

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta a forma como o arquivo eletrônico desse cartaz poderia ser enviado a um bureau de pré-impressão.
em formato INDD fechado e com os textos convertidos para curvas
em formato PDF/X-4 fechado e com as fontes convertidas para curvas
em um arquivo fechado, com extensão CDR, com marcas de corte, registro e sangria incluídos
em um arquivo PDF/X-4, com todos os elementos vinculados externamente
em um formato de arquivo PDF/X-1a aberto, com downsampling de imagens para 72 dpi
Com relação a sistemas de identidade visual e sua aplicação nas comunicações corporativas, assinale a alternativa correta.
Os símbolos, os logotipos e as cores institucionais são elementos que integram a imagem corporativa de uma organização.
O uso de fontes tipográficas nas comunicações corporativas é livre e depende da ocasião e dos tipos de meio utilizados.
Símbolo, logotipo, mascotes, selos, cores e fontes tipográficas são os elementos primários de um sistema de identidade visual.
As organizações devem manter a consistência de sua identidade visual, sem variações de assinatura em suas peças de comunicação.
A identidade visual corporativa envolve todos os elementos gráficos que particularizem signos de identificação visual de uma organização.
Do ponto de vista técnico e econômico, considerando-se a natureza da publicação descrita no texto, o processo de impressão mais recomendado para sua produção é o(a)
rotogravura.
serigrafia.
offset.
sublimação.
tipografia.
Com relação ao acabamento de uma produção gráfica, assinale a opção correta.
A maioria dos livros de capa dura utiliza a encadernação sem costura.
A dobra francesa é muito utilizada em folhetos publicitários e mapas.
A dobra-sanfona é muito empregada em cartões comemorativos.
Na dobradeira de bolsa o papel é forçado entre roletes localizados sob uma lâmina sem fio.
Encadernações de luxo ou limitadas podem ser feitas manualmente, utilizando couro ou tecido real.
Assinale a alternativa que apresenta os acabamentos mais adequados para a publicação descrita no texto.
encadernação sem costura, lombada quadrada e aplicação de verniz localizado na capa
encadernação colada, lombada quadrada e sobrecapa com orelhas
encadernação costurada lateralmente com pontos metálicos, lombada quadrada e capa colada
encadernação do tipo canoa com costura por pontos metálicos no dorso e capa com laminação em BOPP
encadernação costurada com fio, capa dura e sobrecapa
A cor é um elemento da sintaxe da linguagem visual. As cores transparentes: magenta; amarelo; e ciano, são chamadas de
primárias.
secundárias.
terciárias.
intermediárias.
complementares.
O termo “fechar” refere-se a preparar um arquivo para impressão. O arquivo será manipulado em outro computador, logo podem ocorrer imprevistos, como: problema de fontes; movimento acidental de elementos do arquivo; problemas de cor; entre outros. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
“Sangrar” um elemento significa fazer com que a arte a ser impressa fique exatamente no limite das dimensões do arquivo (prancheta/artboard).
Sempre que for possível, as fontes em uso em um arquivo deverão ser convertidas para curvas. Caso contrário, tornar-se-á necessário o envio delas junto com o arquivo.
É aconselhável que os elementos que compõem uma peça estejam no limite da margem da arte, assegurando-se assim que eles não serão cortados durante a produção.
É indicado que se utilize 100% de ciano, 100% de magenta, 100% de yellow e 100% de preto para a obtenção da cor preta em um trabalho.
As imagens devem estar com 72 dpi e as cores, tanto das imagens como de qualquer outro elemento que será impresso, precisam ser geradas em RGB.
Considere-se que o cartaz apresentado deva ser impresso por cores de processo. Nesse caso, o fechamento ou a finalização do arquivo para a etapa de pré-impressão exigirá que
os gráficos vetoriais ou rasterizados sejam convertidos para cores sólidas da escala Pantone®.
os elementos gráficos vetoriais estejam com suas cores descritas em valores hexadecimais.
a imagem de fundo seja convertida para espaço de cor RGB.
a imagem bitmap esteja no espaço de cores CMYK.
a imagem de fundo seja convertida para o gamut de hi-fi color.
O papel é um material em folhas, com uma estrutura porosa e uma espessura regular. Acerca do papel couché, assinale a alternativa correta.
Pode ser encontrado em rolos para prensas rotativas ou em folhas lisas para a impressão comum, com baixa qualidade, em prensas planas.
É bastante utilizado para impressões de alta qualidade, podendo-se optar pelo papel com brilho ou fosco.
É produzido para impressões de alta qualidade, em larga escala, com custo baixo e com um acabamento liso que lembra o papel sulfite.
É um papel com custo um pouco mais elevado que o dos demais devido a seu processo de produção ser relativamente novo e também a pertencer à categoria de papéis especiais.
É um tipo de papel bastante comercializado em bobinas de 40 g/m2 para fabricação de sacos e para ser betumado, impregnado ou engomado.
Analise as afirmativas, a seguir, sobre o cuidado com o aproveitamento de papel que o produtor gráfico deve ter
I. O cuidado com o aproveitamento adequado de papel tem relação com sua textura.
II. O cuidado com o aproveitamento adequado de papel possibilita a economia de custos.
III. O cuidado com o aproveitamento adequado de papel assegura que sua gramatura seja adequada.
IV. O cuidado com o aproveitamento adequado de papel requer o estudo do formato da peça a ser criada.
É CORRETO o que se afirma em
Em uma situação hipotética, a equipe de comunicação do TRE-SP foi requisitada para analisar o veículo corporativo que está previsto em orçamento: jornal para o público interno, semestral, 16 páginas, 4 × 4 cores, papel couché 120 g com verniz UV em reserva nas fotos e nos títulos.
A conclusão correta desta análise será
Nesse caso hipotético, o papel mais adequado para a impressão do livro seria o papel
couché fosco, L2, 120 g/m².
couché brilho, L1, 120 g/m².
monolúcido, 150 g/m².
vergê branco, 55 g/m².
de pasta mecânica, 180 g/m².
Considerando que as cores primárias de impressão, como na figura a seguir, são magenta (M), Ciano (C), Amarela (A), é correto afirmar que a combinação dessas cores resulta em

1 – verde; 2 – vermelha; 3 – azul.
1 – azul; 2 – vermelha; 3 – verde.
1 – vermelha; 2 – azul; 3 – verde.
1 – verde; 2 – azul; 3 – vermelha.
1 – vermelha; 2 – verde; 3 – azul.
Na concepção de um projeto gráfico, uma das técnicas mais importantes é o rough. Essa técnica consiste em um(uma)
estrutura da campanha publicitária para um tipo determinado de mídia.
relatório inicial da proposta do projeto.
rascunho da peça publicitária feito em preto e branco.
esboço inicial do que se imaginou e idealizou para determinado projeto.
documentação básica da peça publicitária.
A tipografia clássica foi estabelecida há muito tempo e ocupa um espaço confortável no cotidiano de vários meios de comunicação. A qualidade intrínseca de uma boa tipografia conduz inconscientemente o leitor a desfrutar confortavelmente da leitura do texto ou a apreciar uma bela página de livro. Em um projeto gráfico, entende-se por qualidade técnica de uma fonte digital a
correta resolução, ou seja, a adequação de cada desenho ao programa modular estabelecido no projeto.
ausência de caracteres ou sinais de um determinado grupo de fontes.
customização do desenho de uma fonte para que seja usada comercialmente.
restrição a um sistema lógico de escrita, evitando-se a inclusão em uma linguagem estética.
adaptabilidade da letra sem a necessidade de estudo prévio de qualquer suporte e sem o comprometimento da mensagem a ser transmitida.
Na produção de uma revista considera-se que:
I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.
II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.
III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.
IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.
V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.
Está correto o que consta APENAS em
O layout é a concretização do projeto, a representação mais fiel possível de ideias relacionadas ao projeto em andamento. Nesse contexto, um bom layout de objeto gráfico, bi ou tridimensional, deve
ser convincente e pouco detalhado.
ser considerado como a finalização do processo, e não apenas como uma transmissão de informação estética.
funcionar, permitir a manipulação por qualquer pessoa e ser autoexplicativo.
funcionar completamente no caso de layouts virtuais como as páginas web.
prometer mais do que o que a produção industrial poderá realizar, correspondendo à primeira ideia.
A identidade visual consiste nos elementos formais que representam visualmente uma marca. Entre os elementos primários de uma identidade visual, está o símbolo definido como
conjunto composto por letras, ou por letras e números.
conjunto de caracteres de uma determinada família ou redesenhado.
sinal gráfico conjugado com palavra com proporção adequada.
sinal gráfico conjugado com palavra em policromia.
sinal gráfico que substitui o registro do nome da empresa ou instituição.
Com relação ao uso das cores na comunicação visual, assinale a sequência de combinações apresentadas a seguir que seria mais indicada para se obter uma boa legibilidade de um texto, em contraste com o seu fundo, em um cartaz ou banner.
Azul com preto, branco com vermelho, laranja com branco.
Preto com branco, azul com cinza, branco com vermelho.
Vermelho com verde, amarelo com preto, preto com azul.
Preto com amarelo, azul com preto, amarelo com branco.
Laranja com preto, amarelo com branco, vermelho com verde.