

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando as atribuições do Técnico em Anatomia em Necropsia, analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:
I - Preparar cadáveres e peças anatômicas para estudos e pesquisas.
II - Entrega de cadáveres humanos a familiares e/ou órgãos competentes.
III - Preparo de substâncias empregadas nas técnicas de conservação de cadáveres.
IV - Formolizar, embalsamar e reconstruir 6 cadáveres e peças anatômicas.
V - Trabalhar segundo normas de segurança, saúde, higiene e preservação ambiental.
VI - Zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controle de materiais, aparelhos, equipamentos e de seu local de trabalho.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e V estão corretos.
Apenas os itens V e VI estão corretos.
III e IV estão incorretos.
Todos os itens estão incorretos.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. O AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, por obstrução ou embolia, ou de uma ruptura do vaso.
Certo
Errado
O sistema digestório ou digestivo compreende os órgãos e as glândulas responsáveis pela ingestão, mastigação, deglutição, digestão, absorção de nutrientes e eliminação das fezes. Acerca do sistema digestório, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O intestino grosso é formado pelo ceco, pelo apêndice, pelos colos ascendente, transverso, descendente e sigmoide, pelo reto e pelo canal anal.
( ) O intestino delgado é formado, na devida ordem, pelo duodeno, pelo íleo e pelo jejuno.
( ) O estômago é dividido em quatro partes: cárdia, fundo, corpo e parte pilórica.
( ) O piloro é a parte proximal do estômago, sendo o óstio pilórico a abertura proximal do esôfago para o estômago.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V.
F – V – F – V.
F – F – V – F.
V – V – F – V.
V – F – V – F.
Os laboratórios de Anatomia recebem, para estudo, cadáveres inteiros, partes (membros) ou vísceras isoladas. Esse material é fixado para evitar-se a deterioração dos tecidos e preservarem-se os elementos úteis aos estudos. A função do fixador é manter os tecidos firmes, insolúveis e protegidos contra a deterioração. Sobre os requisitos para uma boa fixação de peças isoladas, considere:
I- Pequeno intervalo entre a morte do indivíduo e a fixação.
II- Contato do fixador com todas as superfícies da peça.
III- O líquido fixador deve ter volume duas vezes superior ao da peça.
IV- Escolha adequada do tipo de fixador.
V- Cortes de grande espessura.
Estão CORRETAS
as afirmativas II, IV e V.
as afirmativas I, II e III.
as afirmativas I, II e IV.
as afirmativas III, IV e V.
O sistema muscular corresponde ao conjunto de músculos presentes no corpo humano. O corpo humano apresenta cerca de 600 músculos que, juntos, representam 40 a 50% do peso corporal de um indivíduo. No que se refere à anatomia desse sistema, analise as afirmativas.
I- Produção de movimento, estabilidade e sustentação do corpo, produção de calor e auxílio do fluxo sanguíneo são exemplos de funções dos músculos estriados esqueléticos.
II- Masseter, temporal e os pterigóideos medial e lateral, são exemplos de músculos situados na cabeça, relacionados ao processo da mastigação.
III- Reto do abdome, transverso do abdome e os oblíquos externo, médio e interno, são exemplos de músculos situados no abdome, relacionados ` movimentação do tronco.
IV- Deltóide, bíceps braquial, tríceps, semitendinoso e braquioradial, são exemplos de músculos situados no braço e antebraço, relacionados à movimentação do braço.
V- Glúteo máximo, quadríceps, bíceps femoral, ancôneo e gastrocnêmio são exemplos de músculos situados na região glútea, coxa e perna, relacionados à movimentação da coxa.
Estão CORRETAS
as afirmativas I e II, apenas.
as afirmativas I, II e III.
as afirmativas II, III e V.
as afirmativas II, IV e V.
Esplancnologia:
Parte da anatomia que estuda as vísceras.
Parte da anatomia que estuda os ossos dos pés.
Parte da anatomia que estuda os ossos das mãos.
Parte da anatomia que estudo os músculos da face.
As alternativas A, B, C e D são incorretas.
Preencha as lacunas com a alternativa correta. As vísceras podem ser divididas em dois grupos: _____________ ou tubulares, que possuem cavidade no seu interior e têm paredes que são formadas por diversas camadas, como o estômago, intestino delgado, intestino grosso e bexiga; e as vísceras sólidas, _____________ e parenquimatosas, que são massas compactas de tecidos como os rins, ovários, fígado e pâncreas.
Órgãos / redondas.
Ocas / maciças.
Regulares / irregulares.
Fundas / rasas.
Irregulares / regulares.
São instrumentos utilizados na necropsia, EXCETO:
Bisturi.
Faca de serra.
Diapasão de costela.
Serra de osso.
Tesoura com gancho.
A coluna vertebral (coluna espinhal ou espinha dorsal) é uma estrutura curva composta por vértebras ósseas que são conectadas através de discos intervertebrais cartilaginosos. Assinale a alternativa que apresenta o número de regiões/partes que subdividem a coluna:
Uma.
Duas.
Três.
Quatro.
Cinco.
É uma técnica de preparação de corpos que possibilita que o cadáver permaneça em boas condições de conservação por um período mais prolongado de tempo:
Empalamento.
Embalsamento.
Exumação.
Flambagem.
Quiropraxia.
A principal função do sistema circulatório consiste em transportar nutrientes e oxigênio às células. O coração, um órgão oco e musculoso, desempenha o papel de uma bomba contrátil que impulsiona esse processo. Sobre o sistema circulatório, assinale a alternativa INCORRETA.
O pericárdio é uma membrana fibrosserosa que envolve o coração e o início de seus grandes vasos.
O lado direito do coração recebe sangue venoso, e o lado esquerdo recebe sangue arterial.
O ciclo cardíaco é dividido em contração muscular (diástole) e relaxamento muscular (sístole).
O coração é dividido em quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos.
O coração está localizado no mediastino.
O peritônio:
É um osso longo da perna no corpo humano.
É encontrado no palato mole, ladeado pelas amígdalas.
Extremidade bulbosa do pênis.
É uma membrana serosa que reveste as paredes da cavidade abdominal e recobre as vísceras abdominais e pélvicas.
No homem, está localizado entre a região da bolsa escrotal, raiz do pênis e o ânus; na mulher, devido à passagem do canal vaginal, apresenta uma porção muscular de sustentação da uretra.
Em relação às técnicas de fixação e preservação de material cadavérico, assinale a alternativa INCORRETA.
As técnicas para fixação e preservação de cadáveres melhoram quando são injetadas substâncias intravascularmente, pois realizam fixação dos tecidos mediante a coagulação de proteínas.
A fixação de cadáveres inteiros, partes (membros) ou vísceras isoladas é realizada para evitar a deterioração dos tecidos e preservar os elementos úteis ao estudo.
O formaldeído é comumente utilizado para fixação de material cadavérico e apresenta penetração lenta nos tecidos.
Os fixadores mais comumente empregados no Brasil incluem o formaldeído, álcool etílico e glicerina.
Preencha a lacuna com a alternativa correta. “O cóccix consiste em um osso pequeno, curvo, em forma de V, que se encontra _____________ da coluna vertebral”.
No início.
No meio.
Ao final.
Ao lado.
Para fora.
Sobre a tanatopraxia, assinale a única alternativa INCORRETA:
Facilita transladações em caso de viagem.
Tem como desvantagem a necessidade de se realizar um velório de no máximo 12 horas, uma vez que os líquidos infundidos no cadáver tendem a extravasar ao longo do tempo.
Não há derramamento de líquidos, reduzindo os riscos de contaminações ambientais.
Tem como uma de suas principais vantagens a redução de odores oriundos do corpo morto.
É uma técnica que propõe a recuperação da cor natural do corpo, melhorando a aparência do indivíduo em óbito.
No serviço de anatomia em necropsia, dentre os equipamentos necessários para execução das atividades, como preparo e conservação de cadáveres e peças anatômicas, deverá haver uma câmara :
Quente.
Redonda.
Estéril.
Titânica.
Fria.
O sistema muscular é formado por todos os músculos do corpo. Existem três tipos de músculos: o esquelético estriado, o estriado cardíaco e o músculo liso. Sobre a estrutura dos músculos esqueléticos, analise as assertivas a seguir:
I. Os músculos desempenham um papel fundamental na locomoção. Além de fornecerem suporte estático, modelam o corpo e oferecem calor.
II. Os músculos esqueléticos apresentam células curtas, cilíndricas e uninucleadas.
III. Os músculos esqueléticos são estimulados voluntariamente pelo sistema nervoso somático.
IV. Tendões e aponeuroses têm a função de fixar o músculo ao esqueleto.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, III e IV.
Assinale a alternativa que apresenta o instrumento destinado à retirada das costelas.
O raquítomo.
A machadinha.
A cisalha.
A faca de Virchow.
A tesoura de Smith.
Em relação à Tanatologia, é correto afirmar que a rigidez cadavérica:
surge de duas a quatro horas nos membros inferiores.
em geral surge na mandíbula e nuca da primeira à segunda hora após o óbito.
surge de uma a duas horas nos músculos torácicos e abdominais.
em geral surge na mandíbula e nuca da quarta à sexta hora após o óbito.
surge de seis a oito horas nos membros superiores.
Chegou ao laboratório para preparação de material anatômico um cadáver que apresentava mancha verde na fossa ilíaca direita. Pode-se afirmar que estava morto, pelo menos, há:
12 e 18 horas.
2 dias.
aproximadamente 60 horas.
3 dias.
20 e 24 horas.