Imagem de fundo

Uma equipe de audiovisual realizou, ao meio-dia, uma...

Uma equipe de audiovisual realizou, ao meio-dia, uma gravação externa na orla de Macapá para a produção de um vídeo institucional. Durante a captação, o técnico observou que a incidência direta da luz solar zenital (luz de topo) excedia o alcance dinâmico do sensor da câmera, gerando sombras rígidas nas órbitas oculares dos entrevistados e perda de informação nas altas luzes (clipping).


Considerando os princípios de controle de exposição e iluminação em ambientes externos, assinale a alternativa CORRETA.


A

A utilização de rebatedores e difusores atua na modificação da qualidade e na distribuição da luz, auxiliando na redução do contraste severo e no preenchimento de sombras na cena.


B

O uso de rebatedores em externas sob luz solar direta tem como função principal alterar a temperatura de cor nativa do sensor para corrigir distorções cromáticas.


C

A alta intensidade da luz solar do meio-dia amplia automaticamente o alcance dinâmico do sensor da câmera, reduzindo a necessidade de monitoramento do histograma de exposição.


D

Filtros de densidade neutra (ND) acoplados à lente aumentam eletronicamente a sensibilidade ISO do sensor, compensando diferenças entre áreas de sombra e brilho intenso.


E

Tecidos difusores posicionados entre o sol e o entrevistado concentram a incidência luminosa sobre o rosto, intensificando a rigidez das sombras e o contraste da imagem.