

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Ao se desenhar a lápis a anatomia humana, é bom ter em mente que o movimento do corpo tende a seguir a direção do queixo. Se o queixo for desenhado colado ao pescoço, o corpo tende a recuar, já se o queixo se deslocar para a frente, o corpo o acompanhará. Caso o queixo esteja virado para a esquerda ou para a direita, o tronco corresponderá com uma torção, e os membros acompanharão o movimento. Assim, o nariz indica o movimento, mas as partes do corpo que o antecipam são os
joelhos, porque a torção das partes inferiores das pernas indica de maneira clara uma mudança iminente de movimento.
olhos, porque a direção do olhar assinala, mesmo que de maneira sutil, uma mudança iminente de movimento.
ombros, porque o equilíbrio depende, de maneira inequívoca, do posicionamento dos braços em relação à cabeça e ao tronco.
pés, porque a flexão dos artelhos direciona, de forma inequívoca, uma mudança sequencial de direção.
quadris, porque a inclinação do tronco depende, mesmo que de maneira sutil, de um reposicionamento da parte inferior da anatomia.