Questões de Concurso sobre Edificações

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.142 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação aos diversos tipos de construção, a associação de elementos pré-moldados com concreto moldado no local é uma das aplicações mais comuns da pré-moldagem. Sobre construção executada com pré-moldados, marque a alternativa correta.


A

O concreto autoadensado (autoadensável) não é uma solução viável para o processo de execução para a pré-fabricação.


B

O concreto protendido não é muito empregado na pré-fabricação, principalmente pela dificuldade da utilização das pistas de protensão.


C

Em elementos pré-moldados de fábrica aditivos e adições são empregados para conseguir os desempenhos mecânicos específicos, para cada classe de concreto.


D

Uma das desvantagens da pré-moldagem é a ausência de recursos consideráveis para melhorar a eficiência estrutural de edificações.


E

Vãos grandes e redução da altura efetiva não podem ser obtidos usando concreto protendido para elementos de vigas e de lajes na execução de pré-moldados.

No tocante à classificação dos materiais, entre suas propriedades estão a resistência, trabalhabilidade, durabilidade, higiene e segurança e entre as principais classificações quanto à origem, estão classificados em materiais naturais, artificiais e combinados, e quanto à função, podem ser classificados em materiais de vedação, proteção e estruturais. Tendo por base o exposto, marque a assertiva correta.


A

Propriedade mecânica é a propriedade que os materiais apresentam de recuperar a forma quando as tensões deformantes são retiradas ou diminuídas.


B

Plasticidade é a capacidade de uma estrutura de suportar esforços externos sem sofrer deformações plásticas.


C

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.


D

Materiais metálicos são compostos sólidos formados pela aplicação de calor, algumas vezes calor e pressão, constituídos por ao menos um metal e um sólido elementar não metálico (isolante ou semicondutor) ou um não-metal.


E

Materiais cerâmicos caracterizam-se por brilho, opacidade, dureza, ductilidade e maleabilidade.

Analisando diversas definições, entende-se que a Topografia é uma ciência que estuda, projeta, representa, mensura e executa uma parte limitada da superfície terrestre não levando em conta a curvatura da Terra, até onde o erro de esfericidade poderá ser desprezível, e considerando os perímetros, dimensões, localização geográfica e posição (orientação) e objetos de interesse que estejam dentro desta porção. Na Topografia, Curva de nível é


A

a distância vertical constante entre as linhas imaginárias formadoras das curvas de nível.


B

a relação entre a distância vertical e a distância horizontal entre dois pontos, multiplicada por 100.


C

o processo realizado em campo, onde se materializa um segmento de reta, através do uso de balizas alinhadas.


D

uma forma de representação do relevo, a partir de linhas imaginárias que unem pontos de igual altura no terreno (cota ou altitude).


E

uma representação gráfica do relevo de um determinado local visto de forma lateral em escala horizontal e vertical.

Pelos princípios da Geometria Descritiva, é possível representar bidimensionalmente modelos e formas tridimensionais utilizando as linhas auxiliares de projeção de qualquer objeto com o apoio de um sistema de diedros. Identifique a alternativa que designa descrições de forma correta no tocante à geometria descritiva.


A

Os planos na Geometria Descritiva são elementos que se colocam em iguais posições em relação aos planos de projeção.


B

Na Geometria Descritiva raramente se utiliza todas as representações dos pontos nos planos horizontais de projeção que são representadas por números pares.


C

O ponto é uma linha ilimitada, que possui apenas o comprimento da dimensão, ou seja, é unidimensional.


D

A Geometria Descritiva permite a descrição e projeção de objetos tridimensionais no espaço bidimensional, ou seja, projetado no plano.


E

Um polígono é determinado pela interseção de dois planos ortogonais e cada polígono é a região limitada por dois semiplanos perpendiculares entre si.

De acordo com os projetos de instalações elétricas, utilizam-se alguns símbolos gráficos, sendo estes e suas representações:


I. Círculo: representa três funções básicas, sendo estas, o ponto de luz, o interruptor e a indicação de qualquer dispositivo embutido no teto.

II. O círculo que representa o ponto de luz deve ter diâmetro maior do que o do interruptor para diferenciá-los.

III. O ponto de luz na parede (arandela) não é representado pelo círculo.

IV. Triângulo equilátero: representa tomada em geral e variações acrescentadas ao triângulo indicam mudança de significado e função (tomadas de luz e telefone, por exemplo).

V. Quadrado: representa qualquer tipo de elemento no piso ou conversor de energia (motor elétrico) e, de forma análoga ao círculo, envolvendo a figura, significa que o dispositivo se localiza no piso.


As afirmativas CORRETAS são:


A

I, II, III, IV e V.


B

I, II e III.


C

II, III e IV.


D

IV e V.


E

I, II, IV e V.

As placas cerâmicas para revestimento devem atender à norma técnica ABNT em sua especificação e métodos de ensaio. Os ensaios devem verificar as características dos produtos relacionadas aos seguintes itens, exceto:


A

dimensão nominal


B

dimensão de fabricação


C

espessura


D

peso


E

ortogonalidade

Nos Sistemas de Cobertura (SC) em edificações, a NBR 15575-5 relaciona alguns critérios de desempenho das coberturas, exceto:


A

Estanqueidade.


B

Estrutural.


C

Térmico.


D

Econômico.


E

Segurança contra incêndio.

Uma das principais causas das patologias no concreto armado é a falta de qualidade dos materiais empregados na sua execução. Avaliando as afirmativas abaixo, relacionadas à qualidade dos materiais e eventuais contaminações, identifique as alternativas CORRETAS.


I. Água com características de potabilidade, disponibilizada na rede pública, é própria para a produção de concreto. Águas não potáveis nunca devem ser utilizadas em função da elevada agressividade, tanto para o aço como para o concreto.

II. Os cimentos empregados no concreto podem interferir na qualidade do concreto ou no surgimento de patologias. Ambientes agressivos precisam de cimentos especiais, como CPIII ou o CPIV, por exemplo. O CPIII é o mais indicado em situações de locais com possibilidade de agressão por sulfatos.

III. Agregados com grãos muito finos, como as frações inferiores a 0,15mm e, em especial, com a composição de grãos com finuras equiparadas ao do cimento, são benéficos para a mistura por permitirem a redução do consumo de água na produção do concreto.

IV. O diâmetro dos agregados é de extrema importância na compatibilização com a estrutura. Agregados maiores do que o previsto no cálculo de um elemento estrutural podem gerar falhas de concretagem, como vazios, por impedir o correto envolvimento das armaduras pelo concreto.

V. A contribuição da contaminação por cloretos pode ocorrer pelo uso de água contaminada, areia contaminada, ou ainda, por alguns tipos de aditivos. Embora, isoladamente, a contaminação de um material possa não comprometer a estrutura, a soma da contaminação proveniente de diferentes materiais, pode ser altamente agressiva.


Acerca dessas afirmativas, é CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e V.


B

I, II e III.


C

II, III e IV.


D

III, IV e V.


E

II, IV e V.

Qual tipo de aço é o mais adequado para estruturas de ponte?


A

Aço de carbono.


B

Aço inoxidável.


C

Aço de alta resistência e baixa liga.


D

Aço galvanizado.

Qual a função da agulha de Le Chatelier?


A

Determinar a expansibilidade da pasta de cimento.


B

Determinar o tempo de pega.


C

Determinar a relação entre a umidade e a resistência à penetração de solos granulares.


D

Determinar o teor a/c de pasta de cimento.

Em estudos de granulometria de solos, a análise granulométrica é fundamental para compreender as propriedades e a composição do solo. A granulometria refere-se à distribuição das partículas de solo em diferentes tamanhos. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:


I - A curva granulométrica é um gráfico que representa a percentagem acumulada de massa retida em peneiras em função do diâmetro das partículas.

II - Solos argilosos apresentam uma curva granulométrica caracterizada por uma distribuição equilibrada de partículas de diferentes tamanhos.

III - A análise granulométrica é realizada por meio de ensaios de peneiramento e sedimentação, sendo o ensaio de peneiramento mais adequado para solos de granulação fina.


É correto o que se afirma em:


A

I apenas


B

II apenas


C

III apenas


D

I e III apenas


E

I, II e III

Em relação ao uso do CAD,


A

o layout de uma página só permite o uso de uma única escala.


B

para realizar as cotas no eixo Z, é necessário alterar o plano XY, criando um novo UCS.


C

para o segundo ponto de uma reta, é obrigatório que se insiram as coordenadas X e Y.


D

o comando “Copia com ponto base” (Copy as base point) escolhe, automaticamente, o ponto 0,0 como ponto base.

Em projetos hidrossanitários, a pressão dinâmica de água atuante nos pontos de utilização deve ser aquela necessária para assegurar a vazão de projeto, tendo um valor mínimo para pontos de utilização.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor mínimo da pressão dinâmica da água num ponto de utilização.


A

10 kPa


B

20 kPa


C

30 kPa


D

40 kPa


E

50 kPa

O orçamento para a construção de um galpão com área total de 430 m², utilizando tijolos cerâmicos e cobertura de telhas de fibrocimento, prevê um custo de material = R$ 224,00/m², mão de obra = R$ 52,00/m², índices de BDI = 25%, de leis sociais e risco do trabalho = 100%.


Considerando esses dados, estima-se o custo total dessa construção em, aproximadamente,


A

R$ 152.000,00.


B

R$ 165.000,00.


C

R$ 176.000,00.


D

R$ 268.000,00.


E

R$ 296.000,00.

A norma que regulamenta as condições de acessibilidade a edificações de uso público ou privado de uso coletivo estabelece que uma sequência de três degraus ou mais já é considerada escada. Para atender a essas condições, as escadas devem ter


A

em rotas acessíveis, largura mínima de 1,50 m.


B

inclinação transversal dos degraus de até 3% em escadas internas e até 5% em escadas externas.


C

patamares situados em mudanças de direção com dimensões iguais à metade da largura da escada.


D

a soma das medidas do piso e do espelho entre 0,63 e 0,65 m.


E

no mínimo um patamar a cada 3,20 m de desnível e sempre que houver mudança de direção.

Ao receber na obra uma entrega de barras de aço CA 50 o responsável pelo recebimento precisa, para verificar e aprovar a qualidade dos lotes fornecidos, dentre outras coisas, solicitar:


A

O ensaio de Proctor modificado.


B

O ensaio de Slump Test.


C

O ensaio de Marchal.


D

O laudo de resistência a compressão do aço.


E

O laudo de resistência a tração do aço.

Segundo as normas regulamentadoras vigentes, mais especificamente a NR18, toda escavação com profundidade superior a X m somente poderá ser iniciada com a liberação e autorização do profissional legalmente habilitado, atendendo o disposto nas normas técnicas nacionais vigentes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor de X.


A

1,50.


B

1,00.


C

1,25.


D

2,00.


E

1,75.

Em uma edificação será necessário executar um conjunto e rampas e patamares para vencer 2,4 metros de desnível. As rampas terão inclinação de 6% e os desníveis máximos de cada segmento de rampa é de 1 metro, também deve ser executado um patamar de 1,20 m de comprimento entre dois segmentos de rampa. Assinale a alternativa que indica corretamente o comprimento total, em planta, a ser percorrido para vencer o desnível de 2,4 metros.


A

46,6 metros.


B

32,8 metros.


C

42,4 metros.


D

40,0 metros.


E

35,0 metros.

Em um desenho técnico, é comum encontrar superfícies inclinadas ou oblíquas que não podem ser representadas com precisão apenas pelas vistas ortográficas padrão (frontal, lateral e superior).


Para representar a verdadeira grandeza de uma face inclinada, qual recurso deve ser utilizado?


A

Vista secundária, uma vista adicional que auxilia na representação de detalhes ou superfícies que não são claramente visíveis nas vistas principais.


B

Vista suplementar, utilizada para representar superfícies ou elementos que exigem uma projeção extra para serem completamente definidos.


C

Vista auxiliar, que permite projetar a face inclinada em um plano inclinado, facilitando a representação precisa da verdadeira grandeza dessa superfície.


D

Vista oblíqua, uma técnica de projeção que oferece uma perspectiva da face inclinada, sendo útil para entender sua geometria.


E

Vista cavaleira, uma projeção usada para representar a profundidade de objetos inclinados, oferecendo uma visualização mais compreensível de sua forma.

A cotagem é um aspecto fundamental no desenho técnico, exigindo a compreensão de diversas regras e princípios que garantem a interpretação correta das peças, sendo imprescindíveis para a sua definição e fabricação. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que


A

uma cotagem ambígua pode causar grandes prejuízos na fabricação do produto.


B

os elementos da cotagem são: cota, linha de cota, seta e linha de Chamada ou de extensão.


C

a linha de cota não deve ser interrompida, mesmo que o elemento esteja interrompido


D

cotar é definir as dimensões e ângulos dos diferentes elementos de um projeto, com números que indicam as dimensões lineares ou angulares do elemento cotado


E

Linhas de Cota são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, perpendiculares ao contorno do elemento.

   
Gerar simulado