

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A uniformização da terminologia é imprescindível à correta aplicação das Normas Regulamentadoras na Segurança e Saúde no Trabalho. Nesse sentido, considera-se
setor de serviço qualquer unidade administrativa ou operacional da empresa que possua controle interno regulando e contabilizando seu funcionamento.
frente de trabalho a fração de atividades produtivas realizadas de forma remota em relação à sede administrativa da empresa, tendo caráter permanente.
estabelecimento cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes, tais como fábrica, refinaria, usina, escritório, loja, oficina, depósito, laboratório.
empregado a pessoa física que presta serviços de maneira permanente, eventual, intermitente ou temporária a um empregador mediante remuneração.
canteiro de obra a área de trabalho móvel e provisória, destinada ao desenvolvimento de operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparos e manutenção de uma obra.
Analise a seguinte situação hipotética:
João Carlos, vigia, está encarregado de controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas em uma determinada repartição pública. Próximo à hora do almoço, uma pessoa se apresenta relatando que perdeu seu crachá, mas que precisa entrar urgentemente no local para poder participar de uma reunião. O vigia João Carlos não consegue confirmar a reunião.
Diante dessa situação, o vigia deve:
pedir que a pessoa aguarde e comunicar com seu superior para pedir instruções.
solicitar mais documentos.
permitir a entrada.
reter o documento da pessoa para averiguar.
retirar a pessoa à força.
A melhor forma de controle e prova no que se refere a fiscalização de entrada e saída de pessoas e materiais é:
A testemunha.
A vigilância.
O registro.
A estatística.
Ao utilizar o Alfabeto Fonético, a transmissão da palavra FAUNA é feita com a seguinte sequência de identificação das letras:
FACA – ALFA – URSO – NAVIO – ALFA.
FOCA - ALMA – UNIFORME – NORTE – ALMA.
FONTE – AVIÃO – URNA – NOIVA – AVIÃO.
FOXTROT – ALFACE – URUBU – NAVIO - ALFACE .
FOXTROT – ALFA – UNIFORM – NOVEMBER – ALFA.
Marque a opção que indica os atos que podem ser praticados pelos agentes de trânsito.
Transbordo do excesso de carga, apreensão do veículo, cassação da CNH e suspensão do direito de dirigir.
Retenção de veículo, remoção de veículo, recolhimento de CNH e transbordo do excesso de carga.
Advertência por escrito, frequência obrigatória em curso de reciclagem, cassação da permissão para dirigir e retenção do veículo.
Aplicação de multa, retenção de veículo, remoção de veículo e transbordo do excesso de carga.
Aplicação de multa, apreensão do veículo, advertência por escrito e cassação da CNH.
Tratando-se de meio ambiente, aquecer o motor com o veículo em movimento, é CORRETO afirmar que
a força do motor é grande.
é o ideal, pois aquece o sistema de transmissão.
desgasta mais o motor.
acumula gases tóxicos ao redor do veículo.
é extremamente poluente.
. Em relação às medidas passivas adotadas na atividade de segurança física, assinale a alternativa correta.
São medidas de segurança que se caracterizam por serem dinâmicas.
Não atuam de forma automática.
Reagem a uma agressão.
Reagem a uma violação de espaço.
Possuem ação programada.
Anotar recados também faz parte das tarefas do Vigia, assim sendo, é fundamental que ele
questione sobre os assuntos anotados e que são tratados internamente.
tenha boa memória para não se esquecer de transmitir todos os recados.
faça anotações precisas de todos os recados a fim de transmiti-los corretamente.
anote os recados realmente importantes e prioritários, descartando os demais.
crie um código pessoal de abreviações para manter os recados confidenciais.
Em relação ao “planejamento de medidas de segurança física”, assinale a alternativa correta.
Apresenta inicialmente três dificuldades: uma de natureza material, uma de natureza formal e uma de natureza estratégica.
Por dificuldade de natureza formal do planejamento de medidas de segurança física entende-se a dificuldade de identificação do risco sobre o qual se irá trabalhar.
Por dificuldade de natureza material do planejamento de medidas de segurança física entende-se a dificuldade de escolha da forma pela qual se buscará anular ou controlar os riscos, dos meios a serem utilizados e a sua dosagem.
É um método ou um esquema de ação cuja principal característica é o estabelecimento de uma linha de ação definida e métodos para sua execução.
Apresenta inicialmente quatro dificuldades: uma de natureza material, uma de natureza formal, uma de natureza estratégica e uma de natureza global.
Em relação aos conceitos de segurança pública e privada, assinale a alternativa correta.
Segurança privada é o nível macro, sem muros, voltado para o direito de ir e vir das pessoas.
Segurança pública é o nível micro, sem muros, voltado para o direito de ir e vir das pessoas.
Segurança privada é o nível micro, sem muros e barreiras, de modo a que se torne desejável a permanência de alguém.
Segurança privada é o nível macro, com muros e barreiras, de modo a que se torne desejável a permanência de alguém.
Segurança privada é o nível micro, com muros e barreiras, de modo que se torne desejável a permanência de alguém.
Crise é todo incidente ou situação crucial não rotineira, que exige resposta especial da Polícia, a fim de assegurar uma solução aceitável, em razão da possibilidade de agravamento conjuntural, inclusive com risco a vida das pessoas envolvidas, podendo se manifestar através de motins em presídios, roubos a bancos com reféns, sequestros, atos de terrorismo, tentativa de suicídio, dentre outras ocorrências de grande vulto. Uma das características da crise é:
Janelas são elementos de fechamento principalmente exterior, utilizados na arquitetura e na construção em geral e raras vezes colocados segundo condições específicas de segurança. O manejo das janelas refere-se à forma de ação ou ao movimento que realiza o conjunto ou a parte móvel. Quanto ao manejo, as janelas classificam-se em:
pregadas, extensíveis, enroláveis, abaixáveis e deslizantes.
pregadas, extensíveis, enroláveis, duplas e deslizantes.
extensíveis, enroláveis, deslizantes e sobrepostas.
enroláveis, duplas e deslizantes, apenas.
extensíveis, enroláveis, simples e deslizantes.
A condição insegura, refere-se a condição física ou mecânica existente no local, na máquina, no equipamento ou na instalação (que poderia ter sido protegida ou corrigida), e que leva a ocorrência do acidente de trabalho. A condição insegura, constitui-se a principal causa de acidentes de trabalho, e inclui, dentre outros, os fatores abaixo, EXCETO:
Armazenamento inseguro, congestionado ou sobrecarregado.
Iluminação deficiente ou imprópria.
Temperatura elevada ou baixa no local de trabalho.
Utilizar equipamento inseguro ou inadequadamente.
Recursos organizacionais são medidas necessárias para o funcionamento e a organização da segurança física. São exemplos de recursos materiais para a atividade de segurança física:
formação dos vigilantes, armamento, veículos e barreiras.
veículos, treinamentos dos vigilantes, cães de guarda e barreira.
sistema de alarmes, veículos, armamento e barreiras.
controle de acesso eletrônico, veículos, armamentos e barreiras.
uniformes dos vigilantes, armamento, veículos e barreiras físicas.
A responsabilidade de um Vigilante que chega a um local onde houve um crime é muito importante. Sobre criminalística, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Se o policial assumiu a ocorrência, o vigilante não atua, podendo apenas auxiliar a pedido daquele. Contudo, o vigilante atua imediatamente, até a chegada da polícia.
( ) O local onde ocorre um crime deve ser preservado pelo vigilante, de forma a possibilitar à Polícia a coleta das provas materiais para a ação penal.
( ) Como providência a ser tomada quando ocorre um crime ou algum evento crítico, encontra-se comunicar ao supervisor imediato (empresa) e acionar a polícia.
( ) O caráter preventivo do trabalho do vigilante consiste na aplicação de regras de observação e descrição de pessoas, coisas e fatos em seu local de trabalho. Ela serve para ajudar a elucidar qualquer crime que venha a ocorrer em seu setor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A segurança dos sistemas de informação (SI) engloba um número elevado de disciplinas que poderão estar sob a alçada de um ou vários indivíduos. Entre essas disciplinas, encontram-se as seguintes:
segurança de redes, segurança física, segurança aplicacional e criptografia.
gestão de projetos, formação, conformidade e segurança espacial.
criptografia, segurança espacial, segurança de redes e gestão de projetos.
segurança de computadores, formação e segurança espacial.
segurança do pessoal, segurança dos computadores e segurança motivacional.
Para ser considerado um bom profissional, o vigia deve possuir algumas qualidades, dentre elas:
Impaciência.
Rispidez.
Desequilíbrio emocional.
Autocontrole e agir com ética.
Mediante as distinções de comparação, classifica-se a Segurança Empresarial como:
Segurança Física, Segurança Estratégica e Segurança Especial.
Segurança Técnica, Segurança Física, Segurança Global.
Segurança Física, Segurança Estratégica e Global.
Segurança Especial, Segurança Global e Segurança Estratégica.
Segurança Ambiental, Segurança Estratégica e Segurança Física.
Considere as diversas atividades exercidas pela segurança privada. Quanto à atividade de vigilância patrimonial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Atividade de vigilância exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas, incluindo o retorno do vigilante com o respectivo armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessários.
II. Atividade que visa garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valor, incluindo o retorno da equipe com o respectivo armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessários.
III. Atividade exercida em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.
IV. Atividade de transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais.
São itens de avaliação para riscos nas Políticas de Segurança Física:
eletricidade e veículos.
incêndio e cabeamento.
controle de acesso e veículos.
treinamento de pessoal e veículos.
monitoramento e prisão de indivíduos.