Questões de Concurso sobre Área: Anatomia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
281 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Para a remoção do encéfalo, deve-se, inicialmente, afastar a sua porção anterior, a fim de expor os nervos óticos, que devem ser cortados rentes à base do crânio.

C
Certo

E
Errado
A abertura da calota craniana em recém-nascidos deve ser realizada com uma tesoura forte e os cortes devem ser feitos nas regiões das suturas e fontanelas, separando-se os ossos como se fossem pétalas de uma flor.

C
Certo

E
Errado

Sobre Termos de Relação, Posição e Direção, observe a figura ao lado e marque a opção INCORRETA.


Imagem associada para resolução da questão


www.wikiwand.com


A

Anterior ou ventral: situado anteriormente ou em direção ao ventre e posterior ou dorsal: situado posteriormente ou em direção ao dorso.


B

Mediano: (verticalmente) está entre o medial e o lateral. Ex.: o músculo vasto mediano está entre os músculos vasto medial e vasto lateral.


C

Superior ou cranial: situado superiormente ou em direção a cabeça; inferior ou caudal (ou podálico): situado inferiormente ou em direção caudal.


D

Lateral: se afasta do plano mediano; medial: se aproxima do plano mediano.


E

Médio: (horizontalmente) está entre o superior e o inferior. Ex.: as falanges da mão estão dispostas uma superiormente (falange proximal), outra inferiormente (falange distal) e uma entre ambas (falange média).

De acordo com a técnica de Rokitansky, deve-se retirar primeiramente todo o monobloco, incluindo-se as vísceras torácicas e abdominais, e, posteriormente, analisar cada víscera de forma individual.

C
Certo

E
Errado

Das soluções utilizadas nas várias técnicas histomorfológicas, é aquela que apresenta maior toxidade para quem às manipula. Estamos falando de:


A

álcool.


B

xilol.


C

glicerina.


D

hipoclorito de sódio.

Em relação às osteotécnicas, observe as proposições a seguir:


I. A montagem e a exposição do esqueleto requerem o devido preparo, através de técnicas de clareamento das peças para melhorar a visualização das estruturas e aumentar sua durabilidade;

II. Nas técnicas de clareamento das peças menores, necessita-se apenas de alguns minutos, enquanto para peças maiores, esse período pode variar de horas há dias;

III. Na maceração biológica, as bactérias promovem a retirada de resíduos dos ossos com eficiência, no entanto, são processos relativamente demorados;

IV. São vantagens da maceração química: o baixo custo, os produtos serem atóxicos e a obtenção mais rápida dos resultados.


Assinale a opção CORRETA.


A

Somente as proposições I e II estão corretas.


B

Somente as proposições II e III estão corretas.


C

Somente as proposições III e IV estão corretas.


D

Somente as proposições II, III e IV estão corretas.


E

Somente as proposições I, II e III estão corretas.

A técnica de glicerinar peças anatômicas para estudo, como forma de conservação destas, é vantajosa, se comparada às técnicas históricas, devido à melhor manutenção da coloração das peças e, em especial, à não toxicidade das peças.

C
Certo

E
Errado
Na descontaminação e esterilização de sólidos, deve-se elevar a temperatura do autoclave até 100 ºC e mantê-la assim durante cinco minutos.

C
Certo

E
Errado
Em caso de contaminação bacteriana, deve-se utilizar hipoclorito de sódio a 1%, substância indicada exclusivamente para desinfecção de contaminações de baixo nível.

C
Certo

E
Errado
Independentemente do nível de concentração, a periculosidade de um resíduo químico é avaliada pelo risco que esses compostos representam à saúde ou ao meio ambiente.

C
Certo

E
Errado

Preencha a lacuna e assinale a alternativa CORRETA.


Quando um cadáver encontra-se deitado com o peito, a barriga e membros inferiores em contato com a mesa, essa posição é denominada de _______________________.


A

decúbito dorsal


B

decúbito lateral


C

decúbito ventral


D

supinação

As soluções fixadoras e conservadoras têm a função de evitar a deteriozação dos tecidos e preservar os elementos úteis aos estudos. Sendo assim, os fixadores e conservadores comumente empregados nas técnicas anatômicas são:


A

formol, clorofórmio, fenol e água oxigenada.


B

formol, fenol, álcool etílico e água oxigenada.


C

formol, fenol, álcool etílico e glicerina.


D

formol, sais de nitrato, álcool etílico e fenol.

Para o estudo da angioarquitetura dos órgãos, é necessário injetarmos os vasos com resina sintética e, logo em seguida, realizar a destruição do parênquima ou partes moles, com o intuito de visualizar tridimensionalmente os vasos. Esse processo é denominado de:


A

corrosão.


B

diafanização.


C

fixação.


D

hidratação.

   
Gerar simulado