

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Conforme o artigo 183, da Lei nº 6.404/76, no balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo critérios específicos. Para efeitos do disposto no citado artigo, considera-se valor justo dos instrumentos financeiros, o valor que pode se obter em um mercado ativo, decorrente de transação não compulsória realizada entre partes independentes e, na ausência de um mercado ativo para determinado instrumento financeiro, EXCETO:
o valor obtido por meio de modelos matemático-estatísticos de precificação de instrumentos financeiros.
o valor presente líquido dos fluxos de caixa futuros para instrumentos financeiros de natureza, prazo e risco similares.
o valor que se pode obter em um mercado ativo com a negociação de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e risco similares.
o valor resultante da diminuição dos elementos dos ativos imobilizado e intangível que serão registrados periodicamente nas contas de depreciação e amortização, em relação aos investimentos.