O marketing é uma atividade que visa atender a necessidades e desejos dos clientes, ao mesmo tempo em que alcança os objetivos da organização. De acordo com Rocha (1999), o marketing desempenha uma função gerencial cujo objetivo é adaptar a oferta da organização às demandas específicas do mercado, além disso, pode ser compreendido como um processo social que regula a oferta e a demanda de bens e serviços para satisfazer necessidades sociais. Essencialmente, o marketing envolve o estabelecimento de trocas voluntárias entre as organizações e seus clientes, com a busca por benefícios mútuos.
ROCHA et al. Marketing - teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999.
Nesse contexto, qual das alternativas melhor representa o conceito de marketing?
Ações que buscam somente aumentar o lucro da empresa.
Processo de criar, comunicar, entregar valor e satisfazer clientes.
Estratégias para manipular consumidores e impulsionar as vendas.
Conjunto de técnicas para produzir e distribuir produtos no mercado.
Ações que se concentram em atrair produto ou serviço para o cliente.