamente generalizáveis.
II. Na pesquisa etnográfica, é possível combinar outras formas de coleta de dados como observação, entrevista, análise de documentos entre outras possibilidades de acordo com as condições do campo.
III. A entrevista é um método de pesquisa qualitativa, cujo foco é a experiência individual do participante, considerada relevante para se entender a experiência das pessoas em situação semelhante.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Na pesquisa qualitativa,
não se pode fazer pesquisa de campo nem etnografias.
utiliza-se obrigatoriamente a ferramenta SPSS para sistematizar variáveis, rótulos e indicadores.
deve-se ignorar o contexto e levar em consideração apenas o caso em estudo.
analisam-se experiências de indivíduos ou grupos a partir de documentos, entrevista e traços de interações, por exemplo.
deve-se, obrigatoriamente, realizar um teste de confiabilidade-piloto.
Para Kotler e Keller (2019), a pesquisa mais válida do ponto de vista científico é a pesquisa:
experimental.
comportamental.
por observação.
etnográfica.
por focus group.
“Valioso método quantitativo de investigação científica que possibilita a coleta de dados originados de grande número de entrevistados, ocorre em ambientes reais e viabiliza a realização de análises estatísticas de variáveis como dados sociodemográficos, de atitudes entre outros” (Novelli, 2005). Assinale a alternativa que apresenta o nome deste tipo de pesquisa.
Pesquisa de auditoria de imagem
Pesquisa de grupo focal
Pesquisa de opinião
Pesquisa laboratorial
Sobre as pesquisas de opinião no âmbito das relações públicas, analise as afirmativas a seguir.
I. No ambiente organizacional, a pesquisa de opinião é um dos melhores caminhos para se conhecer a opinião dos públicos de interesse da organização sobre determinado tema.
II. Devido a seu alto custo, a pesquisa de opinião é um recurso dispensável para o planejamento das Relações Públicas, sendo fundamental apenas no processo de auditoria.
III. A pesquisa de opinião é um tipo de pesquisa direcionado apenas para analisar as relações com o público externo, como os fornecedores e consumidores.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Observe o Mapa da Comunicação Interna adaptado à realidade brasileira, em 2022, pela Aberje.

Com base nele, avalie as afirmativas a seguir:
I. A área de planejamento estratégico desenvolve e implementa planos de comunicação interna baseados em diagnósticos e mensurações consistentes, com foco na empresa, nas pessoas e na humanização das narrativas organizacionais;
II. A área de pesquisa, mensuração e impacto busca a combinação de canais variados, desde presenciais (fóruns, eventos e afins), impressos e digitais para apoiar as necessidades da empresa e das pessoas;
III. A área de narrativas e diálogo define e acompanha indicadores e retroalimenta os planos estratégicos e táticos de comunicação interna, contribuindo para o resultado e tomada de decisão organizacional.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
A realização de pesquisas e de auditorias é um trabalho fundamental para o desenvolvimento das atividades de relações públicas, uma vez que, a partir delas, é possível conhecer os públicos de uma organização e entender suas opiniões e comportamentos, elaborar diagnósticos e construir análises.
Para a avaliação das tendências no meio ambiente em que a organização está inserida, recomenda-se empreender o que se classifica como
pesquisa institucional
pesquisa de opinião
auditoria social
auditoria de imagem
auditoria de comunicação
Sobre as pesquisas relativas aos efeitos sociais da comunicação, leia o texto a seguir.
"As pesquisas sobre os efeitos sociais da comunicação foram desenvolvidas no mundo acadêmico anglo-saxônico e retomam algumas das premissas da mass communication research, à qual se ligam diretamente — em especial, trata-se de pesquisas empírico-quantitativas e se dedicam também à construção de modelos teóricos. Há três principais desenvolvimentos. A (...) teoria da bala mágica, dos anos 1920, afirmava que a mídia conseguia alterar rapidamente o pensamento e as ideias da população. As teorias dos Efeitos limitados da comunicação sublinhavam o papel da comunicação interpessoal como um contrapoder à ação da mídia. (...) As teorias dos Efeitos a longo prazo retomavam a ideia de uma mídia superpoderosa, capaz de influenciar gostos, opiniões e atitudes políticas”.
MARTINO, 2017. p.189.
Integra o grupo de teorias dos efeitos limitados da comunicação, a
Hipótese do Fluxo em duas etapas.
Teoria da Cultivação.
Teoria da Agulha Hipodérmica.
Hipótese da Espiral do Silêncio.
Hipótese do Agenda-setting.
De acordo com Carneiro (2016), são características fundamentais dos métodos digitais que os diferenciam dos métodos tradicionais de pesquisa:
Restrição ao estudo de conteúdos analógicos convertidos para o digital.
Dependência exclusiva de questionários impressos e entrevistas presenciais.
Foco na análise qualitativa com pouca utilização de ferramentas computacionais.
Integração de dados em tempo real e uso de APIs para acesso às plataformas de mídia social.
Os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa são abordagens diferentes para a coleta de dados, na constatação desses fatores e seus conceitos, analise as alternativas e escolha a opção que está INCORRETA.
A pesquisa qualitativa baseia-se em dados não numéricos, como narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.
A pesquisa qualitativa é uma abordagem que fornece detalhes e contexto para entender melhor as respostas individuais. Alguns métodos de pesquisa qualitativa são entrevistas, grupos focais, etnografia e observação.
A pesquisa quantitativa baseia-se em dados numéricos, como métricas e cálculos matemáticos.
A pesquisa quantitativa é uma abordagem que fornece resultados cumulativos que podem ser generalizados para uma população maior.
Alguns tipos de pesquisa quantitativa são incisivas e relacionais.
A pesquisa e desenvolvimento de conteúdo são fundamentais para criar materiais informativos e relevantes que engajam o público-alvo, combinando análise aprofundada e criatividade para produzir conteúdos que não apenas informam, mas também inspiram e motivam a ação. A escolha das fontes de informação é muito importante no contexto apresentado. Assinale a fonte de informação, a qual NÃO é considerada confiável para a produção de conteúdo jornalístico e acadêmico.
Reportagens e matérias publicadas por veículos de comunicação com credibilidade e reconhecimento jornalístico.
Livros e artigos acadêmicos publicados por editoras e periódicos reconhecidos, com revisão por pares e rigor científico.
Entrevistas com especialistas e profissionais renomados em suas áreas de atuação, com conhecimento comprovado e experiência relevante.
Documentos oficiais e estatísticas governamentais divulgados por órgãos públicos e instituições de pesquisa.
Publicações em redes sociais de usuários anônimos ou com histórico de desinformação, sem comprovação e checagem prévia.
Na pesquisa social, temos dois grandes grupos de amostragens, classificadas em: probabilística e não probabilística.
A amostragem probabilística pode ser de tipos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Amostragem sistemática.
Amostragem aleatória simples.
Amostragem estratificada.
Amostragem por julgamento.
Amostragem por conglomerados.
Texto I:
"Toda pesquisa deve passar por uma fase preparatória de planejamento devendo-se estabelecer certas diretrizes de ação e fixar-se uma estratégia global. A realização deste trabalho prévio é imprescindível."
(trecho retirado de: https://docs.ufpr.br/~benitoag/Tecnicas -pesquisa.pdf)
Texto II:
"A ciência se apresenta como um processo de investigação que procura atingir conhecimentos sistematizados e seguros. Para alcançar este objetivo é necessário que se planeje o processo de investigação, isto é, traçar o curso de ação a ser seguido no processo da investigação científica."
(trecho retirado de: https://docs.ufpr.br/~benitoag/Tecnicaspesquisa.pdf)
A ciência, como exemplificada no Texto II, constitui técnica de pesquisa eficaz, explicada no Texto I, e ambas se correlacionam a fim de se buscar uma informação. A maneira como a pesquisa é realizada, de forma tradicional ou não, forma algumas técnicas a qual serão posteriormente classificadas as pesquisas.
Em relação a tipos de pesquisa existentes, assinale a alternativa verdadeira:
Uma pesquisa bibliográfica constitui-se em buscar outras referências do mesmo gênero e analisar contribuições teóricas existentes, como por exemplo procurar em publicações antigas relatos sobre um livro para indexação.
Toda pesquisa descritiva deve ser experimental uma vez que busca manipular todo o dado antes de descrevê-lo.
Uma pesquisa exploratória tem como objetivo a explicação das características de determinada população ou fenômeno ou a relação entre determinadas variáveis.
Uma pesquisa experimental contribui no sentido de construir hipóteses e manipular possíveis fatores completamente e suas variáveis, como por exemplo buscar individualmente as origens de uma obra de forma intensa.
Na análise de conteúdo, pode-se utilizar a técnica da amostra construída para se obter confiabilidade com uma amostra variada e com o mínimo de distorções.
Certo
Errado