Hoje já é evidente que a contribuição da escola não está exclusivamente relacionada ao saber científico. Sabe-se que a produção de conhecimentos na escola está relacionada ao reconhecimento das diferenças culturais e que por meio dessas diferenças conhecemos a história, a cultura e a ideologia de um país, lugar, grupo ou sociedade. Com isso, aprende-se a respeitar o que é “diferente”, evitando atos de preconceito. Para que isso se concretize, é necessário que a escola pense seus objetivos considerando:
A
que a sua função social está para além da mera produção de conhecimentos técnicos e científicos, levando em conta o contexto social dos estudantes.
B
a elaboração de conteúdos específicos voltados ao reforço do ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho.
C
a garantia do acesso à escola por meio de cotas sociais baseadas no mérito.
D
a garantia de que os conteúdos curriculares priorizem o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno.
E
ações voltadas para a universalização do acesso aos conhecimentos científicos, sem considerar o contexto social dos estudantes.